Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 8 dezembro 2006

     # 1

    A GE Money apresentou hoje o ABC do dinheiro, um site cujo objectivo é dotar os cidadãos de ferramentas que os ajudem a controlar as suas finanças pessoais.

    Segundo o administrador e director financeiro da GE Money, João Pedroso, « a aposta é na educação do consumidor para um crédito responsável».

    O site não pretende substituir decisões mas ajudar os cidadãos a gerir a sua situação financeira, o que, se não for conseguido, pode levar ao sobreendividamento. A pensar na organização das finanças pessoais, a GE Money decidiu disponibilizar no site uma variedade de informações e conselhos práticos sobre situações do dia a dia, orçamento familiar e banca e crédito e consumo.

    Na secção de conselhos práticos sobre situações do dia a dia, pode encontrar dicas sobre variados temas, como a aquisição de viatura, planeamento de férias, compra de casa, seguros e reformas.

    Já na secção de orçamento familiar e banca, os principais conselhos centram-se sobre o orçamento doméstico, a poupança e o cálculo do orçamento familiar. Nesta área, o site disponibiliza um formulário de orçamentos, que permite ao consumidor, através de uma simulação, com introdução dos dados de rendimentos e despesas, obter informação sobre a sua situação financeira. Através desta ferramenta, o consumidor pode elaborar o seu orçamento doméstico e ter a real perspectiva global do seu rendimento e das suas despesas.

    Se, no final da simulação, o consumidor obtiver um saldo negativo, a GE aconselha-o a recorrer a uma empresa especializada de aconselhamento ao sobreendividamento.

    No que diz respeito à secção de crédito e consumo, pode obter informação sobre as diferentes formas de financiamento para a compra de bens de consumo ou de serviços. Para alem disso, dispõe ainda de informação sobre o que é um crédito, quais as garantias e o porquê de recorrer ao mesmo.

    Existem ainda informações sobre cartões de crédito e crédito à habitação. Neste caso, é recomendado ao consumidor, de acordo com as suas características financeiras, arrendar ou comprar uma casa e são indicadas as vantagens e desvantagens de cada uma das opções.

    http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=746279&div_id=1729

    http://www.moneybasics.pt/
 
0.0068 seg. NEW