Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: marco1s a falar de uns 500euros de cus
    nao estou a ver o projecto como um todo mas com base apenas nesse desenho eliminava o isolamento na pala porque não faz falta e metia isolamento por baixo para 'elongar' essa ponte térmica ao ponto de se tornar nula

ou resolvia tudo por dentro e pronto
    Concordam com este comentário: jpmassena, gil.alves, SEEING
      Captura de ecrã 2025-07-02 232535.jpg
      Captura de ecrã 2025-07-02 233140.jpg
  2.  # 82

Colocado por: sito(diferença: parede dupla)
    parede dupla é um caso à parte porque a resolução das pontes térmicas são bastante mais complexas
  3.  # 83

Colocado por: antonylemosparede dupla é um caso à parte porque a resolução das pontes térmicas são bastante mais complexas

Devo pedir os esquemas ao arquiteto ou ao engenheiro? Já agora, é pratica usual ser partilhado/feito esse estudo ou como DO em geral temos de nos chatear com isso?
  4.  # 84

antony

podes meter o que quiseres por baixo mas é um erro tirar o isolamento que está por cima da pala, pensa bem.
    friso novamente que no nosso clima o maior mal de uma ponte termica é por cima ou seja a incidencia solar não estar protegida.

sito,

não acha que está a ver muita ponte termica naquele corte, isto já começa a ser obsessivo. o melhor mesmo é falarem com o projetistas da termica.
  5.  # 85

Colocado por: sitoDevo pedir os esquemas ao arquiteto ou ao engenheiro?
    o arquitecto devia coordenar isso com o engº. mas em portugal é pouco habitual ver-se projectos realmente bem coordenados quer pelos prazos ou pressa dos DO quer pelos valores praticados para projectos que não permitem que se 'perca' tempo com essas coisas.

Colocado por: sitoJá agora, é pratica usual ser partilhado/feito esse estudo ou como DO em geral temos de nos chatear com isso?
    depende do que contratou ao arqº. Se contratou apenas os projectos para licenciamento na CM o mais certo é não haver esse 'estudo' desses pormenores todos pois do ponto de vista legal o licenciamento apenas pede um 'pormenor tipo' pela fachada que pode ou não tratar desse ou outro detalhe parecido.

se contratou ao arquitecto um projecto mais avançado que vai para além do licenciamento com elementos de projecto de execução espera-se que esses elementos sejam devidamente explorados e detalhados. pois afinal terá pago extra por isso.

quanto ao chatear-se ... não se pode chatear com ninguém pela fraca qualidade da omelete se não contratou a encomenda dos ingedientes necessários para a sua confecção
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sito
  6.  # 86

antony
    é um sofrimento, hoje em dia qualquer DO como ouve falar nestas questões, considera que um projeto de licenciamento tem tudo pensado e incluído, enfim...todas as profissões tem os seus dramas.
  7.  # 87

Colocado por: marco1
    podes meter o que quiseres por baixo mas é um erro tirar o isolamento que está por cima da pala, pensa bem
    talvez, ali desde a pala/platibanda ao interior da casa, com base na medição a olhómetro, deve ter cerca de um metro. penso que (posso estar enganado, e alguém com mais conhecimento que eu que me corrija) a diferença de ter ou não ter nesse caso é quase nenhuma, podendo-se resolver simplesmente com isolamento por baixo (ou por dentro como no 2º exemplo).

digo eu que não percebo grande coisa de condutividade térmica. (não estou a ser sarcastico, sempre que tenho dúvidas sobre coisas fora da minha área ligo a quem sabe mais do que eu)
  8.  # 88

Colocado por: marco1hoje em dia qualquer DO como ouve falar nestas questões,
    e aínda bem que ouve falar e começam a preocupar-se com esses assuntos. mas é como dizes, para além de elementos extra ao licenciamento alguns ficam na esperança que até a fiscalização vai incluída.

mas devagarzinho a coisa está a melhorar, cada vez mais topo com clientes interessados e mais bem informados, ou que no mínimo fazem perguntas e pedem esclarecimentos das coisas.
    •  
      marco1
    • 3 julho 2025 editado

# 89

e estão a valorizar mais um trabalho mais rigoroso e completo ou "acham caro" ?
    é claro que alguns dos nossos colegas á boleia, cobram acima quando estão a fazer apenas projetos "200 á hora" (chapa 5)
    quanto aos isolamentos continuo a insistir que levar com o sol na cabeça pode ser mais grave do que frio nas pernas.
  9.  # 90

Colocado por: marco1e estão a valorizar mais um trabalho mais rigoroso e completo ou "acham caro" ?
    optam pelo que precisam e faz mais sentido para eles. muitos já sabem o que querem/precisam a nível de projecto e encomendam coisas adicionais aos projectos de licenciamento como mapas de vão, desenho da mobília, plantas de iluminação, mapas de quantidades e afins. Ou então o inverso e dizem que 'apenas' querem o serviço mais básico porque só interessa a licença o mais rapidamente possível. O estar informado não significa que encomendam sempre os extras mas que reconhecem a diferença e não ficam à espera de 'elementos adicionais'.
  10.  # 91

