Iniciar sessão ou registar-se
    • PRDZ
    • 4 janeiro 2025

# 1

Boa noite, após cerca de 23 dias após ter feito o pedido de alteração de morada no CC a carta ainda não chegou, tratei de pedir a 2º via da carta com o PIN para poder proceder à confirmação da alteração.

A questão é que a primeira carta tinha sido efetivamente enviada de acordo com o IRN, além disso a morada estava correta e tenho recebido outras correspondências na minha caixa de correio (apesar do imóvel ser novo e ser o primeiro habitante dessa mesma casa, daí ter receio os correios não conhecerem bem a casa, apesar de ter mais casas juntas).

Vamos imaginar que a 2º via também não chega, o que fazer se nunca receber a carta ? Fico preocupado em não conseguir alterar a morada, e aí no futuro ter problemas porque comprei o imóvel para habitação própria permanente e de perder outras cartas importantes (finanças, saúde, etc...).

Será que são os CTTs que estão a ser incompetentes, será que por ser fim de ano estão sobrecarregados? Haverá algo que possa fazer para ajudá-los a encontrar a morada ?

Obrigado desde já.
  1.  # 2

Tem de ir aos serviços.
  2.  # 3

E a qual é a morada para onde carta deveria ser enviada?
  3.  # 4

Falar com o carteiro!

(O pessoal dos CTT que está na rua, muitos deles mal falam o português, pelo menos é aquilo a que assisto. Não se mantêm no trabalho muito tempo.)
  4.  # 5

Colocado por: PRDZalteração de morada no CC a carta ainda não chegou,

Essa alteração creio que também se pode fazer no site das finanças.
  5.  # 6

Colocado por: PalhavaComprou casa ?

Se foi o caso, creio que quando se faz a escritura, a morada fica automaticamente como HABITAÇÃO PRÓPRIA PERMANENTE, se assim for declarado do Notário.

Alguém pode corroborar?
    • PRDZ
    • 4 janeiro 2025

# 7

Caso a 2º via não chegue dirijo-me pessoalmente aos serviços para expor a situação... Vou aguardar os 15 dias que me indicaram.

Fiz em documento particular autenticado, sem notário, apenas solicitador para depositar no registo predial. Já tenho a caderneta predial das finanças em meu nome também.

Já não é possível alterar a morada do CC nas finanças... apenas para quem é estrangeiro ou não tem CC, tem de ser mesmo no portal do CC.
    • PRDZ
    • 4 janeiro 2025

# 8

Pena que a minha caixa de correio recebe as publicidades todas, menos esta carta que tanto preciso...
  6.  # 9

Vá á loja do cidadão e exponha a situação ao responsável e peça ( se necessario por escrito) que lhe enviem a segunda via por ctt registado, claro que não se pode importar de pagar o registo, mas aí já consegue seguir o percurso da carta.
    • PRDZ
    • 4 janeiro 2025

# 10

Bom dia, boa ideia, assim o farei se acontecer. Depois dou feedback, obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  7.  # 11

Colocado por: PRDZJá não é possível alterar a morada do CC nas finanças... apenas para quem é estrangeiro ou não tem CC, tem de ser mesmo no portal do CC.

Obrigado pela informação.
    Cumprimentos👍
    Concordam com este comentário: PRDZ
  8.  # 12

Estou na mesma situação! Desde Julho a tentar alterar a morada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PRDZ
    • PRDZ
    • 5 janeiro 2025

# 13

Está desde julho à espera da carta ? Quando contacta os serviços o que lhe dizem ? Que despesero... Eu tenho pressa por causa que tenho em 6 meses de ter tudo tratado, por causa da isenção de IMT e IS jovem para HPP.
  9.  # 14

Em Dezembro liguei para o IRN, disseram que a carta tinha sido enviada e mais nada. Pedi para cancelarem o pedido para voltar a submeter e voltarem a enviar (caso tenha sido problema com os CTT). Entretanto já passaram 15 dias e até agora nada. Vou esperar mais algum tempo e depois volto a ligar mas não estou a ver solução.
    • PRDZ
    • 5 janeiro 2025

# 15

Na sua morada recebe corretamente outras correspondências ?

A minha casa foi remodelada recentemente e não havia ninguém lá há quase 20 anos, tenho medo que seja por incompetência dos ctt.

Só não quero é problemas nas finanças.
    • PRDZ
    • 5 janeiro 2025

# 16

Não sei como algo tão simples como alterar uma morada pode ser algo tão difícil... este país...
  10.  # 17

Já tive encomendas pelos CTT que chegaram e já tive encomendas pelos CTT que nao foram entregues. Já fiz reclamação nos CTT e agora estou à espera para ver se a carta chega ou não. Infelizmente não temos outra alternativa se a carta não chegar...
  11.  # 18

Por acaso estou na mesma situação, mudar morada fiscal por causa dos benefícios, a morada da casa não tem número, a última pessoa tinha um apartado, agora tenho de ligar para os CTT para lhes avisar da carta
  12.  # 19

Colocado por: xiripitiPor acaso estou na mesma situação, mudar morada fiscal por causa dos benefícios, a morada da casa não tem número, a última pessoa tinha um apartado, agora tenho de ligar para os CTT para lhes avisar da carta

Tem de pedir na câmara municipal a atribuição do número de polícia.
  13.  # 20

Colocado por: rjmsilva

Tem de pedir na câmara municipal a atribuição do número de polícia.

Yup, isso eu sei, mas como já mudei a morada fiscal agora tenho de esperar e depois quando já tiver o NR associado e uma caixinha de correio vou lá novamente

0.0190 seg. NEW