Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Este é o meu primeiro post, mas tenho a indicar que acompanho este Forum frequentemente, através do qual tenho aprendido bastante.

    Não pretendo que este seja mais um tópico de condensação\humidade\infiltração, mas necessito mais de opiniões em como proceder neste caso.

    Vamos aos factos, sou um recente proprietário de uma Moradia em Banda Nova, 2 pisos, mas estou com uns "problemas" de condensação apenas no piso superior em virtude das baixas temperaturas que se têm sentido.

    Sintomas:

    - Aparecimento de pontos casuais de bolor no tecto do W.C. Suite
    - Aparecimento de bolor em alguns objectos dos roupeiros
    - Aparecimento de pontos casuais de bolor na parede Exterior de Um dos Quartos
    - Aparecimento de pontos de bolor nas ombreiras das janelas e silicone, que está ficar preto)
    - Condensação do Vidro das janelas (Todas as divisões tem 2 vãos)
    - Por 2 vezes pingou num dos cantos do tecto que dá para o exterior, em virtude da condensação, na Suite


    Moradia:
    Suite com 35 m2, Escritório com 12(Pouco usado) e Quarto com 16m2 (Não usado). O Isolamento térmico das paredes é em la de rocha

    Deparei-me à posterior da FALTA de ISOLAMENTO Total na Cobertura, bem como a tela de impermeabilização.

    Ainda não possuo A/C, mas está preparado, sendo o aquecimento efectuado com Radiador na Suite que reconheço ser pouco.

    Como temos janelas Oscilobatentes deixamos sempre a ventilar de manhã e caso exista mais humidade no exterior, fechamos e utilizamos o desumidificador.

    Quando limpo as manchas estás saiem facilmente com um pano.

    A resposta do Construtor é que a casa é nova, como não temos aquecimento adequado é mais frequente ocorrer condensação, não fazemos ventilação conveniente, etc.

    Aqui aqui quase tudo "bem", mas não existindo ISOLAMENTO ainda mais provável de ocorrer condensação e o meu vizinho que já habita há mais de 1 ano, tem o problema bem mais agravado.

    O que pretendo saber é se alguém me pode ajudar nos procedimentos a tomar, e se terei razão, tendo em conta que:

    - Na ficha técnica de habitação, validada pelos serviços camarários e fornecida na escritura, está contemplado tanto a tela de impermebilização como o isolamento térmico.

    - No certificado de térmico do edifico apresenta classe D, onde descreve que a laje de cobertura, apenas é constituida pela laje de esteira e recomendando a aplicação de Isolamento Térmico e o coeficiente térmico é inferior ao regulamentar.

    -O construtor ter o termo de responsabilidade do Projectista de térmica, como tudo está Conforme!

    - Falta-me verificar o projecto térmico aprovado e licenciado na Câmara,


    Fico a Aguardar as Vossas Estimadas Respostas,

    Obrigado

    Miguel
  2.  # 2

    Colocado por: Sun7Rider ...necessito mais de opiniões em como proceder neste caso.... O que pretendo saber é se alguém me pode ajudar nos procedimentos a tomar, ...

    Qual é o seu objectivo?
    - melhorar o isolamento térmico da casa, de forma a que fique de acordo com o projecto?
    - penalisar essa malta que não cumpriu o projecto ?
    - ambas?

    Já agora...
    Colocado por: Sun7Rider...sou um recente proprietário de uma Moradia em Banda Nova, 2 pisos, ...
    Onde é a Banda Nova?
    Ou é «moradia em banda , nova ,...» ? ?
  3.  # 3

    O que pretendo saber é se estarei no direito de exigir ao Construtor a colocação\reforço do isolamento, nomeadamente na cobertura, que não tem mesmo.

    Qt ao melhorar o Isolamento, sei como fazer. Mas estou receptivo a qualquer sugestão e teria mto gosto de conhecer a sua. ;)

    A Moradia em Banda é nova e fica na Zona da Lourinhã - Óbidos.

