Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: cpf.engBom Dia a todos,
    Vejo que as soluções de coberturas com Painel Sandwich que todo o construtor anda a vender por atacado continua a dar em resultados catastróficos, sobretudo porque sendo uma solução de fácil colocação e rentabilidade elevada pelo curto espaço de tempo na intervenção. Esta solução então para substituir telhados em Fibrocimento tem sido em edifícios de Habitação uma fonte inesgotável para anomalias e patologias construtivas.

    Basta fazermos uma analise ligeira das situações atrás indicadas para chegarmos facilmente á conclusão que qualquer solução de isolante da cobertura requer obrigatoriamente Ventilação. a não existência de Ventilação implica fenómenos de condensação provenientes de diversas origens.

    Do ponto de vista térmico eu recomendo que em vez de colocarem painel sandwich seja realizado o isolamento da laje do desvão com roofmate de 5 ou 6 e a colocação de chapa simples da cobertura rematada devidamente nos elementos emergentes e ventilação do desvão.


    Andava aqui a ler este tópico e citei esta resposta precisamente porque recentemente comprei uma moradia em banda e o telhado tem fibrocimento. Como vou pintar/reparar a fachada e reparar o isolamento das caleiras pedi orçamentos para o telhado também. Bem falei em encapsular ou pura e simplesmente deixá-las ficar se estiverem em bom estado (como não há sotão, com a laje pelo meio não me fazem comichão) mas a solução apresentada foi a substituição por painel sandwich.

    Agora levanta-se uma dúvida. Os painéis sandwich não têm ventilação suficiente? Deduzo que sejam aplicados da mesma forma que estão as placas de fibrocimento, que no meu caso acabam antes da platibanda, a meio da caleira a pouco menos de um palmo da laje. Esse espaço não é suficiente para ventilar por baixo?
  2.  # 102

    Colocado por: lupecadiotou fodid*, coloquei este tipo de paineis e na lage não impermeabilizei com nada! :( dass pá burrice!


    Já somos dois......
  3.  # 103

    Colocado por: MobedomJá somos dois......

    Se vos servir de consolo, são muto mais que dois.
    A grande maioria por influência dos projetistas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mobedom
  4.  # 104

    Colocado por: zedasilva
    Se vos servir de consolo, são muto mais que dois.
    A grande maioria por influência dos projetistas.
  5.  # 105

    Também meti disto nos anexos e no início deu me problemas de condensação...mas depois que levou os remates todos e se isolou com espuma ou essas 'emendas' pararam as condenações.
    Estou para ver agora com o inverno, porque já não vejo as telhas directamente como via, agora tem tecto falso de PVC (já por causa das condensações..).
    Para já tem estado tranquilo e como aquilo são áreas pequenas, o meu desumidificador consegue secar bem o ar (esqueci-me dele uma noite inteira e de manhã estava a 33%..)
    Teria me ficado mais barato fazer em vigota/ripado e telha do que a sandwich..mas foi rápido e é muito leve..neste caso o leve é relevante porque uma das paredes é...fraquinha (tijolo de 11 com 2.7m de altura..)
  6.  # 106

    O problema agrava-se em situaçoes em que o interior é climatizado...e hoje em dia as casas, cada vez mais estanques. apesar da "ventilação "minima exigida.
  7.  # 107

    Colocado por: VitorfonsecaEu também estou a pensar colocar estes paineis. O que devo fazer para isto não acontecer.


    Colocar um telhado clássico com telha
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  8.  # 108

    Colocado por: chalanauma moradia em banda e o telhado tem fibrocimento.


    Remova isso. Mesmo que o fibrocimento esteja isolado, a áqua que passa por ele traz as tais particulas cancerigenas e se for para um quintal onde briquem crianças, depois da água secar as particulas vão para o ar
  9.  # 109

    Colocado por: ****

    para ventilar o mesmo têm de estar desacupelado, completamente aberto e mesmo assim ..


    completamente aberto está ele, presumo que os painéis sandwich fiquem iguais. tem pouco menos de um palmo de altura da laje até à telha no ponto mais baixo em todo o telhado, ou seja não tem contacto com a laje nem com a platibanda. a minha dúvida é, estando a platibanda mais alta que esse espaço, se o ar que circula assim é suficiente ou tem que haver ventilação através da platibanda no mesmo plano horizontal que esse espaço entre as placas e a laje.
  10.  # 110

    Colocado por: Paramonte

    Remova isso. Mesmo que o fibrocimento esteja isolado, a áqua que passa por ele traz as tais particulas cancerigenas e se for para um quintal onde briquem crianças, depois da água secar as particulas vão para o ar


    a água desce pela telha para a junção da laje com a platibanda, nessa zona está impermeablizada e escorre para tubos de escoamento que vão para a rede de saneamento, não há contacto com o exterior da casa nem com os jardins. mas em princípio é para trocar rapidamente, sim.
  11.  # 111

    Colocado por: chalanaescorre para tubos de escoamento que vão para a rede de saneamento

    Rede se saneamento?
  12.  # 112

    Colocado por: nunos7
    Rede se saneamento?
    Concordam com este comentário:****


    parto do princípio que sim, não sou especialista em construção, mas se são tubos dentro das paredes que vão dar abaixo do solo, devem ir dar à rede ou não? :)
  13.  # 113

    Não, as águas de chuva não vão para saneamento.
    Se tiver sargetas na sua rua.. O normal serem encaminhadas para lá, onde vão ter a riachos, rios...
    Concordam com este comentário: nunos7
  14.  # 114

    Colocado por: zinnaNão, as águas de chuva não vão para saneamento.
    Se tiver sargetas na sua rua.. O normal serem encaminhadas para lá, onde vão ter a riachos, rios...


    quando morava na cidade via isso, as águas das caleiras escorrerem pelo passeio para a estrada até às sarjetas. aqui temos sarjetas, mas se as aguas vão lá dar é debaixo do solo. como disse, não percebo disso, não sei como é feito. para alguma rede há-de ir, mesmo que não seja a de saneamento :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  15.  # 115

    Qualquer dia o mercado sugere uma casa hermética onde o ar nem entra nem sai, e vão todos atrás!

    Vejo paineis sandwich em galinheiros, "barracos" para guardar lenha, etc!

    E depois, vejo nas casas, simplesmente porque é um bom isolante!

    As pessoas esquecem que o isolamento "guarda" o que é produzido;
    Guarda o frio, guarda o calor, e neste caso, dificulta a saida da humidade de uma casa!

    Haja equilibrio!
  16.  # 116

    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmmoreira
  17.  # 117

    Tenho o mesmo problema
  18.  # 118

    Como resolver
  19.  # 119

    Como resolver
  20.  # 120

    Ajuda
 
0.0302 seg. NEW