Bom dia, gostaria se possível que me dessem uma luz sobre possíveis caminhos para resolver um berbicacho daqueles.
Em 2005 comprei apartamento novo, ano de construção 2001. O prédio de 4 andares (equivale a 5) com lojas ao nível da rua e parqueamento. Também tem 2 elevadores que não vão ao parqueamento.
À cerca de 2 anos numa das inspecções periódicas aos elevadores o inspector chumbou os elevadores devido aos seguintes motivos: * Os elevadores acabam no rés do chão sendo que nos andares abaixo estão lojas e/ou parqueamento com lugar de estacionamento (não finalizam em piso firme).
* Os elevadores não têm paraquedas
* Não existe cálculo da laje.
Soluções possíveis até agora pensadas pelo condomínio:
* Ir para tribunal com a câmara que licenciou este prédio de forma a poder ser habitado e pelos vistos havia e há questões legais que não estão em conformidade. (a verdade é que até então os elevadores passaram na inspecção sabe-se lá porquê!?)
* Fazer obras estruturais - impossível
* Mudar de elevadores - muito dispendioso (cerca de 100.000€)
* Colocar paraquedas nos elevadores existentes (solução que em princípio será a escolhida) também fica dispendioso mas com um valor muito menor no entanto pergunto se o elevador mantém a certificação visto estarmos a alterar o aparelho adicionando-lhe os paraquedas?! O meu receio é que se gaste dinheiro nesta solução e o problema continue sem ficar resolvido
*** Contratar um engenheiro para fazer o cálculo da lage (solução pensada por mim para propor ao condomínio) Será possível fazê-lo? Sairá mais barato?