Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Para quem tiver interesse leiam a seguinte apresentação:

https://pt.slideshare.net/slideshow/optimizing-concrete-thermal-bridges/26702020#8

Compara diferentes tipos de abordagem para as pontes térmicas em consola.
  2.  # 122

Colocado por: NalotilPara quem tiver interesse leiam a seguinte apresentação:

https://pt.slideshare.net/slideshow/optimizing-concrete-thermal-bridges/26702020#8

Compara diferentes tipos de abordagem para as pontes térmicas em consola.

Obrigado pela partilha. Não sendo eu uma pessoa muito técnica, tenho alguma dificuldade em chegar a uma conclusão :(

Mas vou aguardar, na expectativa de alguem poder acrescentar mais dados.

Gostava mesmo de de perceber qual o melhor caminho para a minha situação.

Obrigadi
  3.  # 123

Colocado por: fabsilNão sendo eu uma pessoa muito técnica, tenho alguma dificuldade em chegar a uma conclusão :(

Colocado por: gil.alvesHá bem feito, com consolas e depois soluções de recurso usando tecto falso, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  4.  # 124

Preciosismos
      IMG_4206.jpeg
  5.  # 125

Eu nem sei como e que se vive em Portugal com tantas pontes termicas nas casas :P
    Concordam com este comentário: setaevra
  6.  # 126

Colocado por: gil.alves

Estas pessoas agradeceram este comentário:fabsil

Ou seja, isolar por cima + testa e teto falso na parte inferior?
  7.  # 127

Colocado por: fabsilOu seja, isolar por cima + testa e teto falso na parte inferior?
    Não... :)
    cada caso é um caso.
    Fazer bem será *sempre com consolas térmicas. Não sendo, tem de se ver caso a caso para não fazer redundâncias que possam comprometer massa térmica necessária também.
  8.  # 128

Colocado por: gil.alvesNão... :)
    cada caso é um caso.
    Fazer bem será *sempre com consolas térmicas. Não sendo, tem de se ver caso a caso para não fazer redundâncias que possam comprometer massa térmica necessária também.

Obrigado, gil.alves
    O que tenho é algo assim. 80cm a sair para fora e a percorrer toda a extensão da casa (cerca de 20+7 metros)

imagem

Hoje, talvez tivesse feito de outra forma (ou simplesmente "não fazer"). Mas agora, está...

(Se for relevante, e para quem por curiosidade o solicitar, posso enviar imagens mais completas em privado)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sito
  9.  # 129

ui...
    e já está com telhas?
    como está o remate da telha com a sub-camada?
      2025-07-04 11_14_59-Captura-de-ecra-2025-07-04-a-s-09-47-31.png (351×513) - Brave.jpg
  10.  # 130

Colocado por: gil.alvesui...
    e já está com telhas?
    como está o remate da telha com a sub-camada?
      2025-07-04 11_14_59-Captura-de-ecra-2025-07-04-a-s-09-47-31.png (351×513) - Brave.jpg

O remate não está terminado.

A cobertura foi feita em laje aligeirada e levou 10cm XPS (visivel na imagem).
    O capoto irá rematar nesse isolamento.

Tinha que levar o telhado... De outra forma a obra não podia avançar para o acabamento.
  11.  # 131

Colocado por: fabsilO capoto irá rematar nesse isolamento.

Então agora o recurso é dobrar a pala com isolamento também e nada de tectos falsos com isolamento(!)...

Assim muito a frio...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  12.  # 132

Então agora o recurso é dobrar a pala com isolamento também e nada de tectos falsos com isolamento(!)...

Assim muito a frio...
    estas a famar de tetos falsos pelo interior por causa da inercia termica certo?
  13.  # 133

Assim muito a frio...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fabsil

É o que vai ser, gil.alves. :)

"Forrar" a pala toda com ETICs, de tudo o que por aqui já se falou, é o que faz mais sentido. Não há aqui grandes alternativas (infelizmente).

A minha dúvida neste momento é se a colocação de chapa por cima da pala, o calor não tenderá a "esquentar" o etic's e criar outro tipo de patologias.
  14.  # 134

E para quê colocar chapa por cima dessa pala?
  15.  # 135

Coloca uma camada de foamglas por baixo da chapa, ou PIR
  16.  # 136

Colocado por: fabsilA minha dúvida neste momento é se a colocação de chapa por cima da pala, o calor não tenderá a "esquentar" o etic's e criar outro tipo de patologias.

Não se invente... ...
    Deixem é uma pendente à séria para não genhar acumulados.
    Preparem um quebra canto na parte inferior para não fazer retornos e não ficar tudo com pingos.
    Esqueça lá a chapa!...

Colocado por: DR1982estas a famar de tetos falsos pelo interior por causa da inercia termica certo?
    Sim. Não vale a pena diminuir ainda mais a potencialidade.

@fabsil.
    Não descurar a ventilação à séria(!!!) dessa habitação! Deixem-se de tretas de "Ventilação Natural" e "grelhas"... Uma casa estanque tem que ter ventilação forçada! não brinquem com a saúde(!)
    Concordam com este comentário: zedasilva
  17.  # 137

Colocado por: gil.alvesSim. Não vale a pena diminuir ainda mais a potencialidade.
    depende da altura do teto falso, mas ja li algures que mais donque determinada altura, 30cms penso, é obrigatorio colocar isolamento.
  18.  # 138

Esqueça lá a chapa!...

Obrigado, gil.alves.

Nesse caso, falamos apenas de aplicar ETICS normalmente com alguma solução impermiabilizante?

A questão da chapa zinco era mais por uma (suposta) tranquilidade.

@fabsil.
    Não descurar a ventilação à sêria(!!!) dessa habitação! Deixem-se de tretas de "Ventilação Natural" e "grelhas"... Uma casa estanque tem que ter ventilação forçada! não brinquem com a saúde(!)

E terá, VMC.
  19.  # 139

Colocado por: dmanteigasEu nem sei como e que se vive em Portugal com tantas pontes termicas nas casas :P
    é facil de saberes. basta recuares no tempo e leres os temas que foram abertos nos meses frios por causa das patologias causadas.
    Concordam com este comentário: Sasapo
  20.  # 140

Colocado por: antonylemosé facil de saberes. basta recuares no tempo e leres os temas que foram abertos nos meses frios por causa das patologias causadas.

Nao digo que nao.

Mas tambem e preciso ver que ninguem vem para o forum abrir um topico para dizer que esta tudo ok com a casa.
    Acredito que a maioria das casas esta cheia de pontes termicas e nunca teve problemas

0.0355 seg. NEW