Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Acabei de renovar a minha casa de banho (remodelação total, incluindo canalização) e tenho agora um problema estranho em mãos.

    Atrás da sanita, pelo menos na zona do taque, o azulejo está constantemente molhado por fora, parece ser condensação (fotos em anexo).
    De acordo com o responsável pela obra não passam por ali canos. Adicionalmente, se fosse água vinda do interior deveria sair 1.º pelas juntas e não transpirar pelo azulejo certo? Ou estou a pensar mal?. No resto da casa de banho isto não acontece, apenas ali.

    Vale ainda a pena referir que a 1.º vez que isto foi detectado a sanita ainda não estava encostada a parede, pelo que não terá também uma relação direta. Adicionalmente, não me lembro de ver isto na antiga casa de banho.
    A minha única teoria é que a temperatura interna da parede naquela zona seja diferente do resto (não sei se isto faz sentido nem os motivos associados a ser verdade).

    Alguém tem alguma ideia do que isto possa ser e o que posso fazer? Para já queria evitar ter de voltar a partir azulejos sem ter alguma ideia da causa.

    Bom ano a todos!!
      20241227_090656.jpg
      20241227_090648.jpg
      20241227_090640.jpg
    • size
    • 30 dezembro 2024 editado

     # 2

    Para existir condensação nessa situação, é porque circula por ali ar aquecido, carregado de vapor de água que se condensa ao bater nos azulejos da parede.

    Hipótese disparatada; estará o tanque da sanita a ser alimentado por água quente ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riccasa97
      xtp.png
  2.  # 3

    Obrigado pela resposta.

    A ser ar quente a circular seria estranho só acontecer ali não? Alguma possibilidade de esse ar quente vir de atrás da sanita (do esgoto??).

    Sobre a hipótese de estar ligado com água quente não se verifica.

    Acha que é possível vir de dentro da parede? A mim parece-me mesmo condensação, mas não estou a perceber porque só aconteceria ali.
  3.  # 4

    É muito estranho de facto.

    Eu sugiro abrir a tampa para ver em ação o funcionamento do enchimento do tanque. Poderá haver a hipótese de ele ocorrer perto aí da tampa e a água sair com muita pressão e respingar para fora?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riccasa97
  4.  # 5

    Não deverá estar relacionado. Da 1.º vez que foi detetado a sanita não se encontrava ainda encostada a parede, existia um espaço considerável e não reparei em nada de estranho na altura com o enchimento do tanque.

    Para já vou falar com o responsável de obra para retirar a sanita (até porque em paralelo queremos resolver um problema de cheiro a esgoto) a ver se leva a alguma pista.

    Depois deixo aqui a solução final. Se mais alguém tiver alguma ideia do que isto possa ser agradeço :)

    Obrigado!
    • size
    • 6 janeiro 2025

     # 6

    Colocado por: Riccasa97

    Para já vou falar com o responsável de obra para retirar a sanita (até porque em paralelo queremos resolver um problema de cheiro a esgoto) a ver se leva a alguma pista.



    Ora, aqui está uma pista para a ocorrência da condensação na parede junto à sanita.
    A existir maus cheiros, é porque a sanita não está bem selada. Há fuga de maus cheiros e de vapores vindo dos esgotos.
 
0.0118 seg. NEW