Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Gostaria de saber se alguém ouviu falar do sistema construtivo Ecobuild.

    Houve uma matéria numa revista distribuída pelo Público, em Fevereiro de 2010 que indicava mais ou menos o seguinte:

    O sistema de construção é baseado num conjunto de painéis estruturais de poliestireno expandido, ondulado, envoltos em duas malhas de aço galvanizado de alta resistência, ligadas entre si por meio de varões de aço electro-soldados. A sua forma foi especialmente desenhada para utilização de micro-betão projectado, o que associado à malha de aço galvanizado garante uma grande resistência estrutural, enquanto o núcleo de poliestireno expandido confere o isolamento térmico e acústico. Uma solução simples mas tecnologicamente avançada, que visa dar a melhor resposta à questão da eficiência energética aplicada aos métodos construtivos, associando rapidez de construção, baixo custo, elevadas capacidades anti-sísmicas, térmicas e acústicas.

    Consultei o site dessa empresa em www.ecobuild.pt. Eles indicam que esta tecnologia já existe há mais de 25 anos e está disseminada por todo o mundo e enumeram diversas vantagens em relação ao método de construção tradicional.

    É claro que o que me interessa é saber a vossa opinião. Acham que efectivamente pode ser uma boa solução de construir uma moradia utilizando esse sistema?

    Agradeço desde já pelos vossos comentários.

    Susana
    • eu
    • 18 abril 2010

     # 2

    Aparentemente não vejo grandes vantagens sobre a construção tradicional...
  2.  # 3

    Colocado por: euAparentemente não vejo grandes vantagens sobre a construção tradicional...


    Agradeço pelo seu comentário.

    Não tenho quaisquer conhecimentos a nível de construção de moradias e foi bem por isso que iniciei esta discussão no fórum pois se eu poder optar por um método de construção mais rápido, melhor do que o tradicional, a nível térmico e acústico, anti-sísmico etc. e com um custo inferior, é claro que estou interessada.

    No entanto as minhas dúvidas mantêm-se … será que pode ser uma boa opção de construir uma moradia utilizando esse sistema ou não?
  3.  # 4

    Em climas quentes não é coisa que se recomende, a inércia térmica é muito baixa.
  4.  # 5

    Colocado por: AugstHillEm climas quentes não é coisa que se recomende, a inércia térmica é muito baixa.


    Agradeço pelo seu comentário.

    Sem querer abusar ... será que me pode me explicar porquê é que não se recomenda esse sistema cá em Portugal?

    Sei que já houve construções em Portugal com esse sistema, no Montijo por exemplo e em Espanha por exemplo esse sistema já é utilizado há vários anos.

    Se me puder responder, agradeço.
  5.  # 6

    Tem a ver com o conceito de inércia térmica. Há aqui senhores que discordam comigo, mas enquanto eu não entrar numa casa dessas em Beja, em Agosto e me sentir confortável, não me fio.
    Mais literatura sobre o assunto aqui e aqui.
  6.  # 7

    Colocado por: AugstHillTem a ver com o conceito de inércia térmica. Há aqui senhores que discordam comigo, mas enquanto eu não entrar numa casa dessas em Beja, em Agosto e me sentir confortável, não me fio.
    Mais literatura sobre o assuntoaquieaqui.


    Agradeço pela sua resposta ... vou ler com atenção os documentos que me indicou.

    No entanto, mais uma pergunta, numa casa em Beja está bem mas se for para uma casa no concelho de Sintra, numa pequena aldeia com ventos por vezes muitos fortes, acha que esse método de construção já pode ser aplicado ou mantém a sua opinião?

    Se me puder responder, agradeço.
  7.  # 8

    Pode ser ponderado, tal como qualquer outro sistema. Mas terá de fazer algumas contas. Duvido que dispense ar-condicionado, e terá de haver algum cuidado com os vãos, garantir sombreamentos e alguma atenção com o sistema de ventilação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susatsch
  8.  # 9

    Será que alguém tem mais uma opinião para me dar??

    Agradeço pela atenção.

    Susana
    • eu
    • 20 abril 2010

     # 10

    Cara Susana,

    Qual é o custo desse método construtivo?
  9.  # 11

    Colocado por: euCara Susana,

    Qual é o custo desse método construtivo?


    Boa noite,

    Agradeço pela sua mensagem.

    Ainda não sei quais são os custos em relação à construção da moradia com esse sistema, só me indicaram que os custos são inferiores aos da construção tradicional e que o prazo de construção também é inferior.
    No entanto, antes de decidir se vou ou não pedir orçamento a essa empresa, decidi iniciar uma discussão sobre o assunto pois o que me interessa saber é se efectivamente o método de construção é melhor a nível térmico, acústico, anti-sísmico etc. do que o método de construção tradicional.

    Agradeço pela atenção.

    Susana
  10.  # 12

    Estive a ver o site com algum cuidado e gostaria de saber como é que um sistema que possui um isolamento superior ao tradicional e anula por completo as pontes térmicas pode ter problemas com a inércia térmica? Agradeço desde já os possíveis esclarecimentos.
    • fmgl
    • 26 abril 2010

     # 13

    Gostaria de poder ajudar naquilo que me for possível já que conheço este sistema de construção, á alguns anos, já estive em moradias construídas neste sistema tanto aqui em Portugal como em Espanha e Cabo verde.
    Quanto à questão da inércia térmica, confesso a minha ignorância e a minha falta de conhecimentos técnicos, mas no aspecto térmico devo dizer que um amigo meu tem uma moradia de um piso com cerca 500 m2 nas Faias, e segundo ele raramente ligou o ar condicionado porque a casa mantém uma temperatura bastante confortável.
  11.  # 14

    Penso que os artigos que linkei são bastante explícitos sobre o assunto. De forma simplista posso apenas referir que uma coisa é o coeficiente de transmissão térmica (a quantidade de calor que atravessa a parede). Outra coisa é a inércia (o tempo que a parede demora a aquecer). E, no verão, depois da parede estar quente, o interior aquece também.
  12.  # 15

    Boas

    Como é que um sistema que possui um isolamento superior ao tradicional e anula por completo as pontes térmicas pode ter problemas com a inércia térmica?


    Pense na inércia térmica de uma parede interior, por exemplo, como a capacidade que essa parede tem de absorver e armazenar o calor do meio ambiente (a parede aquede). Acontece que a "quantidade de calor" que uma parede é capaz de armazenar depende, digamos assim, da sua densidade. Uma parede mais densa absorve mais calor que uma parede menos densa, embora demore mais tempo. O sistema construtivo que o site apresenta é do tipo leve, com baixa inércia - e portanto pouca capacidade de armazenar calor. Na realidade só a parte interior à camada de isolamento é considerada para efeito de contabilização da inércia. Assim sendo, uma parede pode ser muito bem isolada termicamente sem que isso signifique que tenha inércia forte.

    cumps
    José Cardoso
  13.  # 16

    Aliás, a reformulação da directiva 2002/91/CE (EPDB), relativa à eficiência energética tem um ponto em que refere a necessidade de reduzir os picos de consumo no verão, por causa do ar-condicionado, através de um aumento da inércia térmica.
 
0.0198 seg. NEW