Colocado por: jg231pois, eu aqui vi várias casas saírem do mercado e serem listadas logo a seguir a mais do dobro, ou outras que venderam a 130k e voltam agora a 300k 🤣 as casas já mal valiam os 130k, e agora querem 300k...
depois é isso, anúncios que aparecem 10x, anúncios que já venderam mas as imobiliárias continuam a colocar... dificil dizer por causa dos duplicados, mas o número de anúncios caiu 40%
e depois temos apartamentos novos, se antes começavam nos 200k, agora já começam nos 300k e já vão até aos 900k LOL
Colocado por: jg231o sinal depende do vendedor, na minha experiência nunca me pediram 10%
Colocado por: Varejote
É porque não fez nenhum CPCV.
Andou só a ver, para isso ninguém pede dinheiro.
Colocado por: Cláudia11
Há bancos que financiam o valor para o sinal.
E o vendedor pode aceitar menos do que os 10%.
Ninguém faz um CPCV a 90 dias, sem sinal.
Por norma são 10%, quando comprei a moradia o vendedor falou em 10%, eu disse que pagava 15% no CPCV por opção, não fosse ele depois pensar devolver em dobro, assim já custava mais um pouco, caso fosse aparecer algum "rival".
Colocado por: Cláudia11
Mas quem usufruir do financiamento a 100% muitas das vezes não têm 10% para dar de sinal (se isto é certo ou errado já é outra conversa).
Então têm duas formas, ou negoceiam com o vendedor ou financiam o valor que necessitam para o sinal. Já há bancos a oferecer este serviço. Financiam os 10% e depois no dia da escritura "depositam" os 100% do valor da casa e assim "liquidam" o crédito que fizeram anteriormente para o sinal.
Colocado por: Jorge_GonçalvesE também existem bancos que avaliam por baixo (uns 10% por exemplo) exatamente com a premissa que os compradores têm de ter os tais 10% iniciais(+ despesas) para poderem avançar com o crédito.
Colocado por: Cláudia11Se os bancos avaliam o valor abaixo do valor de venda é porque, provavelmente, o imóvel está sobrevalorizado ou com áreas incorretas.
É porque não fez nenhum CPCV.
Andou só a ver, para isso ninguém pede dinheiro.
Colocado por: rod_2000Helsínquia
Colocado por: N Miguel OliveiraQue diferenças haverá ao nível da banca entre Portugal e Finlândia?
Colocado por: rod_2000
É outro campeonato. Em 2023 passaram legislação com o objetivo de reduzir a divida das pessoas e empresas para isso impuseram uma duração máxima de 30 anos e as empresas de construção podem pedir apenas 60% do valor das obras.Link da noticia
Nota que no ano seguinte a passarem esta legislação as casas caíram mais de 10% e continuam em queda.
Lá está, obrigar as pessoas a não contraírem dividas a longo prazo. Garantindo muito mais proteção às pessoas a longo prazo, precisamente o contrário do que fazemos em Portugal, onde o amanhã é o que importa e daqui a uma semana logo se vê.
E em Portugal odeiam-se as famílias que fazem este planeamento a longo prazo e principalmente o sucesso que advém disto.
O ministro insistiu que o Governo quer criar novos mecanismos no crédito à habitação
Colocado por: MiguelSFMercado em Londres abrandou bastante e há T1s recentes em boas zonas com valores entre 400-450K Euros.
Acho que o pico já foi e estamos em fase de descoberta de quanto vai ser a redução em Lisboa. Em caso de crise séria e Lisboa deixar de ser destino relevante, acho que vai ser um acordar muito violento.
Adicionalmente muito RNH de 10 anos também começa a acabar e nenhum estrangeiro fica em Portugal a pagar os mesmos impostos do pais de origem
Colocado por: MiguelSFAcho que o pico já foi e estamos em fase de descoberta de quanto vai ser a redução em Lisboa. Em caso de crise séria e Lisboa deixar de ser destino relevante, acho que vai ser um acordar muito violento.
Colocado por: jg231https://eco.sapo.pt/2025/07/04/novo-simplex-urbanistico-vai-a-conselho-de-ministros-nas-proximas-semanas/
Colocado por: MiguelSFEm caso de crise séria e Lisboa deixar de ser destino relevante, acho que vai ser um acordar muito violento.
Colocado por: ferreiraj125A crise que teima em não chegar.
O problema é que quanto mais tarda, mais violenta é a correção.
Colocado por: rod_2000Para mim, outro dos fatores mais importantes é que com uma redução do número destas pessoas no nosso país (imigrantes, Expats, RNH, turistas etc etc) vai sem dúvida levar a uma quebra económica (especialmente numa economia que depende da procura interna), embora isto não esteja relacionado diretamente com o preço das casas, pode ser um fator que influencie.
Colocado por: rod_2000Além de que, pela forma como alguns dos maiores fundos de investimento têm andado a tentar desfazer-se de ativos, o que é que eles sabem que nós não sabemos? Só vamos descobrir a resposta a isto daqui a uns anos.