Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: marco1DR
    você é teimoso

eu ali não quero mesmo etics a dar a volta, não é meia duzia de metros, é toda uma platibanda mais a parte de baixo que levaria etics apenas por causa de um contato de 20 cm que já está resolvido a ponte termica
    eu ali quero teto falso "livre" no oco da pala
    isso que diz é ser...olhe é melhor nem adjetivar, é qualquer coisa como meter umas capas nos bancos do carro novo.
    quanto á soleira veja lá que a caixilharia tem corte termico, onde está a ponte termica?
    mais uma vez...não digo mais nada, cheira-me a obsessão.
    Eu sou teimoso mas voce nao fica atras. Leia bem o que eu disse que nao falei em dar a volta à pala mas sim prolongar o isolamento no teto da pala para minimizar a ponte termica.
    Quanto a nao existir ponte termica na soleira veja la melhor.
  2.  # 102

Colocado por: marco1não digo mais nada, cheira-me a obsessão
    Nao se trata de obsessao, trata se de dizem o que é, depois cada um faz o que quer com isso.
    Mas ja nao é a primeira vez que o Marco1 teima que nao existe ponte termica onde existe.
  3.  # 103

a ponte termica da soleira
  4.  # 104

Colocado por: marco1você é teimoso

Eu sei que o Marco1 é um membro valioso do fórum pelas dicas que dá a quem pede ajuda e pelo feedback que recebe dos seus projetos e longe de mim lhe querer tirar esse mérito nesse aspeto.

Dito isto, quem está a ser teimoso com este tema é o Marco1.

Aquele pormenor que postou tem pontes térmicas facilmente resolvidas por um valor irrisório comparado com o valor total de uma obra. Da forma que fala, até me parece que não tem o conceito correto de ponte térmica. Há literatura e videos sobre o conceito de ponte térmica, mas de uma forma simples é quando um elemento construtivo une o exterior ao interior da casa, sem quebra térmica.
    No caso do seu pormenor, tem ponte térmica na laje de cobertura por não ter isolamento por baixo e tem debaixo da caixilharia por não ter uma quebra entre exterior e interior debaixo da porta/janela. E se o isolamento da cobertura tiver espessura suficiente para a zona climática onde se encontra a casa, a lã mineral que tem no tecto falso deixa de ser necessária e até prejudicial em termos de inércia.
    O isolamento que tem por cima da pala, dependendo da distância a que a platibanda está da parede da casa, também poderá ser opcional, mas neste caso não prejudica em nada lá estar.

Na minha obra até tenho as duas soluções que o Antony desenhou. A primeira nas palas a sul, como já disse anteriormente. E tenho uma correção igual à segunda apresentada numa fachada a norte que não podia levar ETICS por estar virada para a estrada num centro histórico
      pala.png
      pala1.png
  5.  # 105

estou a ser teimoso com razão
    isso que está a dizer e que o antony disse eu até já concordei
    o que não concordei foi estar a dar a volta completa
    alias é isso que mostra a sua fotografia tambem não deu a volta completa

adiante
  6.  # 106

Colocado por: marco1não deu a volta completa

Eu expliquei anteriormente que nas simulações feitas esta solução a minimizaria o suficiente para a tornar inofensiva em termos de condensações e que a energia perdida ficava dentro das margens objetivo.

No seu pormenor também poderia colocar o xps apenas colado debaixo do teto falso por tuta e meia, sem prejudicar em nada a estética que pretende.
  7.  # 107

Colocado por: fabsilForrar integralmente com ETIC's e aplicar chapa zincada no topo da pala.

Se vai tapar por cima com a chapa, pode impermeabilizar o betão, especialmente a esquina com a casa, colar placas de XPS sem acabamento, tela pitonada para separar a chapa e o XPS para este não derreter nos dias mais quentes e a chapa por cima. Assim só precisa do isolamento com acabamento de ETICS na face e por baixo da pala.

Disclaimer: não sou técnico da área, mas a minha "patroa" é PH designer e gosto de cuscar-lhe a teoria e discutir estas coisas com ela.
  8.  # 108

Colocado por: jpmassena

Se vai tapar por cima com a chapa, pode impermeabilizar o betão, especialmente a esquina com a casa, colar placas de XPS sem acabamento, tela pitonada para separar a chapa e o XPS para este não derreter nos dias mais quentes e a chapa por cima. Assim só precisa do isolamento com acabamento de ETICS na face e por baixo da pala.

Disclaimer: não sou técnico da área, mas a minha "patroa" é PH designer e gosto de cuscar-lhe a teoria e discutir estas coisas com ela.

Por acaso até estava a pensar fazer o acabamento na mesma (sem pintura). Em Mão de obra, não me vai ficar mais caro por isso.
    Preocupa-me, realmente, é essa questão do aquecimento da chapa e, provavelmente, alguma condensação.

Bom, ainda estou bastante perdido perdido. :(

Raio da pala...
  9.  # 109

Colocado por: marco1a ponte termica da soleira
    este detalhe é diferente do que tinha colocado antes.

