Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal,

No seguimento de uma outra discussão relacionada com gás, decidi trocar a placa e esquentador a gás que tinha em casa por equipamentos elétricos. O motivo da minha decisão tem a ver com uma mair consciencialização dos perigos associados ao uso esquentador (fruto de toda a informação que consumi), e tendo em conta que o meu nunca funcionou a 100%- desligava-se ao fim de 5 min de funcionamento.

Adquiri um Ariston velis 50 pro, que vai ser instalado amanha. Como forma de optimizar e controlar os consumos pretendo controla-lo usando o Shelly.

A minha questão é a seguinte: este termoacumulador tem 2 depósitos independentes cada um com uma resistência de 1500W pelo que percebo. NO total ele vai debitar 1500W ou 3000W?

O serviço de apoio ao cliente da Aristo não me soube responder, e o eletricista que vai fazer a instalação também não me soube dar a certeza, mas diz que irá colocar no quadro um disjuntor de 16 aperes apenas dedicado ao Termoacumulador.

Ora eu tenho lá em casa alguns shelly 2.5, e pretendia usar um no termoacumulador. A questão é que eles permitem 10 amperes. Está ok se o aparelho debitar 1500 W. Já se debitar 3000, terei de comprar um shelly plug, mas podendo evitar gastar dinheiro.....

Obrigado desde já se me souberem esclarecer
  2.  # 2

50 Litros? Isso é curtíssimo para uma família. Lavar loiça, mais uma abertura ocasional aqui e ali...
    Alguém vai ter de lavar as joias em água fria...

O que vale é que tem pouco volume a aquecer, por isso ao fim de 1h fica pronto para outro banho.

Garantidamente que é 1500W potência total. Nunca um aparelho desses teria 2 resistências e mesmo que tivesse não seriam as duas de 1500W
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  3.  # 3

Colocado por: NostradamusAlguém vai ter de lavar as joias em água fria...
    Vou ser eu:). Era o que cabia no espaço. É um apartamento, não tenho outro espaço disponivel. Se tiver de ser diferimos o horário de banhos. N me importo de tomar mesmo antes de ir dormir, ou então de manhã. O meu banho nunca demora mais de 5 min com a água aberta (o esquentador nunca desligava comigo)

Até encontrei um de 80 L que cabia no armário, mas era à justa, e era de uma marca branca qualquer...preferi não arriscar.

Colocado por: NostradamusO que vale é que tem pouco volume a aquecer, por isso ao fim de 1h fica pronto para outro banho.
    Supostamente ele garante um banho a 45ºC a cada 45 min. Vamos ver com a gestão.

Colocado por: NostradamusGarantidamente que é 1500W potência total. Nunca um aparelho desses teria 2 resistências e mesmo que tivesse não seriam as duas de 1500W
    Muito orbigado. Sendo assim vou arriscar com este shelly 2.5, uma vez que certamente aguenta os 6-7 amperes da resistência
  4.  # 4

Afinal tem 2 resistências e 2 ânodos. Mas pelo que vejo, é na mesma 1500W máximo...
  5.  # 5

Na teoria os shelly 2.5 aguentam 10A por canal, na prática morrem muito cedo quando usam cargas altas continuamente.
    Para alimentar uma resistência elétrica durante 5-6 horas intermitentemente deve dar.
  6.  # 6

Colocado por: rjmpiresNa teoria os shelly 2.5 aguentam 10A por canal, na prática morrem muito cedo quando usam cargas altas continuamente.
    Para alimentar uma resistência elétrica durante 5-6 horas intermitentemente deve dar.
    A ideia é o termoacumulador trabalhar no máximo 4h por dia, e há dias em que nem vai trabalhar.

Mas se achar que mais vale investir os 30 euros na shelly plug, lá terá de ser. Apenas prentendia usar estes shelly 2.5 que acabei por não usar nos estores.
  7.  # 7

8.  # 8

Porque um shely 2.5 que tem 2 reles e não um simples Shelly 1/1PM com um rele apenas.
    O 1/1PM já esta rated para 16A?

Além disso, o Ariston velis pro 50 não tem controlo eletrónico por WiFi? Ou seja a alimentação não é directo para uma resistência. Ter o Shelly a ligar/desligar o aparelho poderá não surtir o efeito que quer.

Não sabemos a forma como pretende usar o shelly para o controlar, mas é ligar a desligar a certas horas, deve conseguir fazer isso directo na programação do TA.
  9.  # 9

Colocado por: hangasAlém disso, o Ariston velis pro 50 não tem controlo eletrónico por WiFi?
    Comprei a versão sem controlo por wifi, porque a app é uma C**ada e ainda por cima era mais barato 60-70 euros. Daí que penso poder controlar normalmente usando uma tomada inteligente, ou no caso um shelly.

Colocado por: hangasNão sabemos a forma como pretende usar o shelly para o controlar, mas é ligar a desligar a certas horas, deve conseguir fazer isso directo na programação do TA.
    Quero poder fazer um calendário semanal para ligar/desligar a horas específicas. E poder ligar remotamente caso decida tomar um banho fora do calendário. Além disso, pretendo manter um registo dos consumos do aparelho, de modo a adaptar comportamentos, contrato eletricidade a uma utilização mais eficiente.

