Iniciar sessão ou registar-se
    • toni64
    • 28 março 2010 editado

     # 1

    Boas a todos, sou novato neste Forum, mas queria deixar aqui a minha experiência com o tijolo térmico da Preceram 29 cm.

    Foi aqui neste Forum que vi os primeiros comentários sobre os Tijolos térmicos nacionais e gostei da ideia. Finalmente já existia um tijolo que vai servir para fazer as paredes de habitações e não, muros, paredes para o curral dos animais, paredes nos jardins, pois algo com uma resistência térmica melhor, numa só aplicação temas a parede exterior pronta, algo que serviria para as habitações de pessoas.

    (desculpem a minha ironia mas, venho de um país onde se aplica um tijolo especifico para uma parede exterior de uma habitação, esse mesmo tijolo não se aplica para construir muros, etc......)

    A minha moradia tinha sido construída em 2002 com o bloco YTONG de 30 cm espessura, sem caixa de ar ou isolamento, rebocado com Monomassa colorida pelo exterior, gesso projectado no interior, super caixilharia PVC alemã, etc....e agora procurava para uma nova construção algo semelhante, bom, etc...

    Motivo: para os ca. 70 m2 de parede exterior o YTONG ficava-me muito caro (preço do bloco + transporte da fábrica Belga para Portugal)

    Encomendei então na Preceram o tijolo térmico 29 cm.
    Forneceram-me um 15 Paletes parcialmente com tijolo mal cozido, torto, empenado, vejam a foto em baixo.

    O tijolo tem ser encaixado lateralmente, mas se a estrias de encaixo estiverem tortas não será possível. Tem ser tb nivelado com o martelo de borracha, mas se vier mal cozido parte. Fotografei o acontecimento, a Preceram desculpou-se e confirmou a minha queixa, mas entre pensar o que fazer e decidir passaram-se semanas. Finalmente apliquei com mais esforço todo tijolo, os tortos foram cortados com a máquina de disco e colocados nos travamentos.

    Fica aqui o testemunho sobre esta vergonha nacional.