Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,
    Inicio um tópico com um título existente, mas para o qual não consigo dar continuidade.

Quero isolar uma parede exterior pelo interior, (bloco de 20/25) sem isolamento, numa casa que adquiri. Já fiz várias pesquisas, consultas, mas ainda não estou confiante/contente com nenhuma solução.

Critérios:
    - poupar espaço;
    - isolamento térmico;
    - possibilidade de colocar cerâmica;
    - considerar zona sujeita a humidade (mesmo que não seja);

Possibilidades:
    - Parede autoportante;
    - Sistema ETICS;

O sistema ETICS parece mais barato, mas para quem não percebe do assunto, é mais complicado! E não sei se é o melhor!

Sistema idealizado (ver imagem):

- Caixa ar (5-10 mm)
    - Montantes (48 mm) -> espaçados 400 mm em formato "H"
    - XPS 20 mm + Lã mineral (colocados no interior dos montantes)
    - BPV (Barreira pára-vapor)
    - Placa gesso cartonado (13-15 mm)
    - (Azulejo) - 8 mm

(em vez de colocar o XPS no interior dos montantes, também podia colocar uma manta de isolamento térmico refletora - a ideia, do XPS/manta, era criar uma barreira contínua "impermeável" atrás dos perfis - entre os perfis e a caixa de ar)

Comentários críticos?
      Opção1.jpeg
  2.  # 2

Ok,
    Para fazer o corte térmico dos montantes, já que a lã mineral entre montantes não o faz, sugiro que o isolamento seja atrás dos montantes. Ou o xps atrás dos montantes e a lã entre montantes.

Mas se a primeira premissa é poupar espaço então a melhor solução são as placas de gesso cartonado que já trazem isolamento. Com esta solução garante a continuidade do isolamento térmico.
    O mais usual são placas con eps, mas há outras soluções melhores. Consulte os fabricantes e veja os fornecedores perto de si.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: WAraujo
  3.  # 3

Obrigado LrLisboa.

Já pensei nessas placas (com isolamento integrado), mas queria que fosse uma parede autoportante por causa da colocação do azulejo. A não ser que as colocasse em perfis ômega!!

E a opção de colocar uma manta de isolamento térmico refletora atrás dos perfis para "minimizar" a questão das pontes térmicas, absurdo?

Nota: A BPV será o papel Kraft da manta de lã mineral!
  4.  # 4

Boa tarde.
    Eu sugiro que equacione a possibilidade de analizar o novo produto da marca Aero Therm. É uma argamassa de barramento interior muito versatil e com grandes propriedades termicas.
    Resolve o problema da ponte termica e especilamente a falta de espaço.
    http://en.thermoindustry.com/
    Contato do fornecedor
    +351 965 105 000
  5.  # 5

Colocado por: WAraujoA não ser que as colocasse em perfis ômega!!

Não, então mais vale como tinha pensado.

Colocado por: WAraujomanta de isolamento térmico refletora

Não sei o que é, tem exemplo?

Colocado por: handelusnovo produto da marca Aero Therm

Não encontro o valor da resistência térmica na ficha técnica
  6.  # 6

Do que investiguei o produto é baseado em Aerogel.
    o Aerogel tem um lambda na ordem de 0,013. Para colar tem de estar combinado com outros materiais que supostamente tem bastante menos resistencia. Mas, vamos ignorar isso.

Supostamente o aerotherm é uma especie de reboco interior.
    A ideia é que 1mm de "reboco" Aero Therm é suficiente.
    Do que vi online, 30L de aerotherm custa algo como 1000 euros. 1000/30 = 33 euros por m2.

Se o Aero Therm fosse 100% aerogel, 1mmm teria uma resistencia termica de 0,08.

Com aerogel, numa parede dupla nao isolada estariamos a passar de uma resistencia de algo como 1 para 1,08 (U= 0,92)

A referencia é que uma parede isolada deveria ter um U de 0,4.
    Isso corresponde a uma resistencia termica de 2,5.

