Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: marco1a gastar € para quê?

para não ter ponte térmica.

Colocado por: marco1a fazer etics por baixo no oco ( teto falso da pala), quando basta um teto falso em gesso cartonado até para incorporar focos se for o caso

se já leva teto falso, é só fixar umas placas de isolamento. Qual o custo disso? é relevante no custo total da construção? é entre o fazer bem e o "tapado ninguém vê"
  2.  # 62

As minhas palas (aqui) têm 1.80 da viga da parede até ao exterior da pala.

Por cima estão complanares com a cobertura plana, o que permite resolver logo isolamento e drenagem de águas pois levou isolamento e impermeabilização contínua.
    Por baixo foram coladas 30 placas de XPS de 80mm junto à viga da parede até 125cm. Com cola, buchas, iva e DIY ficou em 200€.

As simulações que foram feitas indicam que sem esse isolamento inferior, não conseguiria atingir a norma Passive House em termos energéticos pois a ponte térmica era demasiado grave, nem conseguiria evitar condensações no interior no caso da HR chegar aos 60-70% por algum motivo.

Não foi preciso fazer ETICS nem gastar rios de dinheiro para resolver o assunto. Continuo com ponte térmica, mas pelas simulações, deixa de ser problemática. A diferença de energia necessária para manter a temperatura confortável paga os 200€ em 2 invernos.

Há ainda o custo de colocar o tecto falso em Glassrock para tapar o XPS mas esta solução existe em n casas sem que tenha nada para tapar (como o Marco1 referiu).

Para os arquitectos que possam querer ter uma ideia melhor dos iumpactos destas pontes térmicas numa habitação, penso que a Ordem dos Arquitetos disponibilize uma formação com temática de Passive House.
  3.  # 63

Colocado por: jpmassenaPor cima estão complanares com a cobertura plana, o que permite resolver logo isolamento e drenagem de águas pois levou isolamento e impermeabilização contínua.
    concordo, as palas “independentes” da cobertura são a meu ver uma fonte de problemas e de castar dinheiro.
  4.  # 64

Colocado por: SasapoQual é mesmo a desvantagem de forrar a pala toda?
    nenhuma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sasapo
  5.  # 65

Colocado por: jpmassena, nem conseguiria evitar condensações no interior no caso da HR chegar aos 60-70% por algum motivo.

Mas há técnicos que juram a pés juntos que corrigir pontes térmicas é preciosismo.

Colocado por: jpmassenaDIY ficou em 200€

E que fica caro.

2 mitos desmentido de uma so vez.
  6.  # 66

Se for uma construçao em betao aparente já é mais dificil corrigir pontes termicas
  7.  # 67

Sasapo
    tem tendencia para ser toxico
    o que muitos técnicos defendem é que se podem corrigir pontes termicas sem estar a envolver tudo e mais alguma coisa com etics
    já aqui referiu que não é da área mas pelos vistos parece uma autoridade no assunto.
  8.  # 68

Na minha opiniao quando a diferença entre fazer bem e mal sao trocos não ha muito a pensar, quando é muito complicado ou caro é minimizar da melhor forma.
    Concordam com este comentário: Sasapo
  9.  # 69

ninguem está a fazer a apologia de fazer mal DR
    há casos em que sinceramente faz-me lembrar certos DO que na sua "boa vontade" pedem para fazer parede dupla mais etics e ainda pladur por dentro com la de rocha, pensando estar a fazer o melhor dos melhores.
  10.  # 70

Colocado por: marco1ninguem está a fazer a apologia de fazer mal DR
    há casos em que sinceramente faz-me lembrar certos DO que na sua "boa vontade" pedem para fazer parede dupla mais etics e ainda pladur por dentro com la de rocha, pensando estar a fazer o melhor dos melhores.
    neste caso do deralhe que publicou é um daqueles que me parece muito facil forrar a pala toda. Assim*
    A menos que se pretenda uma pala em betao aparente nao ha razao para fazer mal.
      IMG_4196.jpeg
  11.  # 71

Colocado por: DR1982Se for uma construçao em betao aparente já é mais dificil corrigir pontes termicas
    corrige-se pelo interior. tu sabes disso. não há dificuldade. as dificuldades apenas surgem quando queremos replicar aquelas casas em betão construidas em paises tropicais onde não é necessário aquecer as casas.
  12.  # 72

Colocado por: DR1982A menos que se pretenda uma pala em betao aparente nao ha razao para fazer mal.
    não, mas se for para ficar em betão aparente existem soluções com roturas térmicas próprias para isso para quem as quiser pagar
  13.  # 73

Colocado por: antonylemoscorrige-se pelo interior. tu sabes disso. não há dificuldade. as dificuldades apenas surgem quando queremos replicar aquelas casas em betão construidas em paises tropicais onde não é necessário aquecer as casas.
    certo, embora neste detalhe nao seja facil, uma banda de isolamento no teto falso pelo interior pouco faria dada A localização da pala.
    Contudo o que eu quis dizer é que a menos qie se pretenda o betao aparente nao ja razao, para mim, para fazer como esta no detalhe e nao contornar a pala toda.
  14.  # 74

Colocado por: antonylemosnão, mas se for para ficar em betão aparente existem soluções com roturas térmicas próprias para isso para quem as quiser pagar
    eu trabalho com isso diariamente, mas ainda ha outra soluçao que é calcular a ligaçao da pala por pontos.
    Mas isso pronto, comp nao é comum ate se percebe que seja mais facil assumir que ha uma ponte termica e pronto. Tentar minimozar de alguma forma por de tro e ja esta
  15.  # 75

DR

bolas, já disse acima que nestes casos de palas pequeninas SIM não custa nada dar a volta com o etics
    mas não é disso que eu estou a falar,
    é o mal destes chats pois pega-se no fio a meio ou em partes dos comentários e depois dá nisto.
  16.  # 76

Colocado por: marco1é o mal destes chats pois pega-se no fio a meio ou em partes dos comentários e depois dá nisto.
    exato, dos comentarios que me lembrava do Marco1, desvalorizava o facto de forrar toda a pala, dai o meu comentario.
  17.  # 77

Colocado por: marco1mas não é disso que eu estou a falar,
    olhe em casos como o meu: 115 metros de platibanda de 1m de altura.
    70m2 de pala.
    Ainda assim vejamos, o Etics na platibanda tem sempre de levar, a menos que se opte por um reboco pintado por exemplo.
    Por isso aqui a diferença sera entre colocar ou nao isolamento no teto da pala, pelo que estamos a falar de uns 500euros de custo.
  18.  # 78

por exemplo aqui, eu nunca iria andar com o etics a dar a volta a tudo,..., por várias razões
  19.  # 79

Como saber se uma habitação nova tem pontes térmicas?

So tem impacto no aquecer ou tambem o tem no arrefecer?
  20.  # 80

Colocado por: marco1por exemplo aqui, eu nunca iria andar com o etics a dar a volta a tudo,..., por várias razões

Neste caso em especifico, é acartar com a ponte termica?

Estou a perguntar uma vez que estou a pensar fazer semelhante ao que está aqui desenhado, mas não sei a solução para resolver (diferença: parede dupla).

0.0231 seg. NEW