Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Eu coloquei painel sandwich de 4 cm isolei toda a placa com roofmate de 3cm. De seguida a chapa da caleira entra 30 cm para baixo do painel e tem um rebordo de 10 cm, e sobe 20 cm pela platibanda. Depois levou outra chapa que cobre todo o topo da platibanda e sobrepõe-se à que vem da caleira em 10cm,está chapa não levou qualquer furo para fixação no topos platibanda, mas sim uns apliques laterais da parte exterior que serviram também para segurar o capacete. O capacete é uma chapa a todo o comprimento das platibandas sem emendas que é seguro nos tais apliques exteriores. Além disso tem pingadeira e tem um desnível de 1 cm de fora para o dentro para que a água nunca escorra pela parede exterior. É verdade que ainda não choveu desde que foi colocada em Julho de 2017, mas cada vez que vou ao telhado, olho e penso que é impossível entrar ali água. Além disso levou dois tubos de 12cm de cada lado das laterais para ventilação. Quando poder tiro fotos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M.Dias
    • M.Dias
    • 27 fevereiro 2018 editado

     # 82

    Colocado por: Nuno FriasEu coloquei painel sandwich de 4 cm isolei toda a placa com roofmate de 3cm. De seguida a chapa da caleira entra 30 cm para baixo do painel e tem um rebordo de 10 cm, e sobe 20 cm pela platibanda. Depois levou outra chapa que cobre todo o topo da platibanda e sobrepõe-se à que vem da caleira em 10cm,está chapa não levou qualquer furo para fixação no topos platibanda, mas sim uns apliques laterais da parte exterior que serviram também para segurar o capacete. O capacete é uma chapa a todo o comprimento das platibandas sem emendas que é seguro nos tais apliques exteriores. Além disso tem pingadeira e tem um desnível de 1 cm de fora para o dentro para que a água nunca escorra pela parede exterior. É verdade que ainda não choveu desde que foi colocada em Julho de 2017, mas cada vez que vou ao telhado, olho e penso que é impossível entrar ali água. Além disso levou dois tubos de 12cm de cada lado das laterais para ventilação. Quando poder tiro fotos.


    Então Nuno como se esta a comportar o seu telhado neste inverno que estamos a passar? Nada de condensações e humidades para já?
  2.  # 83

    ?

    Colocado por: Nuno FriasEu coloquei painel sandwich de 4 cm isolei toda a placa com roofmate de 3cm. De seguida a chapa da caleira entra 30 cm para baixo do painel e tem um rebordo de 10 cm, e sobe 20 cm pela platibanda. Depois levou outra chapa que cobre todo o topo da platibanda e sobrepõe-se à que vem da caleira em 10cm,está chapa não levou qualquer furo para fixação no topos platibanda, mas sim uns apliques laterais da parte exterior que serviram também para segurar o capacete. O capacete é uma chapa a todo o comprimento das platibandas sem emendas que é seguro nos tais apliques exteriores. Além disso tem pingadeira e tem um desnível de 1 cm de fora para o dentro para que a água nunca escorra pela parede exterior. É verdade que ainda não choveu desde que foi colocada em Julho de 2017, mas cada vez que vou ao telhado, olho e penso que é impossível entrar ali água. Além disso levou dois tubos de 12cm de cada lado das laterais para ventilação. Quando poder tiro fotos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:M.Dias
  3.  # 84

    Colocado por: VitorfonsecaEu também estou a pensar colocar estes paineis. O que devo fazer para isto não acontecer.


    Colocar telhado inclinado com telha....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro_kas
  4.  # 85

    Vou construir em Santo Estevão- Benevente uma habitação com 300 mt2 que vou aplicar painel como suporte da cobertura, em cima vou aplicar o ripado galvanizado para a telha "plasma " da Coelho da Silva. Por baixo vai levar lã de rocha em placa densidade de 80 e forro todo em OSB. Espero que não venha a ter problemas.Nota; vou instalar um VMC que julgo vai garantir uma ventilação optimizada.
  5.  # 86

