Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Tenho uma casa em construção que está neste momento ainda na fase estrutural. Um amigo que construiu casa recentemente tem-me avisado para ter cuidado na fase final, porque quem lhe instalou os painéis solares a ele estragou-lhe um pouco a cobertura da casa. Com isso pensei se seria possível quando enchessem a placa deixar logo algum tipo de suporte para depois colocar o suporte dos painéis solares. Será apenas uma ideia estúpida?
  2.  # 2

Não me parece necessário essa preocupação.
    Não será um furo na placa para colocar uma bucha e um parafuso que danifica a placa.
    Claro, há que impermeabilizar a intervenção.
  3.  # 3

cobertura plana? uns bons lancis de betao fazem bem a função de os suportar. colocar algo por baixo do lancil para proteger mecanicamente a tela e siga para bingo...
    Concordam com este comentário: zedasilva, jorgealves, ForcePT, Pedro Barradas
  4.  # 4

Há alguma incompatibilidade entre XPS e tela com acabamento de xisto?

Estou a pensar fazer isso: em cima da tela de xisto colocar XPS onde vão ficar os suportes de betão dos painéis.
  5.  # 5

Em caso de dúvida coloque um geotextil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpmassena
  6.  # 6

Vai ter tela (mesmo que com xisto) sem qualquer proteção para os UV?
  7.  # 7

Colocado por: jpmassenaEstou a pensar fazer isso: em cima da tela de xisto colocar XPS onde vão ficar os suportes de betão dos painéis.

Basta intercalar tela geotextil ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpmassena
  8.  # 8

Colocado por: zedasilvaVai ter tela (mesmo que com xisto) sem qualquer proteção para os UV?

Já foram contempladas lajetas de betão mas são um pouco p€sadas. Não foram ainda completamente descartadas, mas...

Tirando godo, sugere alguma alternativa?
  9.  # 9

Colocado por: jpmassena

Já foram contempladas lajetas de betão mas são um pouco p€sadas. Não foram ainda completamente descartadas, mas...

Tirando godo, sugere alguma alternativa?

Isso é algo que deve ser estudado e pensado em fase de projeto.
    Qualquer material irá sempre acrescentar peso, esse peso tem que estar contemplado no cálculo das lages
  10.  # 10

Colocado por: zedasilva
    Isso é algo que deve ser estudado e pensado em fase de projeto.
    Qualquer material irá sempre acrescentar peso, esse peso tem que estar contemplado no cálculo das lages

Em fase de projeto tinha cobertura invertida, com lajetas.
    Alterou-se para cobertura tradicional por questões de térmica e as lajetas deixaram de fazer tanto sentido já que a tela de xisto se diz autoprotegida contra raios UV...
  11.  # 11

Colocado por: jpmassena

Em fase de projeto tinha cobertura invertida, com lajetas.
    Alterou-se para cobertura tradicional por questões de térmica e as lajetas deixaram de fazer tanto sentido já que a tela de xisto se diz autoprotegida contra raios UV...

A tela diz-me protegida mas a experiência diz me que por norma são umas grandes aldrabonas
    • SrR
    • 7 maio 2025

# 12

Pode usar o godo como lastro
  12.  # 13

As telas serão Imperalum.

Dando duas camadas de New Imper Acryl Membrane não será suficiente para proteger dos raios UV?

Fração do custo, peso nem se fala e trabalho muito mais fácil.

0.0173 seg. NEW