Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: dmanteigasEu nem sei como e que se vive em Portugal com tantas pontes termicas nas casas :P

Vive-se num dos países da Europa onde se passa mais desconforto dentro de casa (dados oficiais) e com muitas patologias onde se olha para elas como sendo normal.
  2.  # 142

Colocado por: dmanteigas

Nao digo que nao.

Mas tambem e preciso ver que ninguem vem para o forum abrir um topico para dizer que esta tudo ok com a casa.
    Acredito que a maioria das casas esta cheia de pontes termicas e nunca teve problemas

https://sicnoticias.pt/programas/factos-que-contam/2024-11-26-o-que-e-a-pobreza-energetica-e-quantas-pessoas-afeta-em-portugal--9a38ae28
    "A esmagadora maioria das casas em Portugal tem baixo desempenho energético. São 88% das habitações com certificados de classe energética C ou inferior. Trata-se de habitações demasiado frias no inverno e demasiado quentes no verão. Esta realidade, de pobreza energética, é visível nas próprias casas."

Há muitas causas para isso, claro. Mas se estamos a construir uma habitação que provavelmente será para a vida e sabendo que pontes térmicas são ineficiência energéticas e fontes de patologias que afetam negativamente o ar ambiente, porque não reduzi-las ao máximo?

1 metro de ponte térmica linear tem um valor em € de energia perdida associado. Quem tem dinheiro para pagar a conta de eletricidade, paga, é até evita condensacoes e bolores porque mantém o aquecimento ligado o inverno todo, apesar das contas astronómicas. Quem não tem dinheiro para sustentar isso, usa mantas e passa o início da primavera a limpar bolores, tendo respirado alguns entretanto.
  3.  # 143

Aqui na obra ao lado, viga sem capoto... mega ponte térmica, mas a dona de obra é arquiteta, deve saber, deve estar tudo calculado...
      PONTES TERMICAS.JPG
  4.  # 144

A ponte termica no Verão tem algum efeito /impacto?
  5.  # 145

Colocado por: setaevraA ponte termica no Verão tem algum efeito /impacto?

De um modo muito simplista, as pontes térmicas funcionam como atalho para que a temperatura mais quente "fuja" para a temperatura mais fria.

No inverno, assumindo temperatura interior mais quente, vai perder temperatura pela ponte térmica; Patologias são geralmente condensações e bolores, dependendo do nivel de ventilação que haja.

No verão, com a temperatura dentro de casa mais fria, o calor vai entrar pela ponte termica, dificultando o arrefecimento. No verão não há verdadeiras patologias (que eu saiba).

Mas mesmo sem pataologias visiveis, nos casos em que haja algum isolamento, a transferência de energia pelas pontes térmicas é considerável, aumentando o custo de aquecimento no inverno e arrefecimento no verão (ou desconforto se nao ligar climatização)
  6.  # 146

(desculpem não querer entrar na discussão das pontes térmicas, mas focando-me na pala... 😀)

gil.alves / zedasilva / @Todos

Neste caso, colocando chapa de parte, qual a melhor solução para garantir isolamento e impermeabilização da parte superior da pala?
  7.  # 147

Colocado por: Sasapo

Vive-se num dos países da Europa onde se passa mais desconforto dentro de casa (dados oficiais) e com muitas patologias onde se olha para elas como sendo normal.
    a maioria dos portugueses sairam da idade da pedra em termos de construção há 30/40 anos.. muitos destes tipos de comentário surgem porque desconhecem o que é conforto e o que são casas realmente sem problemas devido a insignificâncias como pontes térmicas.
    Concordam com este comentário: Sasapo
  8.  # 148

Colocado por: zedasilvaE para quê colocar chapa por cima dessa pala?

Tenho lido por aqui, em tópicos mais antigos, que não se deve ter ETICS na horizontal. Os manuais de ETICS indicam que a inclinação máxima recomendada/permitida é 45°.

Se nos rufos se usa chapa zincada ou alumínio para topar platibandas, o que se deve usar no caso da pala do OP?
  9.  # 149

Colocado por: jpmassenaHá muitas causas para isso, claro. Mas se estamos a construir uma habitação que provavelmente será para a vida e sabendo que pontes térmicas são ineficiência energéticas e fontes de patologias que afetam negativamente o ar ambiente, porque não reduzi-las ao máximo?

Eu acho que percebeu mal o que eu disse.
    Onde e que me viu dizer que nao se deve reduzir e corrigir pontes termicas?

Apenas acho piada porque sendo leigo parece-me que muitas destas discussoes sao aquelas picuinhices que no fundo fazem diferencas microscopicas na maioria das casas...
  10.  # 150

Tenho lido por aqui, em tópicos mais antigos, que não se deve ter ETICS na horizontal. Os manuais de ETICS indicam que a inclinação máxima recomendada/permitida é 45°.

