Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    Deparei-me com uma situação nova para mim, que foi o dimensionamento de esgotos de acordo com a norma europeia. Dado ser algo inexperiente ao ver a planta do projecto de esgotos vi uma simbologia que desconheço o que seja em concreto. Gostaria que se alguém soubesse o que é, pudesse-me elucidar. Coloco uma imagem em anexo que se trata de uma tubagem que recolhe os efluentes de vários dispositivos e cuja simbologia que questiono se encontra à esquerda.
    Agradeço desde já a colaboração. Obrigado!
      Esg.jpg
  2.  # 2

    Boca de limpeza (?), lavatório, bidé, bacia de retrete
  3.  # 3

    Válvula de admissão de ar
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Skinkx, BCMadeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BCMadeira
  4.  # 4

    a minha aposta: boca de limpeza, lavatório, bidé, banheira (a sanita deverá ter outro tubo, depende dos municípios)
  5.  # 5

    Onde está a legenda dos simbolos?
  6.  # 6

    Agradeço todos os comentários efectuados, crendo que o keepper está correcto. Tanto quanto sei utilizando esta válvula de admissão de ar torna-se descenessária a ventilação com o prolongamento dos tubos de queda para a cobertura. Assim já fiquei a saber o "nome técnico" do mecanismo :-)
  7.  # 7

    não é bem assim, se reparar a valvula de admissao de ar pode ser antes do prolongamento do tubo de queda
  8.  # 8

    Colocado por: BCMadeiraAgradeço todos os comentários efectuados, crendo que o keepper está correcto. Tanto quanto sei utilizando esta válvula de admissão de ar torna-se descenessária a ventilação com o prolongamento dos tubos de queda para a cobertura. Assim já fiquei a saber o "nome técnico" do mecanismo :-)


    É mesmo uma válvula de admissão de ar, pode procurar "Studor Air Vent" na net e percebe que é uma válvula de sentido único que permite a entrada de ar nas tubagens, favorecendo o escoamento e eliminando toda aquela "tralhada" que são as ventilações secundárias.

    Do modo como essa rede está realizada, a VAA (válvula de admissão de ar) mais adequada é uma "combi-siphon", que no fundo é um equipamento que é sifão e VAA em simultâneo, aplica-se nos lavatórios e permite ventilar todo esse ramal. Ainda assim, o caudal de ar que este tipo de VAA permite, os tais "combi-siphon", é muito reduzido, pelo que só serve mesmo para ventilar esse ramal e o tubo de queda continua a ter que ser prolongado até à cobertura, onde deverá ser aplicada uma VAA de maior débito (Studor Mini Vent ou Maxi Vent, conforme o caso).

    Há já muito ano que não olho para a norma, mas se a memória não me falha é mais ou menos isto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0118 seg. NEW