Iniciar sessão ou registar-se
    • nsf
    • 11 junho 2025

# 1

Há cerca de 5 anos terminei a construção de uma moradia e na altura optei por colocar o acesso à caixa de estores na parte exterior por uma série de vantagens (nomeadamente o isolamento térmico e acústico), mas ciente de que existiam alguns inconvenientes (não me lembrei do que descrevo a seguir). Até hoje ainda não me arrependi, mas recentemente, de repente e do nada, surgiu-me uma dúvida. Se um motor avariar com os estores fechados ou a meio como é feita a substituição do mesmo já que não há, ou é extremamente difícil, o acesso à caixa. No meu caso, e como agravante, a caixilharia é oscilobatente e com alguns vãos (como sala e quartos) em que essa abertura apenas é possível de um dos lados.
    Há cerca de um ano tive uma avaria num motor que foi necessário substituir, mas por sorte aconteceu numa janela relativamente pequena e, por isso, permitia a abertura das duas “folhas”. O técnico chegou, abriu a janela pelo interior, mudou o motor e foi à vida dele e nem me lembrei de como seria se tivesse acontecido num das outras janelas.
    Já alguém por aqui, com a instalação da mesma forma ou semelhante, passou por algo do género?
  1.  # 2

Colocado por: nsfcomo é feita a substituição do mesmo já que não há, ou é extremamente difícil, o acesso à caixa.

Tem fotos da sua instalação?
    Seja qual for a zona de acesso (interior ou exterior) esse acesso tem obrigatoriamente que existir e estar desimpedido.
    • nsf
    • 11 junho 2025

# 3

Colocado por: zedasilvaTem fotos da sua instalação?
    Seja qual for a zona de acesso (interior ou exterior) esse acesso tem obrigatoriamente que existir e estar desimpedido.

O problema não é o acesso ou estar desimpedido. Isso existe.
    A dúvida surgiu numa eventualidade de avariar um motor com os estores fechados ou parcialmente abertos, como é feito o acesso à zona entre as laminas dos estores e a janela. Existindo caixilharia de correr a questão provavelmente não se coloca, mas num sistema oscilobantente o caso muda de figura. Por exemplo, uma janela com 3 metros, sendo 2 metros vidro fixo e 1 metro abrível (porta oscilobatente) é extremamente difícil, para não dizer impossível, alguém colocar-se entre as laminas do estore e a janela, muito menos movimentar-se para substituir/reparar o motor.
    Não tenho aqui foto, mas podia colocar um exemplo, mas não estou a conseguir axexar.
  2.  # 4

Colocado por: nsf
    O problema não é o acesso ou estar desimpedido. Isso existe.
    A dúvida surgiu numa eventualidade de avariar um motor com os estores fechados ou parcialmente abertos, como é feito o acesso à zona entre as laminas dos estores e a janela. Existindo caixilharia de correr a questão provavelmente não se coloca, mas num sistema oscilobantente o caso muda de figura. Por exemplo, uma janela com 3 metros, sendo 2 metros vidro fixo e 1 metro abrível (porta oscilobatente) é extremamente difícil, para não dizer impossível, alguém colocar-se entre as laminas do estore e a janela, muito menos movimentar-se para substituir/reparar o motor.
    Não tenho aqui foto, mas podia colocar um exemplo, mas não estou a conseguir axexar.

Deve dar sempre para desmontar a janela. Ou forçar a abertura do estore, se é que isso é possivel.

Mas é uma boa questão... também me coloco essas duvidas.

Eu acho que é por isso que as empresas de caixilharia dizem sempre que colocar o acesso por dentro é melhor... pois dá-lhes menos trabalho.
    • nsf
    • 11 junho 2025

# 5

Colocado por: fabsilDeve dar sempre para desmontar a janela. Ou forçar a abertura do estore, se é que isso é possivel.

Mas é uma boa questão... também me coloco essas duvidas.

Eu acho que é por isso que as empresas de caixilharia dizem sempre que colocar o acesso por dentro é melhor... pois dá-lhes menos trabalho.

Forçar a abertura do estore não me parece possível. Desmontar a janela talvez, mas não estou a ver uma empresa que trabalha em estores assumir a responsabilidade de desmontar uma janela, e se for um vão de grandes dimensões pior ainda, para substituir/reparar o motor.
  3.  # 6

Há sempre hipótese de reparar os estore, uns com mais ou menos trabalho.

