Colocado por: Bragas Vinstrumentos musicais
Colocado por: Bragas VCaros, preciso de uma UPS, porque tenho uns instrumentos musicais, e penso que por instabilidade na rede elétrica tenho muito ruído..
Colocado por: Bragas VFaz uma espécie de ruído de terra.. até porque quando toco numa parte metálica, parte do ruído desaparece..
Colocado por: Bragas VNoutro local que não a minha casa.. mas na minha casa já testei em 3 ou 4 sítios diferentes e faz barulho em todos..
Colocado por: ClioII
(esta discussão deveria ser mudada para a sua própria thread)
Colocado por: Bragas VCaros, preciso de uma UPS, porque tenho uns instrumentos musicais, e penso que por instabilidade na rede elétrica tenho muito ruído..
Colocado por: Bragas VFaz uma espécie de ruído de terra.. até porque quando toco numa parte metálica, parte do ruído desaparece..
Colocado por: Ruikode
Instabilidade na rede elétrica por si só não me parece o caso, mas antes algo que tem na sua casa que pode estar a injetar esse ruído. Como já foi referido, tenha atenção a todos os restantes equipamentos que tem ligados, incluindo a iluminação, seja fluorescente ou não.
Se como refere, noutra casa que não a sua e com o mesmo equipamento não tem esse problema, eu até fazia o seguinte: Desligue tudo o que poder em casa no quadro (incluindo circuitos de iluminação), nem que seja por um minuto só para fazer o teste. Deixe apenas o circuito referente a esse equipamento ligado, e faça o teste. Se resolver, vá ligando os restantes circuitos da casa até perceber o responsável.
Se tivesse a utilizar mais algum equipamento para além do amp (uma mesa de mistura por ex.), principalmente se ligados em diferentes tomadas, e em combinação com os cabos de som "errados", podia gerar esse problema (pesquise por ground loop).
Se se tratasse de uma interferência por campo eletromagnético (gerado pela própria instalação elétrica de casa), por vezes o simples facto de mudar de posição relativa dentro da sala pode melhorar/piorar esse ruido. Radio frequências (RF) são outro problema.
Se o ruído desaparece quando toca na ponte ou nas cordas (partes metálicas), presumivelmente existe um efeito capacitivo entre o seu corpo e a sua instalação elétrica, pelo que ao tocar nas partes metálicas, o instrumento fica a servir de circuito de terra para o seu corpo... em teoria, pois se diz que noutras casas não acontece isso (características diferentes nas outras instalações).
Sobre as UPS... nunca se pode dizer nunca, mas não creio que isso resolva o problema. UPS sempre podem ter algum filtro, mas a sua função passará mais por estabilizar flutuações da rede elétrica e não tanto filtrar ruídos.
Eu apostava mais em explorar uma solução deste tipo (ligações balanceadas resolvem muitos problemas, mas terá de pesquisar melhor se seria adequado para a sua questão):
https://www.thomann.de/pt/di_box.html
Ou um noise gate.
Colocado por: parente94Não percebo nada disso mas estava a ler o tópico e veio me uma ideia a cabeça que se for muito descabida sintam-se a vontade para me mandar pastar lol
Não tem nenhum daqueles aparelhos que transmitem Wi-Fi ou net ou lá o que é pela rede elétrica? Ou módulos de lâmpadas/ interruptores inteligentes que possivelmente também se comuniquem através da rede e possam estar a causar esse ruído
Colocado por: ClioII* O cabo
Colocado por: Vítor MagalhãesAssim fica mais organizado e fica um espaço para a área 👍
Colocado por: ClioII
Experimente com diferentes cabos.
Há deles que são muito mauzinhos, apesar do bom aspeto exterior com preços "upa-upa".
Um teste que pode fazer é usar um cabo muito muito curto, tipo um "patch" de um palmo (só para efeitos de ensaios, porque para tocar não dá jeito nenhum evidentemente). Veja se com isso o ruído diminui. Se sim, já tem uma "lead".
Mantenha os cabos de sinal de áudio bem espaçados e bem longe dos cabos de alimentação.
Colocado por: Bragas VO que falei de trifasico para monofásico só pode ser da
Minha cabeça certo?