Justifica pagar 33 euros ou mesmo metade disso por m2 para tão pouca melhoria?
    Acho que nao.
    Concordam com este comentário: WAraujo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LrLisboa, Zé Meirinho
  7.  # 7

Colocado por: WAraujoJá pensei nessas placas (com isolamento integrado), mas queria que fosse uma parede autoportante por causa da colocação do azulejo. A não ser que as colocasse em perfis ômega!!

Eu quanto estive a considerar a hipotese de isolamento interior estava a pensar colocar o seguinte:

- Paredes exteriores que nao tem de colocar azuleijo:
    Utherm Wall K Gyp H.
    4cm PIR (lambda 0,022) + 1,2cm de gesso hidrofogo.
    Resistencia declarada: 1,85
    Preço, algo como 25€/m2

- Paredes exteriores para colar azuleijos (no meu caso WC)
    Kerdi-board
    5cm (EPS?) Com lambda de 0,037
    Resistencia aproximadamente 1,35
    Preço, algo como 60€/m2

Ambos os materiais seriam colados diretamente a parede exterior. ou seja, nao perdia espaço com perfis.
  8.  # 8

Colocado por: LrLisboa
    Não sei o que é, tem exemplo?

Sabe de certeza, devo ter utilizado um termo menos correto:

https://www.boltherm.com/isolamento-termico/
  9.  # 9

Colocado por: Piafinho>

Eu quanto estive a considerar a hipotese de isolamento interior estava a pensar colocar o seguinte:

Utherm Wall K Gyp H.
    Preço, algo como 25€/m2

Kerdi-board
    Preço, algo como 60€/m2

Ambos os materiais seriam colados diretamente a parede exterior. ou seja, nao perdia espaço com perfis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:WAraujo

Obrigado pela partilha. Vou registar, e fazer contas! A médio prazo quero colocar o sistema ETICS, mas para já faço qualquer coisa naquela parede!

Que solução optou? ETICS?
  10.  # 10

Colocado por: WAraujoQue solução optou? ETICS?

Ainda nao avancei com isso. Mas será essa a ideia sim.
  11.  # 11

Colocado por: WAraujo

Sabe de certeza, devo ter utilizado um termo menos correto:

https://www.boltherm.com/isolamento-termico/

Obrigado, sei o que é afinal. Mas não sei dizer se funcionará para o efeito, pode ser que apareça alguém que possa ajudar.
  12.  # 12

Colocado por: PiafinhoDo que investiguei o produto é baseado em Aerogel.
    o Aerogel tem um lambda na ordem de 0,013. Para colar tem de estar combinado com outros materiais que supostamente tem bastante menos resistencia. Mas, vamos ignorar isso.

Supostamente o aerotherm é uma especie de reboco interior.
    A ideia é que 1mm de "reboco" Aero Therm é suficiente.
    Do que vi online, 30L de aerotherm custa algo como 1000 euros. 1000/30 = 33 euros por m2.

Se o Aero Therm fosse 100% aerogel, 1mmm teria uma resistencia termica de 0,08.

Com aerogel, numa parede dupla nao isolada estariamos a passar de uma resistencia de algo como 1 para 1,08 (U= 0,92)

A referencia é que uma parede isolada deveria ter um U de 0,4.
    Isso corresponde a uma resistencia termica de 2,5.

Justifica pagar 33 euros ou mesmo metade disso por m2 para tão pouca melhoria?
    Acho que nao.
    Concordam com este comentário:WAraujo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:LrLisboa,Zé Meirinho

Boa tarde.
    Preciso fazer uma observação.
    1. Os preços do aero-therm aqui mencionados estão um pouco fora da realidade. Eu sei de experiencia que são abaixo desses valores :)

2. O Aerotherm é um revestimento isolante por reflexão, visto que o valor lambda (1 mm) não faz grande diferença,a RT só se torna importante se o isolamento em causa for de vários cm de espessura.
  13.  # 13

Colocado por: handelus1. Os preços do aero-therm aqui mencionados estão um pouco fora da realidade. Eu sei de experiencia que são abaixo desses valores :)

Se tem experiencia, entao seria interessante partilhar a gama de valores. Penso que é para partilhar essas experiencias que este forum serve.