Já me aconteceu o acesso do estore ser pelo exterior e ficar preso. Rebarbadora com disco de inox e uma das ripas ficou inutilizada mas o estore foi reparado.
  4.  # 7

Colocado por: nsfuma janela com 3 metros, sendo 2 metros vidro fixo e 1 metro abrível (porta oscilobatente)

Nesta zona de 1 metro, é cortada a tampa de acesso ao estore de forma a ser possível enrola-lo à mão.
    Depois tem que colocar uma tampa nova
  5.  # 8

Colocado por: zedasilvaNesta zona de 1 metro, é cortada a tampa de acesso ao estore de forma a ser possível enrola-lo à mão.

Ainda este FDS estive a reparar um estore, aí com uns 40 anos. O eixo em aço galvanizado apodreceu e partiu em dois (casa à beira mar), nem enrolava nem desenrolava.

Sim, sei que é um evento raro, mas nem todas as reparações simples se conseguem fazer por um postigo.
    • nsf
    • 13 junho 2025

# 9

No meu caso, nunca coloquei tampas nas caixas no exterior. Desde que concluí a obra têm estado abertas, com os rolo dos estores à vista, que só se ve se estivermos por baixo da caixa. Há cerca de um ano adjudiquei a uma empresa umas tampas em alumínio, que ainda não foram aplicadas. Não consigo contactar com a empresa e não estou interessado em ter as caixas muito mais tempo abertas. Nesse sentido, será que alguém por aqui pode partilhar o que se usa ou o que aplicaram e como é feita a sua fixação?
  6.  # 10

Colocado por: nsfnão estou interessado em ter as caixas muito mais tempo abertas

Solução DIV
    Tábua de piso vinilico, pintada à cor da caixilharia e colada com silicone igualmente à cor da caixilharia
    • nsf
    • 13 junho 2025 editado

# 11

Colocado por: zedasilvaSolução DIV
    Tábua de piso vinilico, pintada à cor da caixilharia e colada com silicone igualmente à cor da caixilharia

Obrigado zedasilva.
    Não está colocada de parte uma solução DIY e até já me lembrei de utilizar placas XPS cortas à medida e pintadas, mas queria saber quem tem o mesmo sistema o que usou.
    Quais são as tampas que se falaram por aqui e como é que se fixam?
  7.  # 12

Colocado por: nsfQuais são as tampas que se falaram por aqui e como é que se fixam?

Alumínio ou PVC coladas com silicone à cor
    • nsf
    • 13 junho 2025 editado

# 13

Colocado por: zedasilvaAlumínio ou PVC coladas com silicone à cor

A grande dúvida que tenho diz respeito à fixação. Independentemente de ser uma tampa propria ou uma solução DIY não consigo perceber como é feita a fixação pois o único ponto onde é possível contacto é junto ao alumínio e, eventualmente, nos topos.
    • nsf
    • 13 junho 2025 editado

# 14

Eliminado. post repetido
  8.  # 15

Colocado por: nsfA grande dúvida que tenho diz respeito à fixação.

Por norma existem uns batente que ficam já na caixilharia para isso mesmo
    • nsf
    • 13 junho 2025

# 16

Colocado por: zedasilvaPor norma existem uns batente que ficam já na caixilharia para isso mesmo

Não estou a ver a que batentes se refere. Quando chegar a casa vou ver se descubro o que é.
  9.  # 17

Colocado por: nsfNão estou a ver a que batentes se refere.

Na altura falou com o pessoal das caixilharias ou dos estores sobre isso?
    Se não falou não devem ter deixado nada
    • nsf
    • 13 junho 2025

# 18

Colocado por: zedasilvaNa altura falou com o pessoal das caixilharias ou dos estores sobre isso?
    Se não falou não devem ter deixado nada

Já vai há muito tempo, mas não me lembro de ter falado com nenhuma das empresas sobre isso.
    Esses batentes que refere é um acessório que se aplica na caixilharia ou é a própria caixilharia que já vem preparada para isso?
    • sltd
    • 13 junho 2025

# 19

No meu caso tenho as tampas em aluminio.
    A fixação tem rebites. Se for necessário intervencionar têm que se furar.
  10.  # 20

Colocado por: nsf
    Já vai há muito tempo, mas não me lembro de ter falado com nenhuma das empresas sobre isso.
    Esses batentes que refere é um acessório que se aplica na caixilharia ou é a própria caixilharia que já vem preparada para isso?

Por norma é um L que leva na caixilharia.
    Se não falou com ninguém provavelmente não foi aplicado nada.
    É a técnica "isto não é nada comigo, quem vier a seguir que resolva"

0.0199 seg. NEW