Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Preciso da vossa ajuda para o seguinte.
    Tenho 2 móveis de WC suspensos para instalar na minha casa e queria as vossas recomendações para evitar surpresas no que toca a furar a cerâmica.
    O azulejo tem a dimensão de 40/98cm e já me disseram que devo ter cuidado na escolha da broca para não partir o revestimento.
    Para além da broca específica, que outras recomendações devo considerar?
    Em conversa no fim de semana com o vizinho, o mesmo referiu que no caso dele, após tentativa, partiu a broca de cerâmica ao tentar furar, pelo que utilizou uma broca normal e não teve problemas, porém o azulejo é mais pequeno não sei se interfere.

Agradeço desde já a vossa ajuda.
    Obrigado
  2.  # 2

que tipo de cerâmica tem ? branca vermelha ou grés porcelanato?
  3.  # 3

Use uma broca para alvenaria (ponta diamantada). Bata primeiro levemente na cerâmica e certifique-se que não tem zonas ocas no tardoz, e evite furar nessas zonas porque pode partir o cerâmico.
    Para furar é aconselhado não começar a furar a peça na posição de percussão (martelo) para evitar partir ou esfarelar a superfície da cerâmica, passada esta fase pode utilizar a função martelo caso a superfície seja muito dura e ofereça muita resistência.
  4.  # 4

Ontem usei brocas de alvenaria, com ponta diamantada, comecei sem modo percussão mas não deu jeito nenhum, não furava. Depois passei para percussão e lá consegui furar.

O problema é que esmilhei a cerâmica em alguns dos lados aquando utilização da percussão. Não há brocas mesmo específicas?
  5.  # 5

Fiz dezenas de furos com este tipo de brocas e nunca tive problemas.
    Após furar o azulejo trocava para uma broca normal e continuava a perfurar.
    Apenas é preciso ter algum cuidado com o tempo de perfuração pois estas pontas são mais sensíveis ao calor e podem partir.
    Concordam com este comentário: cesarl
    • vda87
    • 20 janeiro 2025 editado

# 6

Colocado por: larkheque tipo de cerâmica tem ? branca vermelha ou grés porcelanato?

É branca.
    Há partida, não haverá zonas ocas, pois foram colocados com dupla colagem h40.
    Já ouvi falar em colocar fita adesiva no sítio a furar, para a broca não escorregar. Será boa técnica?
  6.  # 7

Colocado por: vda87Já ouvi falar em colocar fita adesiva no sítio a furar, para a broca não escorregar. Será boa técnica?

Poderá ser, de preferência fita masking (papel).
  7.  # 8

8.  # 9

Colocado por: TicMicNão há brocas mesmo específicas?

Se for uma broca de qualidade, utilizando refrigeração/lubrificação (água para evitar sobreaquecimento e destruição do diamantado), não há motivo nenhum para não conseguir furar a parte da cerâmica sem utilizar percussão/martelo, para evitar estragos na peça.
  9.  # 10

Use as brocas que o User rjmpires falou, são próprias para vidro/porcelanato. Aquilo como é pontiagudo é uma maravilha para apontar, super simples mesmo para uma pessoa com pouca experiência como eu.
  10.  # 11

Colocado por: vda87

É branca.
    Há partida, não haverá zonas ocas, pois foram colocados com dupla colagem h40.
    Já ouvi falar em colocar fita adesiva no sítio a furar, para a broca não escorregar. Será boa técnica?

Sendo branca para ajudar pode colocar um pouco de fita de papel ou mesmo plástico para ajudar a não escorregar e pode usar uma broca normal de Betão e o berbequim sem percussão pelo menos ate furar a peça.
  11.  # 12

cá em casa fui eu que furei os azulejos todos para colocar os acessórios na casa de banho e tem pouco ciência. Na falta de um pequeno punção, usei um prego para "partir" o vidrado, para a broca não saltar. depois é começar com uma broca fina e depois acabar com a broca certa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0139 seg. NEW