Colocado por: matmagoutro ponto é o facto das extracções de fumos de WC e cozinha, em termos técnicos é possivel nao ter qualquer extração?
Colocado por: Pedro Barradas
Não.
Colocado por: matmagMas pode ser uma daquelas saidas queo espaço que se pretende converter tem de der possível fazer cumprir com a legislação aplicável para o fim pretendido.
(...)Mas pode ser uma daquelas saidas que ás vezes vemos junto às janelas, tipo uma ventoinha? obrigado
Colocado por: nunogouveia
Não faz qualquer sentido ter uma exaustão de uma cozinha a sair na fachada. E os vizinhos?
Já viu isso repetido de forma consistente num prédio?? (ou viu apenas em casos de adaptações / bricolagens ilegais ?)
Colocado por: nunogouveiaEntão uma chaminé é sempre obrigatória numa habitacao? A minha pergunta vai nesse sentido, se tecnicamente é obrigatória. As lojas no geral têm WC e respiradouros mas isto pode não ser suficiente.
Não faz qualquer sentido ter uma exaustão de uma cozinha a sair na fachada. E os vizinhos?
Já viu isso repetido de forma consistente num prédio?? (ou viu apenas em casos de adaptações / bricolagens ilegais ?)
Colocado por: PickaxeNem mais....
Se uma loja tem que ter chaminé na cobertura para exaustão de fumos do fogão, a lei criada para facilitar a transformação de lojas em habitação, fica sem efeito, porque quase nenhuma loja consegue ter a chaminé.
Colocado por: jlmfrEstou na mesma situação.
A IS da loja tem janela (R/C) num extremo e no outro envidraçado com a porta (frente fachada). Apesar de estar inserida num loteamento de moradias geminadas, apenas tem R/C e não tem o piso 1, como as moradias (é uma fração no extremo da rua onde estão as moradias). Sendo obrigatório um projeto AVAC para submeter o projeto de alteração à Câmara, a solução poderá passar por sistema de recirculação de ar sem chaminé ou tem de passar po colocar pladur, com o tubo de exaustão a passar pela fração, desde o exaustor até às traseiras onde está a a IS,colocando aí o sistema? A fração a seguir é de um familiar , pelo que não há problema.
Colocado por: gil.alvesNão tendo chaminé tem de ser uma solução sem qualquer instalação a gás e sistema de exaustão com re-circulação e carvão activado.Na minha situação tenho janela na IS e no outro extremo a entrada. Será tudo elétrico até porque não tenho gás . Um sistem de recirculação provavlemente resolve a situação no meu caso sem grandes obras
Nada de extraordinário.
Já as IS têm de ter ventilação sim.
Uma VMC talvez resolva problemas mais bicudos diria…
Colocado por: Pedro BarradasDo meu ponto de vista, considero que um sistema de recirculação não garante os parâmetros exigidos pela legislação.
Colocado por: marco1portaria 301 e 304 de 2019
Colocado por: Pedro BarradasArranje um arquitecto para acessorar nessas e outras questões técnicas.
Bom Ano.