Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    tenho em mente o seguinte projecto:

    gostava de construir na cave/garagem da casa dos meus pais uma espécie de T1. A àrea é suficiente para o que pretendo: 1 pequena cozinha + mesa de jantar + pequena sala + 1pequeno escritório e um bom quarto! A cave já possui wc completo.

    1ª Questão: Preciso de projecto para poder fazer estas obras? e de o apresentar na câmara, etc ? É q pretendo fazer as divisões dos espaços em pladur ou coisa do género, não alterando nada na planta original (ou seja, não vou levantar nem por a baixo paredes de tijolo).

    2º Questão: Qual o melhor método/material para fazer as divisões?

    Obrigado e até às proximas dúvidas!
  2.  # 2

    Para transformar a garagem em T1 tem que apresentar projecto na Câmara, porque está a alterar o uso da Cave. Se o lote de terreno se insere em loteamento com alvará, antes de tudo verifique os índices para o lote.
    A Lei 60-2007 diz no artº 2º alínea 4
    4 — Está sujeita a autorização a utilização dos edifícios ou suas fracções, bem como as alterações da utilização dos mesmos.

    ter em conta que o RGEU refere uma altura mínima de pé-direito de 2,60m para habitação, se a sua cave não tem é outro problema que tem que resolver.

    RGEU Art. 65.°A altura mínima ou pé-direito dos andares, em edificações correntes, destinados a habitação é de 2m,80. Este valor poderá ser reduzido até ao limite de 2m,60 quando se trate de edificações isoladas ou em pequenos grupos, com o máximo de três pisos habitáveis. A altura mínima do rés-do-chão, quando destinado a estabelecimentos comerciais ou industriais, é de 3 metros. § único. As alturas dos andares são medidas entre o pavimento e o tecto ou asfaces inferiores das vigas de tecto quando aparentes.
  3.  # 3

    Pelo facto de pretender fazer as divisões em gesso cartonado, é como diz, não altera a estrutura da casa. Contudo, o carlosmcd tem razão no que diz. Mas... se a casa está pronta e não irá ter vistorias nenhumas, eu arriscava a fazer o projecto, o mal maior era perder o dinheiro das divisões. E era preciso haver uma denuncia para tal acontecer.
    cumps
  4.  # 4

    O que o R3volution propõe é não fazer o projecto, ou seja fazer mas nada de Câmara (lol), então R3volution isso é coisa que se diga? (lol) incitar à ilegalidade (lollllllllll) ai ai, que vem aí o Defensor dos Estatutos e Deontologia da OA, e começa a bater no pessoal todo (lol).
    Cumprimentos
    Carlosmcd
  5.  # 5

    A casa tem perto de 30 anos. Vistoria não acredito que venha a haver, denúncia também me custa a acreditar, mas nunca se sabe... Então no caso de querer fazer tudo pelos meios legais quais os passos a dar? E que custos isso implicaria?

    R3volution: no caso de avançar ilegalmente para o projecto, a única penalização, caso fosse denunciada, seria "perder o dinheiro das divisões"? E como assim? Levavam-me as divisões embora?

    E agora outra questão relativamente a, como o Carlosmcd refere, estar "a alterar o uso da Cave". Penso que isso pode ser um bocado relativo porque nesta cave/garagem encontram-se a máquina de lavar roupa, a arca e como tb é usada como arrumos tem 2 guarda-fatos, uma mesa de jantar, móveis antigos, estantes, etc, etc, e ainda à bem pouco tempo a minha mae decidiu colocar lá um somier porque a cave é fresquinha e optima para dormir umas sonecas.

    Ou seja, para transformá-la em "T1" eu apenas irira colocar lá móveis e objectos análogos aos que já lá estão e as divisões em pladur. Estas últimas podem ser removidas facilmente em qualquer altura, não? Mesmo assim podem "acusar-me" de estar a alterar o uso da cave?
  6.  # 6

    Colocado por: ana_m
    R3volution: no caso de avançar ilegalmente para o projecto, a única penalização, caso fosse denunciada, seria "perder o dinheiro das divisões"? E como assim? Levavam-me as divisões embora?


