Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Vivo num apartamento em que a parede do quarto principal dá para o quarto do vizinho e, embora o isolamento acústico não seja mau, por vezes ouço sons mais altos como crianças a gritar e assim.

Assim, e tendo em conta que há essencialmente uma parede que considero ser o principal ponto de transmissão do som, estou a ponderar colocar uma solução de isolamento acústico nessa parede - ver planta da parede e foto em anexo, em que se percebe que a parede termina num armário relativamente grande, com revestimento em madeira.
    Gostava de vos questionar se vos parece que a aplicação de isolamento acústico colado nesta parede poderá ser uma boa solução.

O Leroy Merlin tem soluções de painéis para colar ou aparafusar a paredes (Painel ripado em madeira Artens Inari natural oak 30x260cm), e há diversas soluções simples deste género, de aplicação direta na parede sem necessidade de instalar paredes falsas - exemplo de painel de colar à parede vendido na Amazon.

Em termos práticos, embora a aplicação pareça fácil, há a questão de a parede ter tomadas e um interruptor, pelo que seria necessário fazer esses cortes nos paineis.

Pela vossa experiência, uma solução deste género seria eficaz a mitigar o som do vizinho que passa por esta parede?

Obrigado,
    Luís
      Foto_parede.jpeg
      Planta_parede_quarto.jpg
  2.  # 2

As soluções que mencionou não servem para essa função, pois servem apenas para tratamento acústico e não para isolamento acústico.
    Existem alguns tópicos onde se debate essa questão, faça uma pesquisa por aqui no fórum.
  3.  # 3

Agradeço o rápido feedback.

Eu já vi que uma solução possível será a colocação de isolamento acústico colado à parede (possivelmente lã de rocha, mas sei que há materiais melhores) e depois a aplicação de pladur.

Mas queria perceber se não haveria aplicações mais práticas que não implicássem a aplicação de pladur.

Estava a pensar em soluções como por exemplo colar uma placa de cortiça na parede, que pudesse funcionar também como elemento decorativo, e que dispensasse a aplicação de pladur.
  4.  # 4

Colocado por: Luis__1e assim.

;-)
  5.  # 5

Haha! São mesmo os berros das crianças.
  6.  # 6

Se o barulho que ouve é pontual e não é extremamente grave, o mais simples seria trocar os revestimentos de parede/pavimento duros e reflectivos que tem por uns fofos e absorventes. É muito capaz de chegar. Exemplos:

-Revestir essa parede com uma camada espessa de cortiça expandida colada.
    -Meter uma cabeceira estofada grande na cama.
    -Usar uma alcatifa ou um tapete grande e grosso a cobrir o chão todo.

Desvie também os interruptores para outra parede e tape o buraco com pladur. O mais fácil seria fazer com um fiozinho colado pelo rodapé e uns interruptores exteriores bonitinhos, para evitar fazer mais buracos que deixem passar som. Ou, a partir paredes, que seja a da direita.
    Concordam com este comentário: Luis__1
  7.  # 7

Colocado por: zemvpferreiraSe o barulho que ouve é pontual e não é extremamente grave, o mais simples seria trocar os revestimentos de parede/pavimento duros e reflectivos que tem por uns fofos e absorventes. É muito capaz de chegar. Exemplos:

-Revestir essa parede com uma camada espessa de cortiça expandida colada.
    -Meter uma cabeceira estofada grande na cama.
    -Usar uma alcatifa ou um tapete grande e grosso a cobrir o chão todo.
    Concordam com este comentário:Luis__1

Muito obrigado pelas dicas, que só vi agora.

Colocado por: zemvpferreiraDesvie também os interruptores para outra parede e tape o buraco com pladur. O mais fácil seria fazer com um fiozinho colado pelo rodapé e uns interruptores exteriores bonitinhos, para evitar fazer mais buracos que deixem passar som. Ou, a partir paredes, que seja a da direita.
    Concordam com este comentário:Luis__1

Os buracos dos interruptores serão uma fonte importante de ruído?
    Ou seja, mesmo que decida por uma solução mais 'pesada' de isolar com material isolante e pladur, o ideal será sempre passar os interruptores para outra parede?
    Ou pode ser resolvido por exemplo com a aplicação de espuma projetável (?) em volta dos cabos, nesses buracos?
  8.  # 8

Entretanto, entretanto apercebi-me que a origem do problema é um miúdo a jogar jogos online (de fones), mas não é no apartamento do lado, mas sim no que está em cima desse.
    Ou seja, é no apartamento que está 1 piso acima do meu, ao lado - está na diagonal em relação ao meu apartamento, digamos assim.

Sendo a origem num apartamento que não está diretamente ao lado nem em cima, isto talvez seja um indicador de que o isolamento do prédio não é bom, e deixa-me na dúvida se instalar isolamento apenas nessa parede seria um desperdício.

Teria de instalar isolamento nessa parede e também no teto (por o barulho vir do piso de cima), para ter resultados?

0.0145 seg. NEW