Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Pretendo substituir um telhado em madeiramento de moradia com 60 anos. As madeiras já apresentam corroidas do bicho/caruncho,especialmente as traves principais. Área de 80m2 aproximadamente.

A minha dúvida é em saber qual será a melhor opção em termos de material a aplicar.

Obrigado
  2.  # 2

Depende...
    tem fotos do interior do desvão?

Normalmente a melhor opção é substituição dos elementos pré-existentes por outros de material e secção idênticos.
  3.  # 3

Desculpe, quando diz material idêntico, refere-se a aço leve ou pré esforçado??
    E quanto a telha, qual a indicada para cada tipo material???
  4.  # 4

Colocado por: AfincoDesculpe, quando diz material idêntico, refere-se a aço leve ou pré esforçado??

Idêntico é ao que lá tem...É Madeira, certo?

Colocado por: AfincoE quanto a telha, qual a indicada para cada tipo material???

Tanto faz... Deve utilizar o mesmo tipo de telha que tem atualmente, é lusa (Aba e canudo), Marselha?
  5.  # 5

Telha m princípio será Marselha, porquea que tem é cimenticia.

A dúvida é tipo de vigas (a estrututa, a armação).
  6.  # 6

Se tem madeira, é substituir por igual, com secções idênticas aos elementos que necessita de substituir. Precisa substituir tudo?. Qual é a duvida?
  7.  # 7

Vigas barrotes e ripas em casquinha termolaminada e telha marselha ou lusa .
  8.  # 8

Colocado por: larkhetermolaminada

Pode ser maciça, é mais barata e se o vão a vencer não for muito longo, serve perfeitamente.
    convém ser madeira tratada, por exemplo:
    https://silmadeiras.pt/produtos?categoria=VIGAS%20%2F%20BARROTES%20%2F%20RIPAS
  9.  # 9

Desculpem a minha ignorância nesta matéria, o facto é que o madeiramento tem caruncho, a trave principal esta completamente a desfazer-se em pó.
    tenho muito receio de fazer a substituição deste madeiramento antigo por nova estrutura em madeira moderna, mesma tratada ( a tal casquinha ) , Será que tem a mesma duração de outros materiais, como por exª o aço leve ou ripado em cimento??
  10.  # 10

Se conseguir aplicar madeira tratada em autoclave, fica com uma das melhores soluções. Bem melhor do que aço leve
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

Tem medo do quê, ter de fazer outra obra no telhado daqui a 60 anos? Respire um pouco e continue com a vida. Xilófagos há em todo o lado, raramente é um drama.
  12.  # 12

Colocado por: Afincotenho muito receio de fazer a substituição deste madeiramento antigo por nova estrutura em madeira moderna, mesma tratada ( a tal casquinha ) , Será que tem a mesma duração de outros materiais, como por exª o aço leve ou ripado em cimento??
    que idade tem a estrutura existente que não é tratada? madeira tratada não terá problemas. em princípio dura mais tempo que vc e aos seus filhos.
  13.  # 13

O meu sogro tem um telhado há mais de 50 anos em madeira e o ano passado substituiu as telhas e a madeira estava impecável.
  14.  # 14

Pois é. Já fiz substituição de barrotes e ripas em quase meio telhado.

0.0177 seg. NEW