Iniciar sessão ou registar-se
    • toni64
    • 28 março 2010 editado

     # 1

    Boas a todos, sou novato neste Forum, mas queria deixar aqui a minha experiência com o tijolo térmico da Preceram 29 cm.

    Foi aqui neste Forum que vi os primeiros comentários sobre os Tijolos térmicos nacionais e gostei da ideia. Finalmente já existia um tijolo que vai servir para fazer as paredes de habitações e não, muros, paredes para o curral dos animais, paredes nos jardins, pois algo com uma resistência térmica melhor, numa só aplicação temas a parede exterior pronta, algo que serviria para as habitações de pessoas.

    (desculpem a minha ironia mas, venho de um país onde se aplica um tijolo especifico para uma parede exterior de uma habitação, esse mesmo tijolo não se aplica para construir muros, etc......)

    A minha moradia tinha sido construída em 2002 com o bloco YTONG de 30 cm espessura, sem caixa de ar ou isolamento, rebocado com Monomassa colorida pelo exterior, gesso projectado no interior, super caixilharia PVC alemã, etc....e agora procurava para uma nova construção algo semelhante, bom, etc...

    Motivo: para os ca. 70 m2 de parede exterior o YTONG ficava-me muito caro (preço do bloco + transporte da fábrica Belga para Portugal)

    Encomendei então na Preceram o tijolo térmico 29 cm.
    Forneceram-me um 15 Paletes parcialmente com tijolo mal cozido, torto, empenado, vejam a foto em baixo.

    O tijolo tem ser encaixado lateralmente, mas se a estrias de encaixo estiverem tortas não será possível. Tem ser tb nivelado com o martelo de borracha, mas se vier mal cozido parte. Fotografei o acontecimento, a Preceram desculpou-se e confirmou a minha queixa, mas entre pensar o que fazer e decidir passaram-se semanas. Finalmente apliquei com mais esforço todo tijolo, os tortos foram cortados com a máquina de disco e colocados nos travamentos.

    Fica aqui o testemunho sobre esta vergonha nacional.

    Esta foi para mim a primeira experiência muito negativa com o produto mais importante na obra, e vai ser a última experiência com um produto nacional.

    A este Forum: os meus votos de apoio e solidariedade

    Adeus

    toni64
      preceram 1.jpg
    • VMC
    • 28 março 2010

     # 2

    Também já tive uma situação idêntica.

    Não com a Preceram, nem tão grave.

    Foi com o Tecnotijolo. A ideia é boa, e funciona, mas o problema tem a ver com a qualidade da argila ou da cozedura, que deixa tudo a perder. Provavelmente tive azar com o lote, mas não voltei a comprar, em todo o caso não foi nem de perto tão grave.

    Compreendo o problema do investimento e de ter a obra parada a aguardar por uma resposta!...
  1.  # 3

    VMC, o que falhou no seu caso ? Foi a (geometria) ondulação que permite casar cada tijolo um ao outro ?
    • VMC
    • 28 março 2010

     # 4

    VMC, o que falhou no seu caso ? Foi a (geometria) ondulação que permite casar cada tijolo um ao outro ?


    Não, não foi grave. Tinha apenas a ver com a qualidade não da forma mas da cozedura ou do barro. Os tijolos não tinham muita resistência mecânica, e por isso nunca mais voltei a comprar. Na altura comprei um semí-reboque. Como estou longe da fábrica e dos revendedores não posso avaliar se foi só um azar meu ou se já está melhor, mas o princípio em muito bom.
    • vmgl
    • 29 março 2010

     # 5

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: toni64Motivo: para os ca. 70 m2 de parede exterior o YTONG ficava-me muito caro (preço do bloco + transporte da fábrica Belga para Portugal)


    comprava cá..!!!


    Pagava na mesma o transporte da Belgica ou da Holanda, a fabrica da Ytong que existia em Portugal a muitos anos que foi fechada e desmantelada, dessa forma blocos Ytong só mesmo provenientes de fora do pais como foi referido.
    • vmgl
    • 29 março 2010 editado

     # 6

    Colocado por: aprendiz2tá enganado existe a vender cá sim


    Existir existe sim, quer que lhe diga quem vende em Lisboa e no Algarve? mas a questão é que é fabricado na Belgica e na Holanda, logo têm custo de transporte.
    • vmgl
    • 29 março 2010

     # 7

    Colocado por: aprendiz2meu senhor já assentou,tem algum consigo....não queira teimar comigo.

    tudo que vem de fora tem transporte,o que eu disse é que existe cá stock.



    Quer comprar umas paletes de Ytong fabricado na Holanda? em Loulé por exemplo existe quem lhe venda.

    Resido a cerca de 10 Km da antiga fabrica da Ytong em Coina - Seixal, e esta desmantelada a anos tudo o que existe cá em Portugal são distribuidores de materiais de construção que compram o material fora do Pais.


    As vezes é dificil fazer-me entender...
    • VMC
    • 29 março 2010

     # 8

    Compra-se cá, mas o material vem da Bélgica. Nem em Espanha é feito, a fábrica também fechou.
  2.  # 9

    Se os blocos vinham tortos, porquê que os resolveu aplicar na mesma?

    Se vier a ter problemas, quem assumirá as responsabilidades?