    Olá,
    Estou prestes a começar a construção de uma moradia localizada no douro litoral. Vai ter linhas modernas, com telhado plano e tenho dúvidas relativamente ao revestimento que vou utilizar no mesmo, estando inclinado para usar placas sandwich.
    Estes problemas de condensações e infiltrações ainda sao frequentes? Caso o trabalho seja bem executado, é seguro cobrir o telhado com placa sandwich?
    Obrigado!
  6.  # 87

    Colocado por: psilvakhcom telhado plano


    Colocado por: psilvakhestando inclinado para usar placas sandwich.
    ~
    Os painéis sandwich não podem ficar planos, nem com 1 ou 2% como nas telas.
    Qual é a inclinação que tem no projecto?
  7.  # 88

    Colocado por: Picareta

    ~
    Os painéis sandwich não podem ficar planos, nem com 1 ou 2% como nas telas.
    Qual é a inclinação que tem no projecto?


    Só tenho para já o projeto de arquitectura, que não faz referência à inclinação que deverá levará. Quando referia que o telhado seria plano estava a simplificar, ao colocar placas sandwich estas teriam que levar inclinação (talvez 7-10%?) .
    O que eu gostaria de saber é se, ao ser executado um bom trabalho e com todos os cuidados necessários (isolamento, ventilação, juntas bem rematadas, etc.), a colocação da placa sandwich será uma boa solução.
  8.  # 89

    Colocado por: psilvakha colocação da placa sandwich será uma boa solução.

    É!
    Mas para ter um bom trabalho, tem que ter um bom projeto com alguns pormenores essenciais e fundamentalmente um bom executante.
    Isso custa dinheiro, especialmente os bons executantes
  9.  # 90

    Boas a todos,

    Aproveito este post para colocar uma questão, pois so daqui a uns dias poderei falar com o construtor e o técnico.

    Vou construir moradia com cobertura em painel sandwich. O que esta previsto para a cobertura no projecto e:

    - painel sandwich em la de rocha;
    - estrutura de suporte;
    - desvao cobertura francamente ventilado;
    - betonilha de 4cm;
    - isolamento em paineis de la de rocha com 10cm de espessura;
    - laje
    - E depois pelo interior meterei la de rocha e tecto falso com pladur.

    Como sei que por vezes podem acontecer imprevistos que podem custar caro, sobretudo com a condensação, ou problemas com entupimentos de caleiras, ou outros, queria fazer prevenção de alguns desses problemas. Sei que me vai custar mais caro, mas se algum dia tiver algum problema, a resolução do mesmo sairá muito mais caro certamente.

    O que eu pretendia era, alem do que esta previsto e indicado acima, colocar uma tela asfaltica ou outra coisa que me aconselhem para fazer isolamento de protecção caso algum dia, por alguma razão me apareça agua na zona da betonilha, evitando infiltracoes que depois vao para o interior das divisões...

    O ideal a meu ver seria meter a tela ou outro material em todo o lado no pavimento e inclusive fazendo as dobras e subir pelas platibandas e terminar no mureto da platibanda, levando depois claro as chapas na mesma com inclinação e pingadeira e tudo o resto, nos muretos das platibandas.

    Isto pode ser feito ou tecnicamente coloca algum problema? Compensa fazer isto? Se nao colocar nenhum problema, o ideal seria colocar essa tela por cima da betonilha ou logo a seguir a lage antes da la de rocha?

    Obrigado e cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Blu3blu3
  10.  # 91

    Colocado por: FilipeJAA- E depois pelo interior meterei la de rocha e tecto falso com pladur.

    Isso é desnecessário.... gosta de gastar dinheiro, ou é para re0olver alguma ponte termica!!?


    Colocado por: FilipeJAA- desvao cobertura francamente ventilado;

    assegure-se disso, e meta ventiladores de cobertura também.. por forma a haver circulação de ar no espaço...
    Não rpecisa ter painel sandwiche em la de rocha.. mas ok. o isolamento termico não se´re efectuado pelo painel de cobertura, entende!!?

    Colocado por: FilipeJAAcolocar uma tela asfaltica ou outra coisa que me aconselhem para fazer isolamento de protecção caso algum dia, por alguma razão me apareça agua na zona da betonilha, evitando infiltracoes que depois vao para o interior das divisões...