Bolas! Cada vez menos sei o que faça com esta pala...

Até já me passou pela cabeça mandar demolir esta porra!

f
  11.  # 151

Colocado por: fabsil
    Bolas! Cada vez menos sei o que faça com esta pala...
    página 15

https://www.estmatsol.pt/wp-content/uploads/2017/08/TC.E.1003.3-FTec-SecilVit-Knauf-Insulation.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpmassena, fabsil
  12.  # 152

Colocado por: antonylemospágina 15

https://www.estmatsol.pt/wp-content/uploads/2017/08/TC.E.1003.3-FTec-SecilVit-Knauf-Insulation.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fabsil

Obrigado.

d

Apesar do pormenor não o mencionar, imagino que toda a pala seja forrada com isolamento.

Mesmo dizendo-se, por aqui, que tal não é permitido no ETICS (?!).

E leva, depois, acabamento ceramico por cima (algo que não tinha equacionado.. e deve conferir outra "limpeza").

É uma solução que me parece ir muito ao encontro do Kerdi Board da Schluter. Ainda não estou é seguro se este ultimo é material feito para exterior e temperaturas de sol direto.
  13.  # 153

Colocado por: dmanteigasEu nem sei como e que se vive em Portugal com tantas pontes termicas nas casas :P
    Concordam com este comentário:setaevra
    a maior parte das casas nao tem climatizacao, pouco ou nenhum isolamento, caixilharia fraquinha e as pessoas tambem vivem
  14.  # 154

Colocado por: dmanteigas

Eu acho que percebeu mal o que eu disse.
    Onde e que me viu dizer que nao se deve reduzir e corrigir pontes termicas?

Apenas acho piada porque sendo leigo parece-me que muitas destas discussoes sao aquelas picuinhices que no fundo fazem diferencas microscopicas na maioria das casas...

Fazem nenhuma diferença se for uma vez....se repetirem o erro várias vezes, é cumulativo.

E é o que acontece a maioria das vezes numa obra. Vou dar um exemplo das minhas janelas que estavam a ser colocadas atrás do XPS (foi corrigido a tempo) e o peitoril (pedra) que estava a ser colocados inteiro, sem rutura onde a janela poisa. Multiplicado por 14 janelas (algumas com 3m) qual acha que seria o resultado global de um erro?
  15.  # 155

Colocado por: ALCLCF

Fazem nenhuma diferença se for uma vez....se repetirem o erro várias vezes, é cumulativo.

E é o que acontece a maioria das vezes numa obra. Vou dar um exemplo das minhas janelas que estavam a ser colocadas atrás do XPS (foi corrigido a tempo) e o peitoril (pedra) que estava a ser colocados inteiro, sem rutura onde a janela poisa. Multiplicado por 14 janelas (algumas com 3m) qual acha que seria o resultado global de um erro?

Como fez esse corte? Tem imagens?
  16.  # 156

Colocado por: dmanteigasApenas acho piada porque sendo leigo parece-me que muitas destas discussoes sao aquelas picuinhices que no fundo fazem diferencas microscopicas na maioria das casas...

Pois, mas o tema da continuidade de elementos de betão/metal do exterior até ao interior, como a pala do tópico, são os que têm mais impacto numa casa que leva isolamento.

Ainda sobre viver em Portugal com as casas que há, é reparar nas empenas que não foram pintadas nos últimos anos, e contar as que não têm marcado a preto os tijolos/blocos.

@Fabsil, eu não sou da área como disse, nem sei a justificação do porquê de não ser recomendado. A verdade é que as boas práticas mandam topar platibandas com rufos metálicos, já vi isso abordado por aqui. E no manual da Weber:
      Screenshot 2025-07-04 171336.png
      Screenshot 2025-07-04 171250.png
  17.  # 157

Colocado por: RUIOLIAqui na obra ao lado, viga sem capoto... mega ponte térmica, mas a dona de obra é arquiteta, deve saber, deve estar tudo calculado...
      PONTES TERMICAS.JPG
    ora ora, nao passa de preciosismos :)
  18.  # 158

Colocado por: fabsilComo fez esse corte?
    é cortar duas pedras em vez de uma. meter isolamento no intervalo
    Concordam com este comentário: jpmassena, ALCLCF
  19.  # 159

Colocado por: antonylemosé cortar duas pedras em vez de uma. meter isolamento no intervalo
    Concordam com este comentário:jpmassena

E por baixo da pedra exterior? Nada?
  20.  # 160

Não tenho fotos, mas só tem de pedir que lhe cortem a pedra (se for peitoril de pedra) na zona onde a caixilharia/ruptura térmica assenta e depois preenchem o que cortam com material isolante.
    Se a pedra vier de dentro para fora em continuidade, é uma ponte térmica.

EDIT: A pedra exterior vira decorativa e fica fora do envelope térmico

0.0369 seg. NEW