Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Depois de seguir os bons conselhos que tive oportunidade de consultar neste Forum, vou meter mãos a obra e devagarinho (conforme as minhas possibilidades) fazer a reconstrução de uma casa bastante antiga, numa aldeia pertencente ao concelho de Castro Daire-Viseu. Conforme for decorrendo os trabalhos, colocarei as fotos, contando receber as devidas considerações e opiniões de todos.
    Caracteristicas existentes da casa:
    Paredes em pedra irregular, soalho de madeira de pinho (já retirada) completamente infestada de térmitas e fungos.
    Fase actuais dos trabalhos:
    Rebaixamento do piso interior, para implantação de sapatas, pilares e lintel.
    Preparação para colocação de uma laje em vigotas pre-esforçadas e abobadilhas em EPS (esferovite)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito, new wc
      casa_dos_teixeira_marques_exterior_02_2010.JPG
      casa_dos_teixeira_marques_exterior_01_2010.JPG
      casa_dos_teixeira_marques_exterior_03_2010.JPG
      casa_dos_teixeira_marques_exterior_2010.JPG
  2.  # 2

    Boa! Gosto muito daquela espécie de peanhas na parede que não sei como é que se chamam.
    • vmgl
    • 21 março 2010

     # 3

    Congratolo-o pela decisão de recuperar uma velha casa de pedra típica dessa zona, o trabalho será moroso e dispendioso se optar por bons materiais mas no final terá a satisfação de usufruir de um bela construção.

    É deveras importante recuperar estas habitações quase ou já centenarias e não só construir novas, uma construção como esta pode ser tão confortavel como uma nova moradia.

    Se lhe poder ser útil em alguma coisa estarei ao seu dispor.
    Concordam com este comentário: noves fora, CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joaquim Carvalhal
    •  
      alv
    • 21 março 2010

     # 4

    Vivam!
    Parabéns pela opção. Seja de habitação permanente ou casa de férias ou de família, suponho que ainda não há melhor solução par converter uma habitação centenária em pedra, numa habitação com os níveis de conforto que hoje exigimos, que as soluções de construção de interiores com SCPGL . Sistemas Construtivos com Placas de Gesso Laminado, vulgarmente chamados de sistemas com Pladur.É claro que sou suspeito, porque sou um defensor assérrimo deste tipo de sistema, sobretudo neste tipo de reconstruções em que não encontro alternativas mais viáveis às convencionais.
    Se necessitar de ajuda nesta especialidade, disponha.
    "Fassam" parte e boas obras.
  3.  # 5

    Colocado por: alvÉ claro que sou suspeito,

    Mas qual suspeito???? é mesmo é culpado

    E ao almoço pagar as mines?
    •  
      alv
    • 21 março 2010 editado

     # 6

    Vivam!
    Bom,´tá confessado o crime. Só há um problema: Eu só bebo água, leite e café.; Que raio de coisa é essa das mines?, será que não se "escoram" com bejecas a sério?
    Quanto ao pagar, a ver, mas sempre fica mais barato a amostra da garrafa que a garrafa a sério.
    Já estamos a poluir o tópico, o que é detestável. FD, REMOVA ESTES DOIS POST´S PARA O DO ALMOÇO, POR FAVOR!
    "Fassam" parte
  4.  # 7

    Boas

    Eu só bebo água, leite e café.

    Nunca mais confio nos homens do Pladur

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 8

    Colocado por: j cardosoBoas

    Eu só bebo água, leite e café.

    Nunca mais confio nos homens do Pladur

    cumps
    José Cardoso


    Só agora??? ;-)
    •  
      alv
    • 21 março 2010

     # 9

    Vivam!
    Se fosse por isso passaria a "boer", mas e depois começava a fazer obras como os outros-Pobres clientes e pobre Pladur!! Mas, vá lá, descansem, que num dia de verão, ao fim da tarde também me sabe bem uma bejeca para baixar o Nvc!!!!
    "Fassam" parte, enquanto não vem por aí o FD e remove esta poluição.
  6.  # 10

    Colocado por: lobitoBoa! Gosto muito daquela espécie de peanhas na parede que não sei como é que se chamam.
    nte e

    Aquelas "peanhas" serviam como suporte de uma frondosa ramada de videira, outrora existente.
  7.  # 11

    Ah, então é isso!!! Tenho de olhar para uma casa da minha família mas naquele caso parece-me alto demais, mas talvez.

    Meninos arquitectos, aprendam o que é uma pala a sério!
  8.  # 12

    http://arkinetia.com/Articulos/art604.aspx

    achei interessante esta recuperação, pode servir de inspiração.
  9.  # 13

    Pretendo manter as paredes com a pedra a vista, mas preciso encontrar um material para as juntas que aparente o rejunte antigo feito a base de saibro e cal. Mas ate ao momento ainda não encontrei.
  10.  # 14

    Boa noite!
    Criei um link para colocar fotos da evolução dos trabalhos. http://picasaweb.google.com/casadosteixeiramarques

    Pretendia preencher as juntas das paredes em pedra, com algum produto que tivesse propriedades hidrófugas e que tivesse a aparência de uma massa de cal ou de barro claro, no maximo de cor bege.
    Alguém conhece a existência de tal produto.
    SDS
    J.C
  11.  # 15

    Colocado por: Joaquim CarvalhalPretendia preencher as juntas das paredes em pedra, com algum produto que tivesse propriedades hidrófugas e que tivesse a aparência de uma massa de cal ou de barro claro, no maximo de cor bege.

    Precisa é de fechar as juntas com um argamassa adequada, mas antes têm de verificar se as pedras estão consolidadas, isto é, se não têm de fazer injecções de argamassa de consolidação entre as pedras.

    Para injecções, pode usar esta:
    Photobucket

    Para selagens de juntas, pode usar esta:
    Photobucket
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MDA, Joaquim Carvalhal
  12.  # 16

    Caro Paulo Correia
    O meu obrigado pela informação.
    SDS

    J.C
  13.  # 17

    Passados quase um mês e meio, finalmente cheguei ao lintel, com a colocação de pilares para suporte de vigamento de madeira de 220x80 m, para receber transversalmente vigas de madeira de 100x80 m e de seguida um forro de madeira macho/femea de 110x18 m. Todas as madeiras são em pinho nórdico (casquinha).
    Imagens das varias fases podem ser visionadas em http://picasaweb.google.com/casadosteixeiramarques

    Ainda no item madeiras, pretendia aplicar um produto protector de acabamento a cor de carvalho ou castanho, que fosse simultaneamente hidrofugo e anti-xilofago e que permitisse uma manutenção sem a necessidade de raspagem das camadas existentes ( do mesmo produto aplicado).
    A todos que possam prestar essas informações solicitadas o meu muito obrigado.

    Cordiais saudações,
    Joaquim Carvalhal
      aldeia+1+maio+2010 +lintel.jpg
  14.  # 18

    Por exemplo um esquema da DYRUP:
    Aplicar XILPOHENE, SOR2, como tratamento e depois colorir a madeira com BONDEX acetinado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joaquim Carvalhal
  15.  # 19

    Boa noite Paulo Correia,

    Vou dar inicio ao revestimento exterior de duas pequenas empenas da referida casa e seguidamente ao fechamento das juntas com os componentes que gentilmente indicou na folha de calculo. Mas, surge uma duvida? Onde posso encontrar a areia amarela, atendendo que a obra se situa em Castro Daire, distrito de Viseu?
    No aguardo,
    J.C
  16.  # 20

    Boa pergunta, sou de Lisboa :)
 
0.0166 seg. NEW