Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Entao por essa logica as paredes revestidas a Etics tambem original condensações certo? Qual a diferença de forrar uma pala ou uma parede
  2.  # 42

ele deve estar com medo de captar as humidades no caso do betão não estar totalmente seco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nalotil
  3.  # 43

Colocado por: fabsil

Originar condensações, que depois vão passar para dentro de casa. Talvez pela questão de não ter respirabilidade.

Tanto quanto sei, para haver condensações é necessário haver vapor de água a chegar a uma superfície fria o suficiente para condensar esse vapor de água. Como a pala está toda revestida, onde é essa superfície fria?
  4.  # 44

Colocado por: jpmassena

Tanto quanto sei, para haver condensações é necessário haver vapor de água a chegar a uma superfície fria o suficiente para condensar esse vapor de água. Como a pala está toda revestida, onde é essa superfície fria?

No meu entender, se a pala estiver parcialmente revestida é que se criam melhores condições para esse efeito. Estarei certo?

Ainda por cima a pala faz continuidade com um piso interior que poderá ser climatizado.
  5.  # 45

Colocado por: fabsilOriginar condensações, que depois vão passar para dentro de casa. Talvez pela questão de não ter respirabilidade.

Quem é que disse isso?
    O técnico da térmica ou o arquiteto?
  6.  # 46

Colocado por: zedasilva
    Quem é que disse isso?
    O técnico da térmica ou o arquiteto?

zedasilva,

A casa não tem esse projeto de especialidade.
    Noutros tópicos fui explicando as razões, mas não deixa de ser um bom tema para discutir entre uns tremoços e umas fresquinhas.

Foi dito pelo arquiteto.
  7.  # 47

Colocado por: fabsilFoi dito pelo arquiteto.

Então está explicado.
    :)))
  8.  # 48

Colocado por: zedasilva
    Então está explicado.
    :)))

:))

Resumindo, com a maior segurança, posso e devo decidir pelo isolamento integral, certo?
  9.  # 49

Colocado por: fabsilResumindo, com a maior segurança, posso e devo decidir pelo isolamento integral, certo?

Em principio sim mas convém verificar o que é que isso implica.
    Provavelmente irá engrossar significativamente essa pala e deve ser isso que o arquiteto quer evitar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  10.  # 50

Colocado por: marco1sasapo
    uma casa com um normal reboco e impermeabilização efetivamente é um mundo de condensações
    enfim
    numa largura de 80 cm não vejo interesse em escoar para dentro criando alguma complexidade ao ligar a um tubo de queda

conheço N de casos que andam há anos a tentar resolve-los.
  11.  # 51

Colocado por: marco1sinceramente não vejo que seja assim tão complicado
      Captura de ecrã 2025-04-16 115823.jpg

qual a lógica de ter isolamento no topo de pala mas não na face de baixo?
    • fabsil
    • 27 junho 2025 editado

# 52

Colocado por: Sasapo

conheço N de casos que andam há anos a tentar resolve-los.

O que sugere, no meu caso em particular?
    Ainda vou a tempo de tomar algumas decisões (não muitas, mas algumas).

Obrigado
  12.  # 53

qual a lógica de ter isolamento no topo de pala mas não na face de baixo?

pode ter muitas logicas, por exemplo dar continuidade ao isolamento da cobertura, previligiar apenas a parte de cima pois a parte de baixo não apanha sol :). .....
  13.  # 54

Se tiver etics e não isolar essa pala por cima e por baixo, irá ter uma ponte térmica linear de 30m em casa, e muito provavelmente problemas de condensação no interior dependendo da humidade relativa que conseguir manter.

Quanto melhor for uma casa isolada, mais graves serão as patologias das pontes térmicas. Uma laje de betão a interromper etics é uma das piores pontes térmicas que se pode ter se não for isolada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  14.  # 55

Colocado por: marco1

pode ter muitas logicas, por exemplo dar continuidade ao isolamento da cobertura, previligiar apenas a parte de cima pois a parte de baixo não apanha sol :). .....

Isso tem zero de lógico, o isolamento não é por causa da incidência solar, é por causa das perdas térmicas.
  15.  # 56

Colocado por: fabsil
    O que sugere, no meu caso em particular?
    Ainda vou a tempo de tomar algumas decisões (não muitas, mas algumas).

Obrigado

Eu faria a pala em estrutura metálica, ou então forrava a toda a volta.
    Concordam com este comentário: jpmassena
  16.  # 57

Sasapo
    em Portugal e veja -se o dia de hoje, o solinho a bater é mais complicado, para as perdas pode sempre fazer uma correção pelo interior no teto falso. cada um sabe de si e qual o ponto em que o otimo é inimigo do bom.
  17.  # 58

Eu faria a pala em estrutura metálica, ou então forrava a toda a volta.
    Concordam com este comentário:jpmassena

Neste caso, a pala já está construída em betão.
  18.  # 59

Colocado por: marco1Sasapo
    em Portugal e veja -se o dia de hoje, o solinho a bater é mais complicado, para as perdas pode sempre fazer uma correção pelo interior no teto falso. cada um sabe de si e qual o ponto em que o otimo é inimigo do bom.

Qual é mesmo a desvantagem de forrar a pala toda?
  19.  # 60

depende da pala
    se for apenas a espessura da laje não há problema em dar a avolta, agora imagine que a pala até platibanda, com aba para cima e para baixo e a platibanda ai com uns bons 90 cm de altura, está a isolar o quê? a gastar € para quê? a fazer etics por baixo no oco ( teto falso da pala), quando basta um teto falso em gesso cartonado até para incorporar focos se for o caso
    etc, etc,...

0.0249 seg. NEW