Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Quero fazer a instalação da tubagem para o vmc mas não sei quantos tubos tenho que ligar aos plenos terminais um dois ou talvez até três tubos. Estava a pensar em tubo de 75. É constante a área? Alguém sabe. Obrigado
      pleno-terminal-vmc-fluxo-duplo.png
  2.  # 2

Irá depender das áreas e dos caudais necessários nos locais em questão.
  3.  # 3

Mas como se faz esse cálculo
  4.  # 4

Colocado por: luis.Oquantos tubos tenho que ligar aos plenos terminais
    deverá colocar os que forem defenidos pelos calculos da solução tendo em consideração os caudais do equipamento e o caudal obrigatório para a divisão(ões)
  5.  # 5

A seguir, estou na estudar o mesmo

Pelo que tenho lido a nível de máquina terá de calcular os m3 da sua casa e considerando 0.5 de renovações terá de ter uma máquina com essa capacidade que não seja a trabalhar a 100%

Área x altura : ex 180*2.6= 468m3 , na teoria seria preciso uma máquina com 234 m3/hora

Não sei como se calcula as perdas e afins tendo em conta as diferentes distâncias,e também não vejo ninguém a querer explicar mas na teoria se pegar em 5 tubos cada um ficará com uma capacidade de 47m3/hora se forem todos do mesmo tamanho..

Se tiver um quarto com 20m2 precisa de 52m3/h se tiver uma sala com 40m2 já vai precisar de 104m3/h e neste caso é que acho que coloca um pleno com dois tubos ou em locais diferentes, com diferentes distâncias depois deve ser necessário regular os caudais para equilibrar as coisas

A nível de cozinha e wcs não sei se o cálculo é o mesmo, e no caso dos open spaces como lidar com as extracoes no mesmo local.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luis.O
  6.  # 6

P@rAdiS3 gostei muito da sua explicação tem lógica o que diz agora realmente como é no WC e cozinha. Alguém que saiba e possa ajudar
  7.  # 7

Colocado por: luis.OP@rAdiS3 gostei muito da sua explicação tem lógica o que diz agora realmente como é no WC e cozinha. Alguém que saiba e possa ajudar

Não sei se será a mais correcta, mas não me parece que encontre ajuda por aqui
  8.  # 8

Colocado por: luis.OEstava a pensar em tubo de 75

Tubo 75/80 ou 75/90 semi-rigido serve perfeitamente para 90% das divisões. Depois em open spaces grandes é que convém ter 2 porque o tubo de 75 fica capado no caudal.

Mas mesmos nestes casos não é obrigado a usar esses mamarrachos. Pode e deve usar 2 tubos na mesma mas com duas saídas, por exemplo em 2 cantos paralelos da sala-cozinha, para garantir uma melhor varredura e com o mesmo comprimento de tubo para não haver desequilíbrios.

Também há quem separe os tubos para garantir caudal mas depois une novamente na extremidade da boca de 125 mm (como a sua imagem), mas não gosto.
    • fabsil
    • 9 janeiro 2025 editado

# 9

Colocado por: Nostradamus

Tubo 75/80 ou 75/90 semi-rigido serve perfeitamente para 90% das divisões. Depois em open spaces grandes é que convém ter 2 porque o tubo de 75 fica capado no caudal.

Mas mesmos nestes casos não é obrigado a usar esses mamarrachos. Pode e deve usar 2 tubos na mesma mas com duas saídas, por exemplo em 2 cantos paralelos da sala-cozinha, para garantir uma melhor varredura e com o mesmo comprimento de tubo para não haver desequilíbrios.

Também há quem separe os tubos para garantir caudal mas depois une novamente na extremidade da boca de 125 mm (como a sua imagem), mas não gosto.

Por acaso, até parece melhor opçao. Na vez de unir 2 tubos numa unica boca... separar e melhorar a varredura.

Pessoalmente, nao me agrada é ter milhentas grelhas no teto. Mas com uma sanca talvez disfarce.

Já agora... quando se liga o exaustor na cozinha, isso não vai colocar a insuflação/extração do VMC em esforço? Desiquilibrada? As maquinas estão preparadas para isso?

Falo porque atualmente estou numa casa praticamente "estanque", sem VMC, sem nada (errado, eu sei)... e a força do extaustor da cozinha põe todas as pequenas frinchas para o exterior a assobiar.
  9.  # 10

luis.o

não é viável pedir para lhe fazerem o projeto, até pode ser a um aplicador certificado, depois logo via a melhor forma ao construir de deixar as coisas preparadas.
    penso que isso de estar a fazer a "olho" não é grande coisa.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10.  # 11

Colocado por: marco1luis.o

não é viável pedir para lhe fazerem o projeto, até pode ser a um aplicador certificado, depois logo via a melhor forma ao construir de deixar as coisas preparadas.
    penso que isso de estar a fazer a "olho" não é grande coisa.
    Concordam com este comentário:jorgealves
  11.  # 12

Marco até tem razão e eu pedi até um e o que me fizeram acho que foi um tubo para cada quarto no Open space foi um em cada canto da sala e cozinha. Agora acho que só leva um tubo isso não diz lá no orçamento e no WC um tubo só não será pouco.

0.0177 seg. NEW