    Obrigado
  4.  # 4

    É provável que o projecto térmico (mesmo de acordo com o anterior RCCTE) não tenha sido respeitado, porque dificilmente o conseguiria cumprir sem isolamento na cobertura.
    Mas basta ter uma Ficha Técnica da Habitação descrevendo soluções construtivas que não foram implementadas para ter direito a ser ressarcido.
  5.  # 5

    Obg pela resposta,

    Depois disto fui dar uma vista de olhos pelo Certificado Energético e para os dias de hoje o resultado é inadmissível.

    CLASSE ENERGETICA - D

    Necessidades anuais globais estimadas de energia primaria para climatização e águas quentes: 7.57 kgep/m2.ano (Valor Máximo - 4.93)


    Necessidades nominais de energia útil para Aquecimento: 109.93 kWh/m2.ano, sendo o Valor Limite Regulamentar para as necessidades anuais (62.16)

    Necessidades nominais de energia útil para Arrefecimento: 4.19 (Valor Limite - 16)

    Em relação à cobertura, Coeficiente de Transmissão 3.13 para um máximo regulamentar 1.25.

    Realmente, o facto do pedido de licença de construção ter sido efectuado anteriormente ao novo regulamento, só está a beneficiar o empreiteiro... se fosse hoje, nem licença de habitação teria.. tenho de falar com ele....

    Ainda em relaçao ao certificado, não percebo o porque de uma proposta de alteração do perito, do sistema AQS para esquentador, quando é precisamente isso que tenho. (Talvez pq qd ele fez a inspecção o mesmo ainda nao estava instalado... isso era capaz de mudar para C... que treta)
  6.  # 6

    Se quiser postar aqui o seu CE (editado nas partes confidenciais), posso ajudá-lo a interpretá-lo. Pelo que me descreveu, é natural que tenha um D, porque os equipamentos têm um peso muito forte. Se o perito vai lá e não vê nenhum aparelho AQS, tem que dizer que é um esquentador de rendimento 50%, e passa para 40% se não houver evidências de que a rede de distribuição de AQS está isolada termicamente. A sugestão de melhoria é natural, porque hoje facilmente se encontram esquentadores com rendimentos de 80%.
    Depois, se ele só lá foi com a obra já acabada tem de fazer os cálculos de acordo com o que vê. E se não vê isolamento na laje de cobertura, é natural que o valor de U seja o que indicou. Bastaria a laje (aligeirada) ter 30mm de EPS e descia logo para os 0,63.
    Do mesmo modo, quando não sabemos como é a parede usamos o ITE54, que diz que o U é de 1,1 para uma parede de 30cm. Se soubermos que tem 30mm de XPS e caixa de ar, passa para 0,58.
    O que se costuma fazer é pedir a Ficha Técnica da Habitação, a Adene considera que as informações que lá vêm constituem evidências relativamente aos sistemas construtivos.
  7.  # 7

    @AugstHill,

    Sim eu aceito a parte do AQS. Aquando da escritura é que o empreiteiro colocou todos os Electrodomesticos e o esquentador tem rendimento de 80%.

    Mas o que me preocupa é a falta de isolamento da cobertura e as manchas de bolor que tem vindo a aparecer, nomeadamente no tecto da cobertura e no interior dos roupeiros (que estão sempre abertos) e o 2º Piso está sempre um gelo sempre que baixa a temperatura exterior.

    Só o poderei fazer na Segunda feira, onde estou não tenho o Scan.

    Mas do que já vi que da laje de cobertura, esta não possui qualquer tipo de Isolamento termico e o Construtor já me confirmou... apesar de estar escrito na Ficha Tecnica de Habitação e é por ai que o pretendo "apanhar" e verificar se de facto cumpriu o antigo RCCTE e o que foi licenciado.


    E o que tb me irrita é que é o o projectista de térmica é proprio construtor!!!
  8.  # 8

    Pois, tem aí matéria que chegue para o obrigar a chegar-se à frente.
  9.  # 9

    Colocado por: Sun7Rider@AugstHill,

    Sim eu aceito a parte do AQS. Aquando da escritura é que o empreiteiro colocou todos os Electrodomesticos e o esquentador tem rendimento de 80%.