Colocado por: hangasPorque um shely 2.5 que tem 2 reles e não um simples Shelly 1/1PM com um rele apenas.
    Eu sei disso. Simplesmente já tenho os shely 2.5 e não teria de gastar dinheiro em outro aparelho. Ou seja usaria apenas um dos relés, que pelo que li, aguenta ate 10 A. É um problema?
  10.  # 10

Colocado por: hangasPorque um shely 2.5 que tem 2 reles e não um simples Shelly 1/1PM com um rele apenas.
    O 1/1PM já esta rated para 16A?

Porque

Colocado por: HAL_9000eu tenho lá em casa alguns shelly 2.5
    Concordam com este comentário: HAL_9000, hangas
  11.  # 11

Colocado por: HAL_9000A ideia é o termoacumulador trabalhar no máximo 4h por dia, e há dias em que nem vai trabalhar.

Mas se achar que mais vale investir os 30 euros na shelly plug, lá terá de ser. Apenas prentendia usar estes shelly 2.5 que acabei por não usar nos estores.

Eu utilizava a mesma lógica que estás a usar.. se tivesse cá por casa o 2.5, era esse que usava.
    Concordam com este comentário: hangas
  12.  # 12

Colocado por: HAL_9000Quero poder fazer um calendário semanal para ligar/desligar a horas específicas. E poder ligar remotamente caso decida tomar um banho fora do calendário. Além disso, pretendo manter um registo dos consumos do aparelho, de modo a adaptar comportamentos, contrato eletricidade a uma utilização mais eficiente.

É a maior utilidade que vejo na app da Shelly, tenho dezenas de programações feitas, que estão à distancia de meia dúzia de cliques na app, e posso faze-lo em qqr sítio desde que tenha acesso À internet.
    Desde a programação dos estores, luzes, rega, abertura de portões.. etc e tal.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    • hangas
    • 9 janeiro 2025 editado

# 13

Sim, se já tem o 2.5 faz sentido reusar.. é so porque o 2.5 é um um bocado desperdício para esse fim. Tem 2 reles e outros modos de operação (tipo modo estores).

E um shelly 1PM custa uns 15Eur custa uns 30Eur. Mas sim.. já existindo e não estando a uso, custa 0 :)

A 1500W não será um problema para os 10A.

Eu tenho um Lydos Hybrid que também "puxa" 1500W no máximo, mas tenho-o pendurado num shelly 1PM (16A) por isso não é um bom exemplo. Mas está lá ha 2 anos sem qualquer problema.
  13.  # 14

Colocado por: rjmpiresDesde a programação dos estores
    Eu comprei estes precisamente para controlar os estores. Mas como tenho instalado o sistema abaixo da efapel, não consegui fazer a ligação.

https://www.gerafluxo.com/p/comando-local-de-persiana-com-sensor-ir-ef21312/?gad_source=1&gclid=CjwKCAiAhP67BhAVEiwA2E_9gxAn9_mlCuhUfmIxm4erpvbbncFivXM6urHztAxgbi9lLXpTV48H3hoC3OYQAvD_BwE

Mas é exatamente isso. Poder fazer programações, que no caso de um aparelho como o termoacumulador, pode permitir poupar bastante dinheiro em eletricidade.
  14.  # 15

Colocado por: HAL_9000Mas é exatamente isso. Poder fazer programações, que no caso de um aparelho como o termoacumulador, pode permitir poupar bastante dinheiro em eletricidade.

Sim, so o monitorizar já acrescenta valor.

O meu como tem BC, está sempre ON no shell, é mesmo só para monitorizar.
    Embora a APP seja uma caca, dá para usar a "API" para ligar/desligar o modo boost quando tenho excedente solar.
  15.  # 16

Colocado por: HAL_9000Mas como tenho instalado o sistema abaixo da efapel, não consegui fazer a ligação.

As ligações ao motor não são iguais aos outros interruptores?
    O IR é entre o interruptor e o motor ou entre o interruptor e um comando?
  16.  # 17

Só um aparte para ter cuidado nos cálculos:

- As resistências de aquecimento, enquanto estão frias, têm uma resistência muito mais pequena do que à temperatura nominal. Durante o arranque é normal ter picos de corrente da ordem de umas 6 vezes superior que a corrente nominal;

- Essas resistências são bobinadas, têm uma indutância que, no momento de corte do relé, pode gerar uma força contra-eletromotriz muito superior à tensão da rede.

Por estas e por outras é que os relés podem estar a morrer mais cedo do que a mera aplicação da lei de Ohm e lei de Joule faria prever.
  17.  # 18

Sim, e por isso é que muitas vezes dizem para colocar um condensador em paralelo...
  18.  # 19

Colocado por: rjmpiresAs ligações ao motor não são iguais aos outros interruptores?
    Penso que sim, e se não me engano têm um fio a mais para fazer ligação a um comando central que abre e fecha os estores todos de uma vez. De qualquer forma quando andava a estudar a questão dei conta que ha duas janelas, em que volta e meia o estore encrava, e portanto desisti da ideia de fazer a abertura à distância, correndo o risco de partir algum estore, pelo menos enquanto a casa estiver na garantia.

O IR é para o comando
    Concordam com este comentário: rjmpires
  19.  # 20

Colocado por: ClioII- Essas resistências são bobinadas, têm uma indutância que, no momento de corte do relé, pode gerar uma força contra-eletromotriz muito superior à tensão da rede.

Por estas e por outras é que os relés podem estar a morrer mais cedo do que a mera aplicação da lei de Ohm e lei de Joule faria prever.
    E além de poder matar o relé, existe algum perigo associado, sobreaquecimento, incendio?

0.0232 seg. NEW