Colocado por: NostradamusAlguém vai ter de lavar as joias em água fria...Vou ser eu:). Era o que cabia no espaço. É um apartamento, não tenho outro espaço disponivel. Se tiver de ser diferimos o horário de banhos. N me importo de tomar mesmo antes de ir dormir, ou então de manhã. O meu banho nunca demora mais de 5 min com a água aberta (o esquentador nunca desligava comigo)
Colocado por: NostradamusO que vale é que tem pouco volume a aquecer, por isso ao fim de 1h fica pronto para outro banho.Supostamente ele garante um banho a 45ºC a cada 45 min. Vamos ver com a gestão.
Colocado por: NostradamusGarantidamente que é 1500W potência total. Nunca um aparelho desses teria 2 resistências e mesmo que tivesse não seriam as duas de 1500WMuito orbigado. Sendo assim vou arriscar com este shelly 2.5, uma vez que certamente aguenta os 6-7 amperes da resistência
Colocado por: rjmpiresNa teoria os shelly 2.5 aguentam 10A por canal, na prática morrem muito cedo quando usam cargas altas continuamente.A ideia é o termoacumulador trabalhar no máximo 4h por dia, e há dias em que nem vai trabalhar.
Para alimentar uma resistência elétrica durante 5-6 horas intermitentemente deve dar.
Colocado por: hangasAlém disso, o Ariston velis pro 50 não tem controlo eletrónico por WiFi?Comprei a versão sem controlo por wifi, porque a app é uma C**ada e ainda por cima era mais barato 60-70 euros. Daí que penso poder controlar normalmente usando uma tomada inteligente, ou no caso um shelly.
Colocado por: hangasNão sabemos a forma como pretende usar o shelly para o controlar, mas é ligar a desligar a certas horas, deve conseguir fazer isso directo na programação do TA.Quero poder fazer um calendário semanal para ligar/desligar a horas específicas. E poder ligar remotamente caso decida tomar um banho fora do calendário. Além disso, pretendo manter um registo dos consumos do aparelho, de modo a adaptar comportamentos, contrato eletricidade a uma utilização mais eficiente.
Colocado por: hangasPorque um shely 2.5 que tem 2 reles e não um simples Shelly 1/1PM com um rele apenas.Eu sei disso. Simplesmente já tenho os shely 2.5 e não teria de gastar dinheiro em outro aparelho. Ou seja usaria apenas um dos relés, que pelo que li, aguenta ate 10 A. É um problema?
Colocado por: hangasPorque um shely 2.5 que tem 2 reles e não um simples Shelly 1/1PM com um rele apenas.
O 1/1PM já esta rated para 16A?
Colocado por: HAL_9000eu tenho lá em casa alguns shelly 2.5
Colocado por: HAL_9000A ideia é o termoacumulador trabalhar no máximo 4h por dia, e há dias em que nem vai trabalhar.
Mas se achar que mais vale investir os 30 euros na shelly plug, lá terá de ser. Apenas prentendia usar estes shelly 2.5 que acabei por não usar nos estores.
Colocado por: HAL_9000Quero poder fazer um calendário semanal para ligar/desligar a horas específicas. E poder ligar remotamente caso decida tomar um banho fora do calendário. Além disso, pretendo manter um registo dos consumos do aparelho, de modo a adaptar comportamentos, contrato eletricidade a uma utilização mais eficiente.
Colocado por: rjmpiresDesde a programação dos estoresEu comprei estes precisamente para controlar os estores. Mas como tenho instalado o sistema abaixo da efapel, não consegui fazer a ligação.
Colocado por: HAL_9000Mas é exatamente isso. Poder fazer programações, que no caso de um aparelho como o termoacumulador, pode permitir poupar bastante dinheiro em eletricidade.
Colocado por: HAL_9000Mas como tenho instalado o sistema abaixo da efapel, não consegui fazer a ligação.
Colocado por: rjmpiresAs ligações ao motor não são iguais aos outros interruptores?Penso que sim, e se não me engano têm um fio a mais para fazer ligação a um comando central que abre e fecha os estores todos de uma vez. De qualquer forma quando andava a estudar a questão dei conta que ha duas janelas, em que volta e meia o estore encrava, e portanto desisti da ideia de fazer a abertura à distância, correndo o risco de partir algum estore, pelo menos enquanto a casa estiver na garantia.
Colocado por: ClioII- Essas resistências são bobinadas, têm uma indutância que, no momento de corte do relé, pode gerar uma força contra-eletromotriz muito superior à tensão da rede.E além de poder matar o relé, existe algum perigo associado, sobreaquecimento, incendio?
Por estas e por outras é que os relés podem estar a morrer mais cedo do que a mera aplicação da lei de Ohm e lei de Joule faria prever.