    Mas o que me preocupa é a falta de isolamento da cobertura e as manchas de bolor que tem vindo a aparecer, nomeadamente no tecto da cobertura e no interior dos roupeiros (que estão sempre abertos) e o 2º Piso está sempre um gelo sempre que baixa a temperatura exterior.

    Só o poderei fazer na Segunda feira, onde estou não tenho o Scan.

    Mas do que já vi que da laje de cobertura, esta não possui qualquer tipo de Isolamento termico e o Construtor já me confirmou... apesar de estar escrito na Ficha Tecnica de Habitação e é por ai que o pretendo "apanhar" e verificar se de facto cumpriu o antigo RCCTE e o que foi licenciado.


    E o que tb me irrita é que é o o projectista de térmica é proprio construtor!!!


    Cá para mim que sou leigo nisto...penso que tem que ter 2 anos com a moradia a respirar bem...pelo menos.
  10.  # 10

    Colocado por: Sun7Rider

    A resposta do Construtor é que a casa é nova, como não temos aquecimento adequado é mais frequente ocorrer condensação, não fazemos ventilação conveniente, etc.



    Que grande treta.
    Eu tenho os mesmos sintomas que você. Ainda ontem tirei um edredon do roupeiro, porque quero usá-lo e estava completamente VERDE. Tive que o meter de molho na banheira. Aquilo vai-me dar imenso trabalho a lavar.
    Sem contar com a parte onde meto as minhas saias e camisolas. Tive que lavar tudo. E agora deixo as portas do roupeiro abertas. Onde já se viu, ter roupeiros embutidos e ter que os deixar abertos lol
    Bolor do lado das janelas também. Condensação nos vidros e alumínio, de maneira que faz poça de água na calha... etc.

    E olhe que não é por falta de aquecimento E Ventilação. Todos os dias abro as janelas da casa para fazer corrente de ar (a saúde que se lixe). Mas é engraçado que vêm sempre com essa desculpa de não haver ventilação.


    Já agora, aproveito para perguntar. O meu roupeiro (o tal que tem bolor) está a fazer arco na parte de cima. Está a abrir um espaço entre o roupeiro e o tecto. Isso é sinal do quê?
  11.  # 11

    Isso é sinal que a humidade está a entrar dentro das madeiras, empenando-as.

    Em relação à roupa, antes que me apareça mais bolor, irei comprar saquinhos de Silicia de modo a que esta absorva mais humidade no interior dos roupeiros.
  12.  # 12

    Colocado por: Sun7RiderIsso é sinal que a humidade está a entrar dentro das madeiras, empenando-as.

    Em relação à roupa, antes que me apareça mais bolor, irei comprar saquinhos de Silicia de modo a que esta absorva mais humidade no interior dos roupeiros.


    E agora, saber de onde vem essa humidade... é que por cima está a placa. Pode ser que tenha algum problema nesse ponto pois o roupeiro além de estar por baixo da placa, está numa parede que dá para o exterior.

    Isto do bolor é realmente uma coisa muito chata. Apetece-me mandar destruir aquele roupeiro...
  13.  # 13

    Humidade existe em todo o lado e o que pode estar a acontecer na sua casa pode passar por Condensação, Infiltração ou ambas.

    Quando o problema é Infiltração aparecerá uma mancha, quase sempre continua, procedida de salitre, podendo ocorrer o bolor.

    Quando o problema é condensação aparecem várias manchas pequenas de bolor no tecto\parede e está sobretudo relacionada com os isolamentos térmicos aplicados.

    Caso o empreiteiro tenha respeitado a Lei e Ventilação a nivel de Térmica é complicado ( para nao dizer impossiel) de o responsabilizar. Resolve-se (Diminui-se) o problema com arejamento/aquecimento do compartimento.

    A consensação dá-se devido à produção de vapor de água (Humidade) de nós mesmos em contacto com uma superficie fria. Essa superficie arrefece mais quanto pior for o isolamento aplicado, nao necessariamente por existir uma infiltração.

    Tem o certificado energetico da sua fracção? isso dará uma ajuda no que se refere aos isolamentos aplicados.

