Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros, preciso de uma UPS, porque tenho uns instrumentos musicais, e penso que por instabilidade na rede elétrica tenho muito ruído..

O que preciso de ter em conta?

Não percebo nada de amperagem, eletricidades zero..
    Só sei escolher pelo preço.
  2.  # 2

Colocado por: Bragas Vinstrumentos musicais

Quais são os instrumentos e quais são os ruídos?
  3.  # 3

Colocado por: Bragas VCaros, preciso de uma UPS, porque tenho uns instrumentos musicais, e penso que por instabilidade na rede elétrica tenho muito ruído..

Os instrumentos isoladamente manifestam esse ruído?

A esmagadora maioria das vezes o ruído vem das interconexões dos diferentes aparelhos (mesas de mistura, pedais de efeitos, prés, midis, etc...).
  4.  # 4

Estamos a falar de um baixo, por exemplo.

Faz uma espécie de ruído de terra.. até porque quando toco numa parte metálica, parte do ruído desaparece..

No entanto já comprei uma tomada específica, que indica a existência de ligação de terra adequado..

Acontece que neste momento fica praticamente impossível utilizar, tal é o ruído.

Estamos a falar de ligação direta, sem pedais ou outros cabos..

O eletricista disse que resolveria com uma UPS.. mas há dezenas..
  5.  # 5

Ou seja, quando replica o set que utiliza noutro local não faz barulho?
  6.  # 6

Noutro local que não a minha casa.. mas na minha casa já testei em 3 ou 4 sítios diferentes e faz barulho em todos..

Até agora só fazia com o amp a válvulas, agora até no practice amp faz.

Entretanto coloquei umas lâmpadas Wi-Fi, mas um medido de temperatura Wi-Fi e chegue a pensar que pudessem ser interferências.. mas não me parece..

Comprei uma tomada Black Lion Audio.. MAs mantém-se..
  7.  # 7

Ok, eu não toco instrumentos "elétricos" mas vou ver se algum amigo consegue ajudar. Ou já tem a certeza que uma ups é a solução?
  8.  # 8

Não tenho..
    Estava a pensar comprar, experimentar, e se não funcionar, devolvo no dia seguinte.

Agradeço
  9.  # 9

Colocado por: Bragas VFaz uma espécie de ruído de terra.. até porque quando toco numa parte metálica, parte do ruído desaparece..

Colocado por: Bragas VNoutro local que não a minha casa.. mas na minha casa já testei em 3 ou 4 sítios diferentes e faz barulho em todos..

Isso está a apanhar interferência.
    O que está a fazer de antena para essa interferência é, tipicamente, um de dois pontos:
    * O cabo
    * O pickup da guitarra

De onde vem a interferência é que é difícil de despistar. Até pode vir de uma mera lâmpada fluorescente, ou CFL, fonte de alimentação de qq aparelho...

(esta discussão deveria ser mudada para a sua própria thread)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 10

Colocado por: ClioII

(esta discussão deveria ser mudada para a sua própria thread)

Sim, MAs isto começou com uma sugestão para uma UPS.. neste momento já estamos a desvirtuar o tópico realmente.
  11.  # 11

Colocado por: Bragas VCaros, preciso de uma UPS, porque tenho uns instrumentos musicais, e penso que por instabilidade na rede elétrica tenho muito ruído..

Instabilidade na rede elétrica por si só não me parece o caso, mas antes algo que tem na sua casa que pode estar a injetar esse ruído. Como já foi referido, tenha atenção a todos os restantes equipamentos que tem ligados, incluindo a iluminação, seja fluorescente ou não.
    Se como refere, noutra casa que não a sua e com o mesmo equipamento não tem esse problema, eu até fazia o seguinte: Desligue tudo o que poder em casa no quadro (incluindo circuitos de iluminação), nem que seja por um minuto só para fazer o teste. Deixe apenas o circuito referente a esse equipamento ligado, e faça o teste. Se resolver, vá ligando os restantes circuitos da casa até perceber o responsável.

