Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,
    No meu apartamento tenho um grelhador a carvão na varanda da cozinha, mas devido à sujidade que provoca (com o carvão a estalar e a espalhar tudo por todo o lado) e, sobretudo, ao tempo de espera até ter aquilo pronto, lembrei-me que seria uma possibilidade fazer uma conversão para um grelhador a gás. É que gostamos muito de grelhados mas acabamos por quase nunca os comer em casa... A minha pergunta é, existe algum kit de conversão que permita instalar queimadores a gás e tipo pedra vulcânica, como nos grelhadores portáteis da Weber e afins? Ou melhor ainda, um grelhador a gás tipo de encastrar? Já me fartei de procurar mas só encontro algumas (poucas) bricolagens e preferia uma coisa mais bem feita.

    Se alguém souber de tal coisa agradecia que me informassem.
    Abraços e desde já obrigado!
  2.  # 2

    Só um pequeno pormenor que me esqueci e que é relevante; o grelhador existente é na verdade uma churrasqueira, está construído na varanda, faz parte da parede,. Caso contrário simplesmente trocaria de grelhador. Preciso algo de encastrar para substtiuir o queimador a carvão. Espero ter sido mais claro.

    Cumprimentos
  3.  # 3

    não é viável deitar a baixo a churrasqueira e comprar um portatil a gás, ficava com o problema resolvido, e a oferta é em maior.
  4.  # 4

    Não é viável... a existente faz parte do muro da varanda do apartamento, não era fácil, além de que ia alterar a estética do prédio. Entretanto lembrei-me que seria (talvez...) fácil adaptar uns queimadores a gás (tipo dos fogões de bancada industriais, por baixo de uma grelha com pedra vulcânia e voilá. Até poderia manter o grelhador existente e instalar na zona da gaveta para cinza. Vou estudar melhor a possibilidade e depois venho cá dizer as conclusões. É que encontrei em Inglaterra umas soluções para "encastrar" mas eram muito caras e não era sequer bem o que eu queria...

    Abraços.
  5.  # 5

    "Dá Deus nozes..." :D

    E porque não elétrico?
    É a opção mais habitual do comum dos mortais que não vivem sem grelhados caseiros mas não têm condições, e por isso sofrem todos os dias, para usar carvão.
    Certamente será mais fácil encontrar algo que se adapte e fazer a instalação prévia necessária. E será provavelmente mais barato.
  6.  # 6

    Eléctrico não! Nunca ficam grelhados como deve ser porque não fornecem calor suficiente. Fica tudo meio cozido e sem aquele caramelizado que só muito calor podem fazer. Não é aceitável... para isso mais vale usar a frigideira em ferro fundido do Le Creuset que lá tenho é por em cima da placa a gás. O que eu quero é o grelhado como no carvão mas sem a demora e o lixo que acompanham este, e parece -me que a melhor alternativa é o gás com pedra vulcânica.

    Eu percebo bem a indirecta de "dar Deus nozes"... mas com o nosso ritmo de vida e 2 pequenos chegar ao final do dia a casa e ter que acender o churrasco e esperar 20-30 min que fique pronto e no fim ter que limpar a varanda toda por causa do carvão estalar e espalhar-se por todo o lado tira o ânimo de o fazer... além de que já por várias vezes sofri queimaduras, algumas no rosto, por causa do carvão porque o grelhador está numa posição muito elevada...

    Já estudei a coisa é até é bem fácil em teoria, só preciso de arranjar queimadores a gás que cubram uma àrea suficiente, instalar por baixo da grelha que sustenta o carvão e colocar pedra vulcânica por cima. Vamos ver.

    Cumprimentos.
  7.  # 7

    Colocado por: pcspinheiroEléctrico não! Nunca ficam grelhados como deve ser porque não fornecem calor suficiente. Fica tudo meio cozido e sem aquele caramelizado que só muito calor podem fazer.

    Não sei que raio de grelhadores elétricos experimentou... Eu estou a falar daqueles com a resistência "à vista" da carne, sem pedras e outras mariquices que tal, que custam 2 ou 3 dezenas de euros, ou nem isso. Os resultados são impecáveis, e acredite que eu sou esquisitinho nesta matéria. E quando bem escolhidos até dá tirar a resistência e lavar tudo na MLL. Para quem tem pouco tempo, melhor é difícil.
  8.  # 8

    Coloque uma foto do grelhador actual?
  9.  # 9

    Aqui fica uma foto.
      IMG_20160925_182155.jpg
  10.  # 10

    E outra mais de longe
      IMG_20160925_182145.jpg
  11.  # 11

    Tenho um igual. :)
    Há uma placas a gás que pode adaptar. Veja aqueles grelhadores a gás no aki, leroy, a ver se há algum que possa adaptar a essas dimensões.
  12.  # 12



  13.  # 13

    Esses ATMG são uma mera chapa, para isso mais vale
    Colocado por: pcspinheiroa frigideira em ferro fundido do Le Creuset


    Essas chapas nem de perto são equivalentes ao carvão, já que deve ser pouco viável grelhar algo decentemente com mais altura e/ou com osso, leia-se uma costeleta de vitela cortada decentemente (nunca menos de um dedo de altura) ou um simples frango, por exemplo.

    Quanto a essa homeGRILL, fui ver e isso parece que fica incandescente, tipo aquecedor a gás. É capaz de funcionar bem.
  14.  # 14

    As primeiras são aquilo a que as vezes Chama de chapa, serve para postas de peixe, salsichas, hamburger etc. Não assa frangos nem carne mais grossa.

    A de baixo , tem uns queimadores que põem e grelha quente e emanam calor do interior. No interior tem pedras de lava.
    Pena não ter perdido um pouco de tempo na inernet, e com a minha churrasqueira pois já tinha tratado duma solução destas para a churrasqueira que nem uso.
  15.  # 15

    Obrigado pelas respostas. Vou tentar passar no Leroy de Coimbra para ver o que lá tem que possa servir sem muitas bricolagens.

    Cumprimentos.
  16.  # 16

    Boas,
    Desenterro hoje este tópico pois nunca consegui encontrar nada que me agradasse e coubesse no espaço. Até que ontem passei de novo no Leroy e tem lá um modelo da serie nova da campingaz que é mesmo o que queri (xpert 200LS Rocky)

    - A tampa desliza para trás em vez de só levantar, o que reduz a altura necessária

    - tem grelhas em ferro fundido

    - já está adaptado a funcionar com rocha vulcânica

    - custa "apenas" 229€

    O problema é que preciso no mínimo de 61 cm de largura e a minha churrasqueira tem apenas 57cm... Rais me partam... Por 4 cm!

    Sera muita loucura pensar em remover uma parede lateral e voltar a colocar os tijolos mas na vertical para ganhar uns cm ? Ver foto em cima.

    Quem tiver uma ideia ainda que tresloucada mas que funcione pode passar para comer um bife grelhado ;-)

    Abraços!
  17.  # 17

    O grelhador não tem umas patinhas e prateleiras?
  18.  # 18

    Boas. Sim este grelhador tem umas prateleiras laterais e pernas com rodas, mas já não estou a contar com isso nas medidas. E obviamente a ideia era colocar dentro da churrasqueira em vez da grelha de carvão.
    • ik
    • 21 abril 2018

     # 19

    com uma rebarbadora ganha os cm que faltam
  19.  # 20

    Colocado por: ikcom uma rebarbadora ganha os cm que faltam


    Também tinha pensado nisso, mas depois pensei no pó que vai fazer e depressa desisti da ideia...
 
0.0182 seg. NEW