Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos. Vou remodelar uma moradia e pretendo colocar aquecimento. A minha questão é, será melhor ar condicionado ou aquecimento central com lareira? Obrigado
  2.  # 2

Eu adoro lareira, mas não há nada como carregar num botão e ter a casa climatizada em pouco tempo.

No apartamento tinha a lenha e chegar a casa ás 18/19h acender a lareira, 30min para a agua circular nos radiadores e começar a aquecer, quando ia para a cama é que a casa estava agradável.

Nesta casa coloquei AC em todo o lado e uma lareira com recuperador de calor a ar para criar ambiente quando me apetecer.
    Basicamente só vai funcionar ao fim de semana pois durante a semana entre levar o rapaz a futebol, explicações, instituto inglês e escola, não dá tempo para porra nenhuma.

Hoje em dia parecemos TDVE´s ou Tuktuks particulares lol
    Concordam com este comentário: zemvpferreira, Bruno.Alves, larkhe, itchy
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCoimbra, Anacabral84
  3.  # 3

Obrigado Paulos. Pois as opiniões que temos pedido, todos dizem que o melhor é o AC.
  4.  # 4

Em custo-qualidade o AC é francamente difícil de superar, especialmente se estiver programado para manter uma temperatura razoável constantemente. Nem dá por ele a trabalhar. Há melhor certamente (o tecto radiante sendo talvez o top dos tops) mas o prático e barato que um AC é hoje em dia é difícil de bater no nosso clima.
  5.  # 5

Colocado por: Anacabral84aquecimento central com lareira
    se tem lenha gratuita e tempo para o ligar, limpar e manter, é uma opção a considerar,

caso contrario não.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, fpacardoso
  6.  # 6

Eu discordo (mas sou caso raro, admito).

Os AC de parede, junto ao tecto, são maus para aquecer. É normal, o ar quente sobe, e passado algum tempo o ar junto ao tecto que é absorvido pelo AC já não é tão frio, o que o faz desligar (ou diminuir a potência) quando ainda não é o momento para isso.

Tudo isto depende de muitas variáveis, e até pode haver casos em que funcione (aquecer uma casa bem isolada em Lisboa é diferente de o fazer numa contrução típica dos anos 80 na cidade da Guarda).

Para mim, aquecimento é junto ao chão, e arrefecimento é junto ao tecto. Assim tudo fica mais fácil...
  7.  # 7

se poder coloque os dois. o AC para aquele bocado à noite durante a semana e o recuperador para estar acesso todo o dia durante os fim-de-semanas.

Colocado por: paulosNo apartamento tinha a lenha e chegar a casa ás 18/19h acender a lareira, 30min para a agua circular nos radiadores e começar a aquecer, quando ia para a cama é que a casa estava agradável.

e o apartamento tinha bom isolamento? é que eu acendo a minha tb por volta dessa hora e passado 5 minutos os radiadores já estão a aquecer. isso para aquecer tem de colocar lenha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luissilvestre
  8.  # 8

Não foi AC mas desde que instalei a BC a lareira/recuperador nunca mais funcionou.
    https://forumdacasa.com/discussion/75595/1/bomba-de-calor-para-substituir-recuperador-a-lenha/
  9.  # 9

Colocado por: pauloagsantosse poder coloque os dois. o AC para aquele bocado à noite durante a semana e o recuperador para estar acesso todo o dia durante os fim-de-semanas.

e o apartamento tinha bom isolamento? é que eu acendo a minha tb por volta dessa hora e passado 5 minutos os radiadores já estão a aquecer. isso para aquecer tem de colocar lenha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:luissilvestre

É assim que tenho na sala. Mas recuperador a pellets. Chego a casa despejo o cinzeiro e ligo. Ao fim de semana faço a limpeza geral. O AC fica para o resto das divisões.
  10.  # 10

Colocado por: pauloagsantosse poder coloque os dois. o AC para aquele bocado à noite durante a semana e o recuperador para estar acesso todo o dia durante os fim-de-semanas.

Estas pessoas agradeceram este comentário:luissilvestre

Não acredito que a lenha tenha 60ºC a circular nos radiadores em 5min é impossível. Só se tiver aquilo mal ajustado e a bomba arranca logo com pouca temperatura. A minha estava a arrancar aos 55ºC

O apartamento era um classe B portanto não seria muito mau.
  11.  # 11

.
  12.  # 12

E se for aquecimento central com radiadores mas com lareira a pellets? Compensa mais que AC? Obrigado
  13.  # 13

Colocado por: Anacabral84E se for aquecimento central com radiadores mas com lareira a pellets? Compensa mais que AC? Obrigado

Compensa mais o AC, porque o custo dos equipamentos é instalação de salamandra a pellets hidro + tubos + grupos de controle (se for aplicável) + radiadores é largamente superior a AC. Para além que AC dá para refrescar também.
    A única exceção é se gostar mesmo muito mais do calor da radiação ao invés do calor do AC.
    Concordam com este comentário: setaevra
    • paulos
    • 3 janeiro 2025 editado

# 14

Colocado por: LrLisboaA única exceção é se gostar mesmo muito mais do calor da radiação ao invés do calor do AC.

Eu devo ser um ET.
    Tinha no apartamento lareira com caldeira e aquecia os radiadores.
    Na nova casa tenho AC e não noto diferença nenhuma na sensação de conforto ou o que quer que seja entre um sistema e outro. Antes pelo contrário, com AC coloco a casa confortável em 15/20min e com o recuperador para subir 1 grau demorava e bem.
    A única coisa que posso apontar é que com o AC se ouve sempre qq coisa a trabalhar os ventiladores. Por outro lado com o recuperador tb cheirava sempre a queimado, pois volta e meia lá saia fumo para dentro de casa, quer por se abrir a porta demasiado rapido ou por outro motivo qualquer.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  14.  # 15

O uso de lareiras a pellets com radiadores geralmente é mais econômico a longo prazo devido ao uso de combustíveis renováveis e menores custos operacionais, além de oferecer conforto com aquecimento uniforme. No entanto, o AC é mais prático e cômodo para instalação e manutenção, além de também oferecer a possibilidade de refrescar no verão, e na verdade os custos não são elevados.

Eu prefiro o AC, e ja tive várias opções como recuperador de calor, caldeira a gasoleo (450/€ em 3 meses), ...
  15.  # 16

Colocado por: setaevraO uso de lareiras a pellets com radiadores geralmente é mais econômico a longo prazo devido ao uso de combustíveis renováveis e menores custos operacionais, além de oferecer conforto com aquecimento uniforme. No entanto, o AC é mais prático e cômodo para instalação e manutenção, além de também oferecer a possibilidade de refrescar no verão, e na verdade os custos não são elevados.

Eu prefiro o AC, e ja tive várias opções como recuperador de calor, caldeira a gasoleo (450/€ em 3 meses), ...

O problema das pellets é a manutenção dos aparelhos que é algo complexa (nas limpezas a fundo) e as avarias que costumam ser frequentes.
    Concordam com este comentário: LrLisboa
  16.  # 17

Colocado por: paulosdevo ser um ET

😅 Pessoas têm sensações diferentes. Há quem não abdique da sensação de transmissão de calor através da radiação proporcionado por sistemas com radiadores ou chão radiante etc

0.0202 seg. NEW