    Coisas da Casa
  3.  # 10

    .. Se a obra fosse minha, tinha devolvido o material... concerteza esse que lote não cumprecom as tolerâncias dimensionais constantes das normas.
  4.  # 11

    Colocado por: toni64vai ser a última experiência com um produto nacional.

    Não é a primeira vez que um lote chega em más condições e devolve-se. Não deveria acontecer com empresas certificadas


    Colocado por: toni64a Preceram desculpou-se e confirmou a minha queixa, mas entre pensar o que fazer e decidir passaram-se semanas.

    Eu gostaria de ouvir a versão deles, quanto aos prazos de resolução do problema.

    Julgo que para evitar que o Fórum e o seu responsável possam ser responsabilizados por difamação (já quase aconteceu), tópicos com identificação das empresas deveriam ser moderados até se ouvir ambas as partes, senão facilmente se arranja problemas
  5.  # 12

    Este tijolo,se em boas condições :-) é aplicado como parede exterior e serve como isolamento térmico, é isso? Depois teremos a caixa de ar com "esferovite" e a parede interior, correcto?
  6.  # 13

    .. Se a obra fosse minha, tinha devolvido o material... concerteza esse que lote não cumprecom as tolerâncias dimensionais constantes das normas.


    Minha também!!! Se fosse a tempo, nem descarregavam na obra!!!

    Paulo

    Julgo que para evitar que o Fórum e o seu responsável possam ser responsabilizados por difamação (já quase aconteceu), tópicos com identificação das empresas deveriam ser moderados até se ouvir ambas as partes, senão facilmente se arranja problemas


    O "dono" do fórum não é responsável pelo que se escreve. Nunca será responsabilizado. Poderá entrar num processo como testemunha, mas a responsabilidade é de quem escreve. De resto, concordo inteiramente consigo. Porque a nódoa depois de cair, dá trabalho a tirar.
    E não é por um caso errado (que até o cliente pode ter toda a razão) que a imagem da empresa pode ser prejudicada...

    Gostaria de ver estas queixas que aparecem aqui na internet, sempre acompanhadas do comprovativo de reclamação no Livro de Reclamações nas entidades competentes!!

    Coisas da Casa
  7.  # 14

    este bloco é para execução de paredes simples.
    se o valor de tranmissão termica conseguido, cumprir com os requisitos térmicos de projecto. a parede fica feita.
    Senão, e no continete, é o mais habitual, terá de ser executado sistema complementar de isolamento térmico, sendo os mais comuns:
    - Pelo exterior, o ETICS, ou cappoto;
    - Pelo interior, com forra em gesso cartonado + isolamento termico
  8.  # 15

    Nao gosto desses tijolos termicos , prefiro tijolo normal nacional que é muito bom e o mais utilizado e fiavel.


    Sobre defeitos de fabrico existe a devolução.... acontece
    Concordam com este comentário: carlosesf
  9.  # 16

    o Ytong em 30 cm ninguém o tinha e tem, em Portugal! por isso vem sempre de fora. Só uma parte dos 9 revendedores no país é que sabia que o há até 36,5 cm de espessura.

    O meu propósito neste post é avisar os utilizadores, se manchei o nome da PRECERAM é me indiferente. Uma empresa certificada que tem alguma dimensão nacional (dizem por aí....), vender este produto exclusivo com as falhas apresentadas, sinceramente.
    Não foi a uma chafarica qualquer que confiei e paguei 80 centimos por tijolo ? Foi á PRECERAM!!!!!!!

    O exterior leva o sistema Etics ou o reboco projectado Isodur da IRP.



    Adeus
  10.  # 17

    O meu propósito neste post é avisar os utilizadores, se manchei o nome da PRECERAM é me indiferente. Uma empresa certificada que tem alguma dimensão nacional (dizem por aí....), vender este produto exclusivo com as falhas apresentadas, sinceramente.
    Não foi a uma chafarica qualquer que confiei e paguei 80 centimos por tijolo ? Foi á PRECERAM!!!!!!!


    Apresentou reclamação? No Livro de Reclamações e para a Deco?
    • toni64
    • 29 março 2010 editado

     # 18

    Não, não apresentei no livro de reclamações, estou a 250 km de distância deles. A Deco enfim, pode ainda ser opção. Se googlares pela Peceram encontras logo este post, vai aleijar maís..........
  11.  # 19

    A "Certificação" não garante qualidade.
    Um produto certificado não é indicador de qualidade, apenas indica que o produto é produzido sempre com os mesmos processos e esses sim são certificados.
    Garante-se que um produto feito hoje é igual ao de ontem...
    Isto levado ao ridículo até dá para dizer que uma empresa que faz um mau produto mas é certificada, garante que faz sempre um mau produto, porque os processos são sempre os mesmos.

    A certificação também contempla problemas ocorridos na produção de um produto e como resolve-los. Neste caso concreto que se fala a empresa deve ter forma de auscultar os clientes e garantir a sua satisfação.
  12.  # 20

    Não, não apresentei, estou a 250 km de distância deles. A Deco enfim, pode ainda ser opção. Se googlares pela Peceram encontras logo este post, vai aleijar maís..........


    Portanto, não tem nenhum reclamação a fazer à empresa e cria um post destes? Eles sabem que este post existe?

    Coisas da Casa
 
0.0244 seg. NEW