Se tivesse a utilizar mais algum equipamento para além do amp (uma mesa de mistura por ex.), principalmente se ligados em diferentes tomadas, e em combinação com os cabos de som "errados", podia gerar esse problema (pesquise por ground loop).

Se se tratasse de uma interferência por campo eletromagnético (gerado pela própria instalação elétrica de casa), por vezes o simples facto de mudar de posição relativa dentro da sala pode melhorar/piorar esse ruido. Radio frequências (RF) são outro problema.

Colocado por: Bragas VFaz uma espécie de ruído de terra.. até porque quando toco numa parte metálica, parte do ruído desaparece..

Se o ruído desaparece quando toca na ponte ou nas cordas (partes metálicas), presumivelmente existe um efeito capacitivo entre o seu corpo e a sua instalação elétrica, pelo que ao tocar nas partes metálicas, o instrumento fica a servir de circuito de terra para o seu corpo... em teoria, pois se diz que noutras casas não acontece isso (características diferentes nas outras instalações).

Sobre as UPS... nunca se pode dizer nunca, mas não creio que isso resolva o problema. UPS sempre podem ter algum filtro, mas a sua função passará mais por estabilizar flutuações da rede elétrica e não tanto filtrar ruídos.

Eu apostava mais em explorar uma solução deste tipo (ligações balanceadas resolvem muitos problemas, mas terá de pesquisar melhor se seria adequado para a sua questão):
    https://www.thomann.de/pt/di_box.html

Ou um noise gate.
  12.  # 12

Não percebo nada disso mas estava a ler o tópico e veio me uma ideia a cabeça que se for muito descabida sintam-se a vontade para me mandar pastar lol

Não tem nenhum daqueles aparelhos que transmitem Wi-Fi ou net ou lá o que é pela rede elétrica? Ou módulos de lâmpadas/ interruptores inteligentes que possivelmente também se comuniquem através da rede e possam estar a causar esse ruído
  13.  # 13

Colocado por: Ruikode
    Instabilidade na rede elétrica por si só não me parece o caso, mas antes algo que tem na sua casa que pode estar a injetar esse ruído. Como já foi referido, tenha atenção a todos os restantes equipamentos que tem ligados, incluindo a iluminação, seja fluorescente ou não.
    Se como refere, noutra casa que não a sua e com o mesmo equipamento não tem esse problema, eu até fazia o seguinte: Desligue tudo o que poder em casa no quadro (incluindo circuitos de iluminação), nem que seja por um minuto só para fazer o teste. Deixe apenas o circuito referente a esse equipamento ligado, e faça o teste. Se resolver, vá ligando os restantes circuitos da casa até perceber o responsável.

Se tivesse a utilizar mais algum equipamento para além do amp (uma mesa de mistura por ex.), principalmente se ligados em diferentes tomadas, e em combinação com os cabos de som "errados", podia gerar esse problema (pesquise por ground loop).

Se se tratasse de uma interferência por campo eletromagnético (gerado pela própria instalação elétrica de casa), por vezes o simples facto de mudar de posição relativa dentro da sala pode melhorar/piorar esse ruido. Radio frequências (RF) são outro problema.

Se o ruído desaparece quando toca na ponte ou nas cordas (partes metálicas), presumivelmente existe um efeito capacitivo entre o seu corpo e a sua instalação elétrica, pelo que ao tocar nas partes metálicas, o instrumento fica a servir de circuito de terra para o seu corpo... em teoria, pois se diz que noutras casas não acontece isso (características diferentes nas outras instalações).

Sobre as UPS... nunca se pode dizer nunca, mas não creio que isso resolva o problema. UPS sempre podem ter algum filtro, mas a sua função passará mais por estabilizar flutuações da rede elétrica e não tanto filtrar ruídos.

Eu apostava mais em explorar uma solução deste tipo (ligações balanceadas resolvem muitos problemas, mas terá de pesquisar melhor se seria adequado para a sua questão):
    https://www.thomann.de/pt/di_box.html

Ou um noise gate.