Colocado por: marco1por exemplo aqui, eu nunca iria andar com o etics a dar a volta a tudo,..., por várias razões
    la esta, um bom exemplo em que com uns trocos a isolar o teto falso da pala tava a situação resolvida.
    Por outro lado coloca isolamento no teto falso e deixa de aproveitar a inercia termica da laje de teto.
    Mas basta olhar para a soleira que se percebe que nao ha grande preocupaçao termica nesse pormenor.
    La esta, se o arquiteto nao é pago para tal ate se percebe que nao explore essa situação contudo nao me parece que seja por isso, nesse pormenor corrigir a ponte termica na soleira e na pala é facil, nota se é que quem desenhou nao atribui importancia a esses pontos.
    No caso da soleira por exemplo em obra pode ser impossivel de resolver porque teria de adicionar altura ao pé direito para poder colocar isolamento nao soleira.
      IMG_4200.jpeg
  11.  # 92

Como saber se uma habitação nova tem térmicas sem olhar para o projecto, vivendo apenas nela?
  12.  # 93

Colocado por: marco1o que muitos técnicos defendem é que se podem corrigir pontes termicas sem estar a envolver tudo e mais alguma coisa com etics

o que o marco1 aqui defende vezes sem conta é que resolver pontes térmicas é um preciosismo
  13.  # 94

Colocado por: setaevraComo saber se uma habitação nova tem pontes térmicas?

So tem impacto no aquecer ou tambem o tem no arrefecer?

o maior impacto é nas condensações interiores.
  14.  # 95

Colocado por: setaevraComo saber se uma habitação nova tem térmicas sem olhar para o projecto, vivendo apenas nela?

se começar a ver condensações, formar bolor e afins nas paredes interiores coincidentes com as zonas das pontes térmicas.
  15.  # 96

Colocado por: setaevraComo saber se uma habitação nova tem térmicas sem olhar para o projecto, vivendo apenas nela?

Câmera termográfica, infalível.
  16.  # 97

Colocado por: powerPT

Câmera termográfica, infalível.

Depende.
    Por exemplo nesta altura do verão pode não ser fácil detectar.
    Há que recorrer a alguns truques para as maximizar e serem facilmente detetaveis
  17.  # 98

Bom dia,
    Quero agradecer pelo debate (interessante) aqui gerado sobre este tópico, criado por mim.
    Talvez me esteja ma escapar algo, mas parece-me que o forrar integralmente, ou não, com ETICS... parece pouco consensual.

E gostaria de melhor colocar a minha situação, através de um desenho tosco:
    imagem

Problemas:
    - Devido à falta de espaço, o isolamento pelo interior não é possivel;
    - Ao mesmo tempo, as águas furtadas serão climatizadas (com PHR ou não, ainda não sei).
    - Sendo certo de que isolar o piso das águas furtadas não é viável, pois poderá elevar uns bons centimetros extra o "pé-direito"

O que está em cima da mesa, neste momento:
    - Forrar integralmente com ETIC's e aplicar chapa zincada no topo da pala.
    - Estudei outras opções, mas cada vez menos me parecem viáveis dado a algumas condicionantes.

Disclaimer importante:
    Sei e reconheço toda a questão que "projetista é que devia dizer", "falhou projeto", "falta de planeamento", "DO's isto e aquilo", etc.
    Eu, melhor do que ninguém, sem disso.
    Hoje, teria feito muitas coisas diferentes.
    Mas colocar a casa abaixo, já não é possível.
    Além de ter que lidar com outros aborrecimentos que não são chamados aqui para o caso.

Mas neste momento não tenho muitas alternativas a não ser tentar resolver/minimizar problemas de uma forma ad-hoc.

E agradeço a vossa compreensão por isso, pois sei que está por aqui malta de engenharia/arquitetura com bastante experiencia nestas matérias.
  18.  # 99

DR
    você é teimoso

eu ali não quero mesmo etics a dar a volta, não é meia duzia de metros, é toda uma platibanda mais a parte de baixo que levaria etics apenas por causa de um contato de 20 cm que já está resolvido a ponte termica
    eu ali quero teto falso "livre" no oco da pala
    isso que diz é ser...olhe é melhor nem adjetivar, é qualquer coisa como meter umas capas nos bancos do carro novo.
    quanto á soleira veja lá que a caixilharia tem corte termico, onde está a ponte termica?
    mais uma vez...não digo mais nada, cheira-me a obsessão.
  19.  # 100

Colocado por: marco1quanto á soleira veja lá que a caixilharia tem corte termico, onde está a ponte termica?
    Atenção que corte térmico (da caixilharia) nada tem a ver com resolver ponte térmica, nem resulta se a soleira em si for contínua de fora a dentro.
    Se for, a Ponte térmica está lá.

Das palas propriamente ditas não há soluções avulso.
    Há bem feito, com consolas e depois soluções de recurso usando tecto falso, etc.

Tudo claro está depende caso a caso.
    Pode uma solução no tecto falso resultar, pode!

0.0318 seg. NEW