Colocado por: WAraujoA não ser que as colocasse em perfis ômega!!
Colocado por: WAraujomanta de isolamento térmico refletora
Colocado por: handelusnovo produto da marca Aero Therm
Colocado por: WAraujoJá pensei nessas placas (com isolamento integrado), mas queria que fosse uma parede autoportante por causa da colocação do azulejo. A não ser que as colocasse em perfis ômega!!
Colocado por: LrLisboa
Não sei o que é, tem exemplo?
Colocado por: Piafinho>
Eu quanto estive a considerar a hipotese de isolamento interior estava a pensar colocar o seguinte:
- Paredes exteriores que nao tem de colocar azuleijo:
Utherm Wall K Gyp H.
4cm PIR (lambda 0,022) + 1,2cm de gesso hidrofogo.
Resistencia declarada: 1,85
Preço, algo como 25€/m2
- Paredes exteriores para colar azuleijos (no meu caso WC)
Kerdi-board
5cm (EPS?) Com lambda de 0,037
Resistencia aproximadamente 1,35
Preço, algo como 60€/m2
Ambos os materiais seriam colados diretamente a parede exterior. ou seja, nao perdia espaço com perfis.
Colocado por: WAraujoQue solução optou? ETICS?
Colocado por: WAraujo
Sabe de certeza, devo ter utilizado um termo menos correto:
https://www.boltherm.com/isolamento-termico/
Colocado por: PiafinhoDo que investiguei o produto é baseado em Aerogel.
o Aerogel tem um lambda na ordem de 0,013. Para colar tem de estar combinado com outros materiais que supostamente tem bastante menos resistencia. Mas, vamos ignorar isso.
Supostamente o aerotherm é uma especie de reboco interior.
A ideia é que 1mm de "reboco" Aero Therm é suficiente.
Do que vi online, 30L de aerotherm custa algo como 1000 euros. 1000/30 = 33 euros por m2.
Se o Aero Therm fosse 100% aerogel, 1mmm teria uma resistencia termica de 0,08.
Com aerogel, numa parede dupla nao isolada estariamos a passar de uma resistencia de algo como 1 para 1,08 (U= 0,92)
A referencia é que uma parede isolada deveria ter um U de 0,4.
Isso corresponde a uma resistencia termica de 2,5.
Justifica pagar 33 euros ou mesmo metade disso por m2 para tão pouca melhoria?
Acho que nao.
Colocado por: handelus1. Os preços do aero-therm aqui mencionados estão um pouco fora da realidade. Eu sei de experiencia que são abaixo desses valores :)
Colocado por: handelus2. O Aerotherm é um revestimento isolante por reflexão, visto que o valor lambda (1 mm) não faz grande diferença,a RT só se torna importante se o isolamento em causa for de vários cm de espessura
Colocado por: handelusQuanto ao preço, posso adiantar que varia entre 15 € e 18 € /litro mais IVA. Isso dependendo da quantidade.
Colocado por: handelusO revestimento aero-therm não é um material de resistir à condução de calor mas sim um material que funciona por reflexão.
Colocado por: Piafinho
Eu quanto estive a considerar a hipotese de isolamento interior estava a pensar colocar o seguinte:
- Paredes exteriores que nao tem de colocar azuleijo:
Utherm Wall K Gyp H.
4cm PIR (lambda 0,022) + 1,2cm de gesso hidrofogo.
Resistencia declarada: 1,85
Preço, algo como 25€/m2
- Paredes exteriores para colar azuleijos (no meu caso WC)
Kerdi-board
5cm (EPS?) Com lambda de 0,037
Resistencia aproximadamente 1,35
Preço, algo como 60€/m2
Ambos os materiais seriam colados diretamente a parede exterior. ou seja, nao perdia espaço com perfis.
Colocado por: PiafinhoSeria interessante ter opiniões de quem realmente é da área.
Colocado por: LrLisboa😅 Leve cheirinho a banha de cobra?