Colocado por: marco1s a falar de uns 500euros de cusnao estou a ver o projecto como um todo mas com base apenas nesse desenho eliminava o isolamento na pala porque não faz falta e metia isolamento por baixo para 'elongar' essa ponte térmica ao ponto de se tornar nula
Colocado por: sito(diferença: parede dupla)parede dupla é um caso à parte porque a resolução das pontes térmicas são bastante mais complexas
Colocado por: antonylemosparede dupla é um caso à parte porque a resolução das pontes térmicas são bastante mais complexas
Colocado por: sitoDevo pedir os esquemas ao arquiteto ou ao engenheiro?o arquitecto devia coordenar isso com o engº. mas em portugal é pouco habitual ver-se projectos realmente bem coordenados quer pelos prazos ou pressa dos DO quer pelos valores praticados para projectos que não permitem que se 'perca' tempo com essas coisas.
Colocado por: sitoJá agora, é pratica usual ser partilhado/feito esse estudo ou como DO em geral temos de nos chatear com isso?depende do que contratou ao arqº. Se contratou apenas os projectos para licenciamento na CM o mais certo é não haver esse 'estudo' desses pormenores todos pois do ponto de vista legal o licenciamento apenas pede um 'pormenor tipo' pela fachada que pode ou não tratar desse ou outro detalhe parecido.
Colocado por: marco1talvez, ali desde a pala/platibanda ao interior da casa, com base na medição a olhómetro, deve ter cerca de um metro. penso que (posso estar enganado, e alguém com mais conhecimento que eu que me corrija) a diferença de ter ou não ter nesse caso é quase nenhuma, podendo-se resolver simplesmente com isolamento por baixo (ou por dentro como no 2º exemplo).
podes meter o que quiseres por baixo mas é um erro tirar o isolamento que está por cima da pala, pensa bem
Colocado por: marco1hoje em dia qualquer DO como ouve falar nestas questões,e aínda bem que ouve falar e começam a preocupar-se com esses assuntos. mas é como dizes, para além de elementos extra ao licenciamento alguns ficam na esperança que até a fiscalização vai incluída.
Colocado por: marco1e estão a valorizar mais um trabalho mais rigoroso e completo ou "acham caro" ?optam pelo que precisam e faz mais sentido para eles. muitos já sabem o que querem/precisam a nível de projecto e encomendam coisas adicionais aos projectos de licenciamento como mapas de vão, desenho da mobília, plantas de iluminação, mapas de quantidades e afins. Ou então o inverso e dizem que 'apenas' querem o serviço mais básico porque só interessa a licença o mais rapidamente possível. O estar informado não significa que encomendam sempre os extras mas que reconhecem a diferença e não ficam à espera de 'elementos adicionais'.
Colocado por: marco1por exemplo aqui, eu nunca iria andar com o etics a dar a volta a tudo,..., por várias razõesla esta, um bom exemplo em que com uns trocos a isolar o teto falso da pala tava a situação resolvida.
Colocado por: marco1o que muitos técnicos defendem é que se podem corrigir pontes termicas sem estar a envolver tudo e mais alguma coisa com etics
Colocado por: setaevraComo saber se uma habitação nova tem pontes térmicas?
So tem impacto no aquecer ou tambem o tem no arrefecer?
Colocado por: setaevraComo saber se uma habitação nova tem térmicas sem olhar para o projecto, vivendo apenas nela?
Colocado por: setaevraComo saber se uma habitação nova tem térmicas sem olhar para o projecto, vivendo apenas nela?
Colocado por: powerPT
Câmera termográfica, infalível.
Colocado por: marco1quanto á soleira veja lá que a caixilharia tem corte termico, onde está a ponte termica?Atenção que corte térmico (da caixilharia) nada tem a ver com resolver ponte térmica, nem resulta se a soleira em si for contínua de fora a dentro.