Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá bom dia, partilho aqui uma questão para ver se me podem ajudar, pois estou a ficar desesperada com a situação do meu esquentador e não consegui ainda ninguém que me desse solução para ele.
    Tenho um esquentador Junkers hydro 4600F que já existia em minha casa antes das obras que realizei. Ele existia numa lavandaria e depois das obras em open space, essa lavandaria deixou de existir assim como a janela que lhe pertencia e foi novamente reinstalado, pelos técnicos de gás no seu novo espaço. A ventilação dele deixou de ser através do prédio e passou a ser directa para o exterior.
    Toda a parte da mudança da instalação do gás e do esquentador foi realizada por uma empresa de gás e sistemas de aquecimento.
    O que é certo é que o esquentador deixou de trabalhar corretamente. Os técnicos que o reinstalaram não me resolvem o problema. Chamei cá um técnico da Bosh que me deu o diagnóstico mas não me apresentou nenhuma solução definitiva :(
    O diagnóstico foi: a ventoinha dele está a trabalhar sempre ao contrário (quando ele está desligado); quando o ligo ele não consegue inverter o sentido da ventoinha e portanto os gases ficam retidos, por esse motivo ele desliga-se. A "solução" foi abrir uma janela (serve qualquer uma) para parar a ventoinha quando ele está desligado e assim quando é accionado a ventoinha já consegue trabalhar no sentido correcto. Como devem calcular esta situação é deveras desagradável, principalmente agora no Inverno. Pois se tenho a casa quente rapidamente arrefece com a necessidade de abrir a janela para ligar o esquentador.
    O técnico da Bosh disse ainda que o problema poderia ser por a tubagem do escape de gases para o exterior ser demasiado curta (o exterior estar demasiado próximal à ventoinha); falta de ventilação na casa (a ventilação q existia foi mantida e garantida como suficiente pela empresa que fez a sua instalação) e que se mudar para o esquentador mais actualizado deles, não garantia que nao iria ter o mesmo problema ....
    Já não sei o que fazer .... peço a vossa ajuda
  2.  # 2

Mostra uma foto da saida para o exterior.
  3.  # 3

Aqui vai a parte exterior
      IMG_7605.jpg
  4.  # 4

Tendo em conta o diagnóstico efetuado, eu optaria por colocar um "H" no exterior porque o retorno de ar é menor comparado com esse modelo aplicado.
  5.  # 5

Isso não é o que está? Como é o H que descreve, se não igual ao que apresento na foto?
    • SrR
    • 5 janeiro 2025

# 6

Sem mais dados provavelmente a solução para essa situação será substituir o esquentador por um estanque, ou ver por onde está a ser feita a extração do ar que origina essa corrente pelo esquentador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dianasimoes
  6.  # 7

Pois o Sr. da Bosh também sugeriu isso mas não me garantiu que o problema não se manteria :(
  7.  # 8

A exaustão do prédio deve estar muito forte e a casa muito estanque craindo depressao dentro de casa como a entrada pelo esquentador actual e livre e faz a ventoinha rodar ao contrario.

Eu colocaria uma válvula anti retorno no tubo de saída do esquentador tipo das usadas nos exaustores, mas de modo que o ventilador do esquentador tivesse força para a abrir.

Um esquentador estanque resolve a questão de maneira mais facil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dianasimoes

0.0102 seg. NEW