    Pode perder na medida em que a obrigam a desmontar tudo, e nesse caso seria praticamente para deitar fora... Logo perderia o investimento no material aplicado e custos de mão de obra.
  7.  # 7

    Pode acontecer é o IMI pedir-lhe para entregar plantas do existente para recalcular (lol) o imposto, e aí "não bate a bota com a perdigota".
    Mas conheço alguns casos que estão à 20...30 anos e não tiveram problemas, com isto não estou a dizer que deve avançar ilegalmente...
    Cumprimentos,
    Carlosmcd
  8.  # 8

    Sinceramente a cave e a garagem tem condições de habitabilidade? É que nem todos os espaços servem para adaptar às funções habitacionais certo? Refiro-me a pé-direito mínimo, espaços ventilados e iluminação natural nas divisões habitaveis. Não se trata de apenas colocar uns móveis etc, mas sim de uma mudança de uso num espaço que inicialmente não estava destinado a esse uso, logo tem que ter projecto de aditamento à habitação existente. Caso queira que esse T1 seja independente da restante habitação, ou seja , com acesso distinto, contadores só para o T1 etc...tem que depois fazer um projecto de propriedade horizontal em que serão definidas duas fracções distintas e espaços de uso comum (como acontece nos prédios em altura).
    Fazer clandestino...nem te aventures a isso. Caso queiras vender ou reavaliar nas finanças será um belo problema de coimas a pagar.
    daí o meu conselho:
    1-ver se existem condições de licenciamento como habitação
    2-elaborar projectos para a CM
    3-Acertar registo predial depois da PH estar autorizada pela CM (caso nao queiras uma ampliação da habitação existente mas sim uma fracção autónoma)
    4-Acertar finanças
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmcd
  9.  # 9

    Lá está, num momento de venda, é só desmontar as divisórias de gesso cartonado. Nada de mais... e fica igual como estava!
    Às vezes há que ser um pouco astuto, na hora de poupar uns euros. Isto é a minha opinião, e não estou a incentivar a nada.
  10.  # 10

    Não é bem assim. E as infraestruturas dos sanitários e da cozinha? ventilação da caldeira etc... Vão fazer tudo amovível? Eu não conheço essa cave, mas será que tem iluminação natural e condições de salubridade? Já estamos no sec. XXI e não estamos em tempo de guerra certo?
  11.  # 11

    Saudações e bom ano para todos e que tudo vos corra da melhor forma.

    Pegando neste topico, e colocando uma outra duvida:

    Eu tenho uma garagem ao lado da casa. Não é cave e tem boa iluminação natural. Sendo a garagem de 80m2, seria possivel transformar a mesma noutra habitação (isto legalmente falando)? Indice de contrução não me parece problema, dado que tem muito terreno.

    Quais os custos que isso poderia ter (projecto, licenças, taxas, eng ou arq, etc etc), tirando os custos com obras?

    Seria necessario entregar a obra a um empreiteiro ou poderia eu mesmo com alguma ajuda fazer algumas obras?
  12.  # 12

    Colocado por: tremocoSaudações e bom ano para todos e que tudo vos corra da melhor forma.

    Pegando neste topico, e colocando uma outra duvida:

    Eu tenho uma garagem ao lado da casa. Não é cave e tem boa iluminação natural. Sendo a garagem de 80m2, seria possivel transformar a mesma noutra habitação (isto legalmente falando)? Indice de contrução não me parece problema, dado que tem muito terreno.

    Quais os custos que isso poderia ter (projecto, licenças, taxas, eng ou arq, etc etc), tirando os custos com obras?

    Seria necessario entregar a obra a um empreiteiro ou poderia eu mesmo com alguma ajuda fazer algumas obras?


    Mas quer isso para separar e vender? Ou uso próprio?
    Se não mexer (muito) na fachada e for para uso próprio, força nisso.
  13.  # 13

    Para alugar com tudo devidamente legal
  14.  # 14

    Colocado por: tremocotudo devidamente legal


    Para alugar deve ter certificado energético e licença de utilização... pode ser uma luta.
    Isso mete projectos e alterações... pense bem no que quer fazer...
  15.  # 15

    A minha questão para já, seria quais os custos de tudo isso, sem contar com obras
  16.  # 16

    Fale com um arquiteto. Ele terá de ir ver a situação pois, a viabilidade de um destaque vai depender de muita coisa: vãos existentes nas fachadas, distâncias ente as mesmas, regulamento do PDM, regulamentos municipais, eventual existência de loteamento e respetivo regulamento, infraestruturas comuns...
    Poderá ainda dar-se o caso de ser mais lógica transformar isso numa propriedade horizontal...só vendo.
    Em que distrito fica a casa?
  17.  # 17

    Faça as obras normais sem pedir nada a câmaras e sem projectos. IssO é intetior . Não altera a estrutura no exterior. Ninguém vê. Fazer cozinha e esgotos e wc e águas. Ta andar
    Qual projectos qual quê. ....
  18.  # 18

    E depois alguém quer vender...e o método "Tuga" revela as suas potencialidades...azar.
 
0.0180 seg. NEW