Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Mudei-me para uma casa situada numa aldeia na zona de Viseu e que fica em final de linha. Tenho oscilações do fornecimentos de energia constantes, a voltagem diminui conforme se ligam equipamentos elétricos, oscila constantemente entre 240V e 190V, a pior cava acontece no arranque de um compressor de ar por exemplo em que o mesmo se “engasga” com a voltagem a cair para os 150V, luzes a piscar, e o compressor dispara o protetor do motor e não arranca. Ora, tais oscilações são registadas também no padrão de entrada o que me leva a crer que o problema é mesmo da E-redes. Venho aqui pedir opiniões de quem já lidou com situações parecidas de como foi o processo de resolução, e o espaço temporal que o mesmo demorou, assim como qual foi a solução encontrada.

Já estou em contacto com a E-redes sem nenhuma resposta ainda por parte da mesma. Gostaria de me preparar para a interação com a mesma com a experiência de alguém que tenha passado por situações similares.

Já tive também eletricistas a avaliar as ligações de casa e a confirmar que o problema era exterior. Nunca os disjuntores dispararam, nem o contador inteligente desarmou.

No entretanto gostaria de saber a opinião de quem tem conhecimento na matéria, em relação à instalação de um Estabilizador automático de tensão com servomotor, acham que poderia evitar desgaste dos eletrodomésticos da casa nesta situação (AC, televisão, bimby, máquinas de lavar e secar roupa, etc) enquanto a mesma não é resolvida ?

Agradeço desde já.
  2.  # 2

Que tipo de contato está a ter com e-redes?
    Tem um padrão de falhas (horas de pico) ou é aleatório?
    Sabe a que distância está o PT?
    Nos casos que tive problemas de tensão nessa ordem foi preciso insistir muito (reclamar no formulário do site) e acabaram por instalar um analisador de rede. Após enrolar muito, num dos casos foi feito reforço de linha, outro ligação a outro PT.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: faria87
    • HFSF
    • 5 janeiro 2025

# 3

Junte-se ao clube. Há 1 ano a reclamar e ainda nada.
    • HFSF
    • 6 janeiro 2025

# 4

Colocado por: faria87No entretanto gostaria de saber a opinião de quem tem conhecimento na matéria, em relação à instalação de um Estabilizador automático de tensão com servomotor, acham que poderia evitar desgaste dos eletrodomésticos da casa nesta situação (AC, televisão, bimby, máquinas de lavar e secar roupa, etc) enquanto a mesma não é resolvida ?

Já pesquisei bastante sobre o assunto mas não sou eletricista nem eng eletrotécnico.

Segundo o que pesquisei para a minha situação, que não me parece que seja diferente da sua, um estabilizador de corrente não iria resultar porque os períodos de baixa voltagem são grandes.

A única solução que encontrei foi instalar um inversor/carregador com baterias com a possibilidade de funcionar fora da rede.
    Durante a grande maioria dos dias não uso a rede e evito, sempre que a bateria tenha carga, estar na rede em horas de pico.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: faria87
  3.  # 5

Colocado por: HFSFá pesquisei bastante sobre o assunto mas não sou eletricista nem eng eletrotécnico.

Segundo o que pesquisei para a minha situação, que não me parece que seja diferente da sua, um estabilizador de corrente não iria resultar porque os períodos de baixa voltagem são grandes.

A única solução que encontrei foi instalar um inversor/carregador com baterias com a possibilidade de funcionar fora da rede.
    Durante a grande maioria dos dias não uso a rede e evito, sempre que a bateria tenha carga, estar na rede em horas de pico.

Qual inversor/carregador usa?
    • HFSF
    • 6 janeiro 2025

# 6

Victron multiplus II
  4.  # 7

É preciso só ter em atenção que tendo a configuração off-grid que o HFSF tem (a rede funciona como backup) toda a potência da casa tem de passar pelo inversor.
    Se por exemplo tiver atualmente 6,9kVA tem de instalar um inversor com pelo menos essa potência. Em casa de um amigo instalámos 2 Growatt de 5kW em paralelo porque apenas 1 era "curto". Não é uma solução barata, mas que resolve uma série de problemas.

Outra coisa a ter em atenção é que os inversores não têm a capacidade instantânea de resposta da rede a oscilações abruptas de consumo. Arrancar um motor, por exemplo, pode fazer afundar a tensão momentaneamente (mas recupera rapidamente).
    Se o problema maior é o motor do compressor, pode fazer sentido avaliar a possibilidade da instalação de um variador eletrónico de velocidade que suavize o arranque do motor.
    • HFSF
    • 6 janeiro 2025

# 8

A victron (provavelmente outros vão ter algo semelhante) tem o modo ESS em que funciona em conjunto com a exactamente para a rede levar esta pancada.

Como vai estar a pedir 0 kwh, pedir de repente 2khw durante 2s no meu caso não vejo a voltagem da rede a baixar tanto assim (acho que tem haver com a impedancia), é bastante diferente de já estar a pedir 3 Kwh com voltagens baixas e pedir 5kwh para um arranque.

O que já aconteceu é nestes momentos o inversor dessincronizar com a rede e desliga da rede ficando com todas as cargas.

Nos momentos que estou fora da rede também nunca vi o inversor com dificuldades a arrancar o que seja. No inicio tinha cuidado agora tenho 0.
    O meu inversor também foi sobredimensionado, é de 10kva e eu não consumo mais do que 6.9kwh. O inversor tem uma corrente admissivel de pico de 18000w por isso até agora conseguiu sem problemas arrancar todo o que lhe atiro para cima.

O unico problema é quando não há sol e tenho de carregar a bateria com a rede. Aí lá voltam os 190v e os vizinhos devem ficar sem eletricidade...
  5.  # 9

Nos casos que participei, foi preciso insistir (muito) com e-redes e lá foram sido vencidos pelo cansaço xD
    Mas, sim,demoraram meses...
  6.  # 10

Colocado por: linhares84Nos casos que participei, foi preciso insistir (muito) com e-redes e lá foram sido vencidos pelo cansaço xD
    Mas, sim,demoraram meses...

Meses? Diga-me como!
    Eu estou há 1 ano e agora dizem que há uma obra planeada para o final de 2025

0.0149 seg. NEW