    Então.. mas para quê!!!?
    Mais com a reundancia do redundante...
    Nas platibandas e caleiras, não é mal pensado...

    de resto se ainda não começou a obra.. tem tempo... 1º tem de pensar nas fundações... isso está resolvido?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  11.  # 92

    Estou a pensar fazer a cobertura com:
    telha ceramica
    ripas madeira
    barreira de vapor
    isolmento termico
    forro de madeira
    Barrotes

    Gosto de ver o forro com os barrotes
    Em principio acho que fica bem
  12.  # 93

    Colocado por: FilipeJAA
    - E depois pelo interior meterei la de rocha e tecto falso com pladur.


    Isso é desnecessário.... gosta de gastar dinheiro, ou é para re0olver alguma ponte termica!!?


    Era bom que gostasse... era sinal que tinha :). E desnecessário por já ter a la de rocha por cima da Laje?
    Nao fica ficaria melhor meter nem que seja la de rocha mais fina? Tenho ouvido falar tanto no barulho que pode vir da cobertura por exemplo...

    Colocado por: FilipeJAA
    - desvao cobertura francamente ventilado;


    assegure-se disso, e meta ventiladores de cobertura também.. por forma a haver circulação de ar no espaço...
    Não rpecisa ter painel sandwiche em la de rocha.. mas ok. o isolamento termico não se´re efectuado pelo painel de cobertura, entende!!?


    Sim isso e certinho que tem de ser feito. As grelhas devo meter de lado nas platibandas, vou ver com o construtor para isso ficar definido. Os ventiladores de cobertura sao aqueles que tem tipo uma ventoinha para extrair o ar? Agora ate ha uns que a ventoinha funciona com um pequeno painel solar ao lado nao e?

    Colocado por: FilipeJAA
    colocar uma tela asfaltica ou outra coisa que me aconselhem para fazer isolamento de protecção caso algum dia, por alguma razão me apareça agua na zona da betonilha, evitando infiltracoes que depois vao para o interior das divisões...


    Então.. mas para quê!!!?
    Mais com a reundancia do redundante...
    Nas platibandas e caleiras, não é mal pensado...


    Ficando a cobertura ventilada nunca ha perigo de um dia me aparecer agua na laje e passar depois para a casa como ja vi aqui no forum? Nem mesmo em caso de problemas com entupimentos de caleiras? Tenho um bocado de receio, mas isto sem ainda ter falado com o construtor e o técnico. Tenho reunião para a semana... mas queria ter opiniões antes...

    de resto se ainda não começou a obra.. tem tempo... 1º tem de pensar nas fundações... isso está resolvido?


    Nao ainda nao começou, brevemente... mas ha certas coisas que queria estabelecer ja com o construtor e o técnico, ate porque nao vou poder andar la sempre a seguir a obra...
    Obrigado pelas respostas
    Concordam com este comentário: Miguel41
  13.  # 94

    Colocado por: ****3 vezes lã de rocha , é só inventar sistemas.


    Ninguem esta a inventar sistemas! Ate porque nem sequer e a minha area... esta-se sim a colocar questões para discutir no fórum... penso que e esse um dos objectivos deste fórum.

    As questões ate podem nao ter grande sentido, porque neste caso sao colocadas por uma pessoa que nao e da area de construção, mas o forum também serve para isso ou nao?
  14.  # 95

    Lembrei-me de outra coisa.

    Tenho visto que por cima da laje, onde esta previsto meter la de rocha, também há quem meta o XPS.
    Quais as diferenças e vantagens? Qual a melhor solução? Quem mete o XPS, depois e aconselhado meter a la de rocha no tecto falso, ou nao tem nada a ver uma coisa com a outra?
  15.  # 96

    Colocado por: Pedro Barradasassegure-se disso, e meta ventiladores de cobertura também.. por forma a haver circulação de ar no espaço...
    Não rpecisa ter painel sandwiche em la de rocha.. mas ok. o isolamento termico não se´re efectuado pelo painel de cobertura, entende!!?


    Sim percebi. Como vai haver a ventilação o painel deixa de ser tido em conta nessa parte do isolamento, e isso?
    Que outros tipos de painel existem ser ser com la de rocha que possa utilizar aqui?

    Obrigado
  16.  # 97

    Colocado por: ****

    Mas pode pesquisar no forum , ou nao ?