Colocado por: handelus2. O Aerotherm é um revestimento isolante por reflexão, visto que o valor lambda (1 mm) não faz grande diferença,a RT só se torna importante se o isolamento em causa for de vários cm de espessura

Eu nao sou da area, mas do que tenho visto, os outros materiais apresentam termos como lambda, RT e U.
    Por exemplo, o Boltherm 121P que também se baseia num principio de reflexão, apresenta na sua ficha tecnica valores de condutividade (0,028) resistência termica (1,05) e reflexão (95%).

Consegue partilhar fichas tecnicas / Certificações com este tipo de informação?
    É que na ficha tecnica do Aero-therm que encontrei nao vi nada deste genero.
    Apenas valores, a meu ver subjectivos, obtidos de uma experiência efectuada.
  14.  # 14

Tem esta solução também. Pode ser colado à parede existente se ela estiver em condições e nem precisa de montantes. Se quiser mesmo fazer a caixa de ar, pode fixar aos montantes.
  15.  # 15

Boas,
    O revestimento aero-therm não é um material de resistir à condução de calor mas sim um material que funciona por reflexão.

Quanto ao preço, posso adiantar que varia entre 15 € e 18 € /litro mais IVA. Isso dependendo da quantidade.
    Podem pedir mais informaçoes para o fornecedor 965105000.
    Cumprimentos
  16.  # 16

Colocado por: handelusQuanto ao preço, posso adiantar que varia entre 15 € e 18 € /litro mais IVA. Isso dependendo da quantidade.

Obrigado pelo valor.
    Assumindo 1mm de espessura então 1 litro = 1 m2.
    Ou seja, entre 18.45 e 22 euros com iva por m2 de parede.

Colocado por: handelusO revestimento aero-therm não é um material de resistir à condução de calor mas sim um material que funciona por reflexão.

As peliculas baixo emissivo, também se baseiam-se nesse principio.
    Mas têm valores de emissividade semelhantes ao aluminio. algo como 0.05.
    Isso permite passar uma janela de vidro duplo de um U=2.7 para U=1.0

Se vir a emissividade na ficha tecnica do aero-therm temos um valor de 0.93.

0.93 é superior a emissividade do vidro simples usado em Janelas.

Pela Lei de Kirshoff da radiação termica, na melhor das hipoteses a reflectividade deste produto seria 7%.
    Muito longe dos >95% que se espera dos materiais que funcionam por reflexão.

Mas posso estar redondamente enganado. Seria interessante ter opiniões de quem realmente é da área.
  17.  # 17

Colocado por: Piafinho

Utherm Wall K Gyp H.
    Preço, algo como 25€/m2

Kerdi-board
    Preço, algo como 60€/m2

Estas pessoas agradeceram este comentário:WAraujo

Piafinho, pode pff indicar o contacto/onde obter Utherm Wall K Gyp H ?

Estou igualmente a considerar a hipotese de isolamento pelo interior e os materiais que indicou chamaram a minha atencao.

O meu obrigado desde ja!
    Concordam com este comentário: WAraujo
  18.  # 18

Colocado por: PiafinhoSeria interessante ter opiniões de quem realmente é da área.

Testes certificados já feitos em 2014.
    Não vendo o produto 😉
  19.  # 19

😅 Leve cheirinho a banha de cobra?
  20.  # 20

Colocado por: LrLisboa😅 Leve cheirinho a banha de cobra?

Não vejo porquê quando estamos a falar de testes realizado por uma instituição com toda a credibilidade na Europa!

0.0203 seg. NEW