Colocado por: marco1estou a ser teimoso com razão
    isso que está a dizer e que o antony disse eu até já concordei
    o que não concordei foi estar a dar a volta completa
    alias é isso que mostra a sua fotografia tambem não deu a volta completa

adiante
    antes de voce me chamar teimoso ja eu tinha respondido isto:)
    Colocado por: DR1982la esta, um bom exemplo em que com uns trocos a isolar o teto falso da pala tava a situação resolvida.
  10.  # 110

Colocado por: jpmassena

Eu sei que o Marco1 é um membro valioso do fórum pelas dicas que dá a quem pede ajuda e pelo feedback que recebe dos seus projetos e longe de mim lhe querer tirar esse mérito nesse aspeto.

Dito isto, quem está a ser teimoso com este tema é o Marco1.

Aquele pormenor que postou tem pontes térmicas facilmente resolvidas por um valor irrisório comparado com o valor total de uma obra. Da forma que fala, até me parece que não tem o conceito correto de ponte térmica. Há literatura e videos sobre o conceito de ponte térmica, mas de uma forma simples é quando um elemento construtivo une o exterior ao interior da casa, sem quebra térmica.
    No caso do seu pormenor, tem ponte térmica na laje de cobertura por não ter isolamento por baixo e tem debaixo da caixilharia por não ter uma quebra entre exterior e interior debaixo da porta/janela. E se o isolamento da cobertura tiver espessura suficiente para a zona climática onde se encontra a casa, a lã mineral que tem no tecto falso deixa de ser necessária e até prejudicial em termos de inércia.
    O isolamento que tem por cima da pala, dependendo da distância a que a platibanda está da parede da casa, também poderá ser opcional, mas neste caso não prejudica em nada lá estar.

Na minha obra até tenho as duas soluções que o Antony desenhou. A primeira nas palas a sul, como já disse anteriormente. E tenho uma correção igual à segunda apresentada numa fachada a norte que não podia levar ETICS por estar virada para a estrada num centro histórico
      pala.png
      pala1.png
    nesse caso tem 1.25m de isolamento por baixo da pala, se fosse uma pala de uns 50cms por exemplo ja nao era suficiente isolar dessa forma, teria de contornar toda a pala.
  11.  # 111

DR

os seus preciosismos....
    diferente ? ah tem uma base com isolamento por baixo do perfil e no meu anterior tinha pelo lado de fora pois em baixo é uma divisão da casa , não sei se chega lá.
  12.  # 112

Colocado por: marco1DR

os seus preciosismos....
    diferente ? ah tem uma base com isolamento por baixo do perfil e no meu anterior tinha pelo lado de fora pois em baixo é uma divisão da casa , não sei se chega lá.
    se calhar nao chego lá isso é muito complicado para mim.
    Por falar em chegar, experimente la chegar a caixilharia para o exterior, fixada em aplique de modo a ficar alinhada com a camada de isolamento e veja a diferença, tente chegar lá o Marco1 :)
  13.  # 113

ehehe

para quê, isso da caixilharia á face exterior, assim como tenho o caixilhozito está protegido pelo etics, menos acessórios, o tal aplique e como tenho quase que não se vê o caixilho.
    não leve a mal, mas na minha opinião os seus preciosismos não arranjam soluções, ou melhor arranjam mas complicam aquilo que se pode resolver de forma mais simples.
  14.  # 114

A dificuldade da coisa:)
      IMG_4203.jpeg
  15.  # 115

complicar

..o preciosismo de ter um corte termico a meio do caixilho numa situação em que praticamente tudo á volta está isolado...
    siga por mim se a casa fosse para si concordava de imediato, antes mais corte termico que menos :)
    já agora um conselho que vale o que vale, na sua casa tenha muita atenção ás impermeabilizações muito mais do que pontes termicas pontuais.
  16.  # 116

Colocado por: Sasapocoincidentes com as zonas das pontes térmicas.

Mas hoje, em qualquer casa nova, o pladur do teto esta abaixo sempre uns bons 30 cm da laje. Onde aparece o bolor?
  17.  # 117

Colocado por: marco1complicar

..o preciosismo de ter um corte termico a meio do caixilho numa situação em que praticamente tudo á volta está isolado...
    siga por mim se a casa fosse para si concordava de imediato, antes mais corte termico que menos :)
    já agora um conselho que vale o que vale, na sua casa tenha muita atenção ás impermeabilizações muito mais do que pontes termicas pontuais.
    Aqui diariamente se tem esse cuidado com pontes termicas, usando consolas isolantes, soleiras com corte termico, etc etc.ja agora eu tambem considero ter essa caleira a seguir à caixilharia complicar :)
    Olhe para resolver as impermabilizacoes, corte termico e por ai fora.

Bom volte se la as palas entao.
      IMG_42032.jpeg
  18.  # 118

Bom volte se la as palas entao.

Boa ideia 🫣 Aqui, ainda tenho um problema para resolver (pala)... e já estão a falar de outro 30 mil vezes pior 🤣
  19.  # 119

a drenagem que está pensada não é nada disso, o corte representa o ponto mais alto e a pendente está para cá do ecran e para lá
    a caleira tem a ver com o sistema de soleira preconizado da sosoares sistema OS
  20.  # 120

Colocado por: marco1a drenagem que está pensada não é nada disso, o corte representa o ponto mais alto e a pendente está para cá do ecran e para lá
    a caleira tem a ver com o sistema de soleira preconizado da sosoares sistema OS
    . Sim eu percebi, se bem que essas pendentes por baixo de terraços (planos?) me deixam de pe atras.

0.0302 seg. NEW