    E o que estou a fazer?!... Por isso encontrei este tópico relacionado com as coberturas em painel sandwiche e aproveitei para colocar as questões que tinha. Se nao tinha aberto um topico novo... E nem sempre há respostas a todas as questões. E se calhar algumas das questões que coloquei podem ser questões comuns a outros users que nada percebem da construção (como eu), e assim servem de ajuda tanto para mim como para eles...

    Repare no caso do painel nao ser preciso ser em la de rocha... o user Pedro Barradas ao responder de forma construtiva as questões, ja me explicou uma coisa que poderei discutir com o construtor e o técnico, caso essa questão nao seja levantada por eles na reunião... e para isto que servem as discussões com quem percebe do assunto.
  17.  # 98

    Colocado por: FilipeJAARepare no caso do painel nao ser preciso ser em la de rocha... o user Pedro Barradas ao responder de forma construtiva as questões, ja me explicou uma coisa que poderei discutir com o construtor e o técnico, caso essa questão nao seja levantada por eles na reunião... e para isto que servem as discussões com quem percebe do assunto.

    Tem é de me pagar a consulta... Ao invés de ir discutir com o seus tecnicos (que pagou/ paga para esclarecer), depois na discussão tem meios para rebater, anuir ou discordar preementemente das soluções por eles apontadas!!? não tem.
    Aqui no forum não temos todos os dados das situações... e o que é verdade para uns pode não ser para outros... não há receitas... Cada edifico acaba por ser um protótipo, não é um produto feito em série. com protocolos bem definidos, não é...
    Existe um série de conceitos base, é por esses que as decisões devem ser ponderaras.
    Não entendo é porque desta antecipação toda... antes de saber como é que estão no projecto...
  18.  # 99

    Colocado por: Pedro Barradas
    Tem é de me pagar a consulta... Ao invés de ir dicutir com o seus tecnicos (que pagou/ paga para esclarecer), depois na discussão tem meios para rebater, anuir ou discordar preementemente das soluções por eles apontadas!!? não tem.
    Aqui no forum não temos todos os dados das situações... e o que é verdade para uns pode não ser para outros... não há receitas... Cada edifico acaba por ser um protótipo, não é um produto feito em série. com protocolos bem definidos, não é...
    Existe um asérie de conceitos base, é por esses aque as decisões devem ser ponderaras.
    Não entnedo é porque desta antecipação toda... antes de saber como é que estão no projecto...


    Pedro Barradas, Como lhe disse vou discutir com o construtor e o técnico do construtor daqui a uns dias, antes do inicio dos trabalhos que estao previstos no inicio de 2020. E o orçamento que foi baseado no projecto vai sofrer algumas alteracoes e melhoramentos que pretendo fazer (inclusivamente a tela nas platibandas por exemplo). E isso tem de ficar definido agora, na altura de assinar o contrato como deve entender. Como nao e a minha área e percebo muito pouco disto, estou a pedir uma segunda opinião em relação a este assunto aqui no fórum, para depois poder discutir com o construtor e o técnico e nao ir para la dizer sim ou nao a tudo... Acho que nao cometi nenhum erro.

    Como diz, se nem para voces da área e fácil, para quem nao e da area muito menos :). Nao lhe pago a consulta porque nao estabeleceu preço antes :) :) (estou a brincar). Mas agradeço imenso as suas respostas e por tentar ajudar a esclarecer as duvidas.
  19.  # 100

    Colocado por: JoelM

    A "melhor" solução que lhe vão apresentar vai ser a que lhes vai ficar mais barata. Não acha que precisa da opinião de um técnico que não esteja vinculado ao construtor?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Sim eu entendo onde quer chegar. Nesta próxima reunião vou eu o arquiteto do projecto e o construtor vai estar com o técnico dele. Depois vou ver melhor tudo também com o técnico que me fez o projecto de especialidades, e probavelmente temos de ver qual e melhor solução juntos no final (eu o técnico das especialidades, arquitecto e construtor e técnico dele).
    Mas eu também gosto de me informar das coisas para não estar ali perdido no meio de termos e conversas técnicas sem apanhar nada... e se possível também popor alguma solução se for o caso...
    Obrigado pela resposta JoelM
 
0.0340 seg. NEW