Ja vi que temos aqui mais músicos. :-)

Obrigado pelas dicas.

Vou testar?

Em relação à DI, não me faz muito sentido colocar a DI entre o instrumento e o amplificador.. faria de ligasse a uma mesa de mistura por exemplo.

Vou testar o noise gate.

Colocado por: parente94Não percebo nada disso mas estava a ler o tópico e veio me uma ideia a cabeça que se for muito descabida sintam-se a vontade para me mandar pastar lol

Não tem nenhum daqueles aparelhos que transmitem Wi-Fi ou net ou lá o que é pela rede elétrica? Ou módulos de lâmpadas/ interruptores inteligentes que possivelmente também se comuniquem através da rede e possam estar a causar esse ruído

Na realidade tenho lâmpadas inteligentes, tenho um sensor wi-fi de medição de humidade e temperatura. Vou verificar também.

Posso estar confuso, mas creio que este ruído começou quando alterei o contrato de eletricidade de trifásico para monofásico.
  14.  # 14

Colocado por: ClioII* O cabo

Experimente com diferentes cabos.
    Há deles que são muito mauzinhos, apesar do bom aspeto exterior com preços "upa-upa".

Um teste que pode fazer é usar um cabo muito muito curto, tipo um "patch" de um palmo (só para efeitos de ensaios, porque para tocar não dá jeito nenhum evidentemente). Veja se com isso o ruído diminui. Se sim, já tem uma "lead".

Mantenha os cabos de sinal de áudio bem espaçados e bem longe dos cabos de alimentação.
  15.  # 15

Assim fica mais organizado e fica um espaço para a área 👍
    Concordam com este comentário: Ruikode, LrLisboa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  16.  # 16

Colocado por: Vítor MagalhãesAssim fica mais organizado e fica um espaço para a área 👍

Espetacular Vitor.. obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  17.  # 17

Colocado por: ClioII

Experimente com diferentes cabos.
    Há deles que são muito mauzinhos, apesar do bom aspeto exterior com preços "upa-upa".

Um teste que pode fazer é usar um cabo muito muito curto, tipo um "patch" de um palmo (só para efeitos de ensaios, porque para tocar não dá jeito nenhum evidentemente). Veja se com isso o ruído diminui. Se sim, já tem uma "lead".

Mantenha os cabos de sinal de áudio bem espaçados e bem longe dos cabos de alimentação.

Eu tenho cabos “bons”. Monster Cable e WBC..

MAs já experimentei também com Daddario, e outras marcas menos conceituadas.

O que falei de trifasico para monofásico só pode ser da
    Minha cabeça certo?

Tenho alguns pedais, mas nem estou a usar pra ver se o ruído diminui.
  18.  # 18

Colocado por: Bragas VO que falei de trifasico para monofásico só pode ser da
    Minha cabeça certo?

Não creio que esse será o problema. Aliás, até desconfiava mais se ainda tivesse a instalação em trifásico, poderia existir essa interferência devido à combinação de várias fases na mesma casa, estando as mesmas desfasadas em 120 graus entre si. Pode ser uma condição real, ou apenas uma ideia maluca minha.
    Experimente aquilo de desligar tudo o que conseguir, pelo menos não precisa de comprar nada só para descartar essa hipótese de diagnóstico.
  19.  # 19

Ok, falei com uma primeira pessoa.

Ele diz, e parece óbvio, para ir testando com despiste individual cada componente. Acredito que já o tenha feito.

Disse que é boa ideia usar uma direct box passiva ligada a uma mesa. E que nunca ouviu numa solução que passasse por uma UPS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  20.  # 20

Já só estou a usar dois componentes amp e instrumento.. já usei diferentes anos e diferentes instrumentos e diferentes cabos.. não há mais nada na equação..

Vou tentar desligar as coisas..

No local onde tenho usado maioritariamente tenho o coletor do piso radiante, que não me parece que faça interferência.. depois tenho as tais lâmpadas inteligentes..

Mas também já experimentei na garagem que não tem nada disso e faz na mesma.

0.0277 seg. NEW