    Alguns Links Uteis:
    http://www.quintacidade.com/wp-content/uploads/2008/04/condensacao.pdf
    http://www.velux.pt/pt-PT/Documents/Condensacao.pdf
    http://www.facavocemesmo.net/remocao-de-humidade-e-condensacao/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MartaD
  14.  # 14

    Agradeço a resposta e os links. Até agora não tenho tido manchas na parede nem tectos, apenas tinta a descascar. Mas por trás do armário não faço ideia, nem por cima. Para aquilo estar a curvar , é porque há muita humidade ali concentrada. Ainda por cima num sítio escuro. É que o meu quarto é comprido e tem uma janela no lado contrário por onde entra muito pouca luz. Enfim. Espero que me resolvam este problema rapidamente. Ainda estou à espera que o construtor faça alguma coisa.
  15.  # 15

    Colocado por: MartaDAgradeço a resposta e os links. Até agora não tenho tido manchas na parede nem tectos, apenas tinta a descascar. Mas por trás do armário não faço ideia, nem por cima. Para aquilo estar a curvar , é porque há muita humidade ali concentrada. Ainda por cima num sítio escuro. É que o meu quarto é comprido e tem uma janela no lado contrário por onde entra muito pouca luz. Enfim. Espero que me resolvam este problema rapidamente. Ainda estou à espera que o construtor faça alguma coisa.


    Olá Marta...
    Por acaso tem o roupeiro encostado à parede?
  16.  # 16

    Colocado por: Jorge Rocha

    Olá Marta...
    Por acaso tem o roupeiro encostado à parede?


    Como expliquei, o roupeiro ocupa uma das paredes do quarto, que dá para o exterior. Ao mesmo tempo que está por baixo da placa.
    Como vão ver de onde é o problema e qual o problema existente ali? Não vão tirar o roupeiro !
  17.  # 17

    Colocado por: MartaD
    Colocado por: Jorge Rocha

    Olá Marta...
    Por acaso tem o roupeiro encostado à parede?


    Como expliquei, o roupeiro ocupa uma das paredes do quarto, que dá para o exterior. Ao mesmo tempo que está por baixo da placa.
    Como vão ver de onde é o problema e qual o problema existente ali? Não vão tirar o roupeiro !


    Quando se parte do pressuposto que seja uma zona de grandes humidades,mesmo que as paredes estejam em boas condições térmicas,é arriscado encostar móveis às paredes,no intervalo a haver pouco arejamento,torna-se atreito a humidades mais concentradas.
  18.  # 18

    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: MartaD
    Colocado por: Jorge Rocha

    Olá Marta...
    Por acaso tem o roupeiro encostado à parede?


    Como expliquei, o roupeiro ocupa uma das paredes do quarto, que dá para o exterior. Ao mesmo tempo que está por baixo da placa.
    Como vão ver de onde é o problema e qual o problema existente ali? Não vão tirar o roupeiro !


    Quando se parte do pressuposto que seja uma zona de grandes humidades,mesmo que as paredes estejam em boas condições térmicas,é arriscado encostar móveis às paredes,no intervalo a haver pouco arejamento,torna-se atreito a humidades mais concentradas.


    Pois, mas agora os armários são embutidos...
  19.  # 19

    Jorge Rocha, concordo consigo. Mas agora fazem assim. Encostam à parede e ao tecto lol Modernices eheh
    Pelo menos se o roupeiro fosse ripado, não teria que o deixar aberto. Mas completamente fechado de cima abaixo sem qualquer respiração, já se está a ver. ainda por cima numa zona escura.
  20.  # 20

    Colocado por: MartaDJorge Rocha, concordo consigo. Mas agora fazem assim. Encostam à parede e ao tecto lol Modernices eheh
    Pelo menos se o roupeiro fosse ripado, não teria que o deixar aberto. Mas completamente fechado de cima abaixo sem qualquer respiração, já se está a ver. ainda por cima numa zona escura.



    Pode sempre retirar a parte de trás dos roupeiros... sempre areja mais qualquer coisa ;)
 
0.0198 seg. NEW