Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros Foristas,

    Neste momento tenho uma BC da Daikin para Aquecimento e AQS.

    Como pretendo colocar uns ventiloconvectores para arrefecer a casa, precisava de outro método para aquecer as águas sanitárias, para não ter de forçar a BC a inverter o ciclo quando esta está a arrefecer o ambiente.
    Para além disso, ainda tenho instalado um acumulador rasca de 150lts que tem uma serpentina muito pequena, o que dificulta muito o aquecimento das águas sanitárias.
    Para além disto tudo, ainda tenho um problema que consiste na localização do acumulador que está fora de casa (na casa das máquinas) e cuja ligação "casa das máquinas - interior da habitação" peca e muito em termos de isolamento, o que faz com que a água quente demore muito tempo a chegar às torneiras.

    Posto isto, um instalador propôs 2 opções:

    1- Bomba de Calor independente para AQS (300lts) dentro de casa (na garagem), com uma ligação práticamente directa ao colector das águas por 2800€

    2- Acumulador de inox (300lts) + circuito de recirculação (casa máquinas - habitação) + instalação solar (casa das máquinas - cobertura) + paineis solares por 3800€ sensivelmente.

    Qual das opções consideram mais correcta? Alguma outra sugestão?

    Obrigado,

    Jorge Moreira
  2.  # 2

    Nenhuma opinião?
  3.  # 3

    Hummm, por 1000€ de diferença, acho que ficava pela bomba de calor...
    Vai demorar um bom bocado aos paineis se amortizarem. Essas bombas têm consumos muito bons.
  4.  # 4

    Pois.. isso é o que eu penso... mas pensei que ambas as opções fossem mais baratas...
    Só a opção 2 sem os paineis (mas com a préinstalação) fica ao mesmo preço que a opção 1. Como é que um acumulador + recirculação + circuito solar pode ser tão caro?
    •  
      FD
    • 20 abril 2010

     # 5

    Colocado por: jfsmoreiraPosto isto, um instalador propôs 2 opções:

    Só consultou um instalador?
  5.  # 6

    sim , porque quando foi para colocar a BC de aquecimento, consultei vários instaladores e este foi o que me deu mais garantias de efectuar um bom trabalho, além do seu orçamento ser mais favorável.
    Para além disso, gostei muito do trabalho efectuado.
    Como tal, ganhou a minha confiança. Mas claro que está que deveria ter outra opinião!
  6.  # 7

    Colocado por: FD
    Colocado por: jfsmoreiraPosto isto, um instalador propôs 2 opções:

    Só consultou um instalador?


    Eu tenho imensa tendência para fazer isso e não me tenho dado pior do que vários amigos meus que consultaram pelos menos os 3 que são considerados o número mínimo. ;-)
  7.  # 8

    Será que alguém me poderá informar se 2800 € por uma BC de AQS de 300lts é pedir muito? Ou será que está dentro dos valores normais?
  8.  # 9

    A proposta que tive da Ochsner (com painéis solares) foi:

    Bomba de Calor Agua Quente Europa Series Air/Exaust Air 313 - 300 Litros c/ serpentina Solar (COP 4.4) 3.203,00 €
    kITS Solar para modelos europa 303 e 313 2 collectores HS -solar collector Osolar, solar transfer statiion incl. Heat meter, solar expasion vessel incl. Safetygroup, dim
    colector(2046x2129x77) , peso 77kg 2.075,00 €
    acessorios europa controlo variavel de caudal (add -on kit) 510-360m2 ( INCL313 DK,500iw E mini ewp N NECESSITAM) 140,00 €
    Mão de Obra
    Instalação Sistema vg 250,00 €
    Valor total Proposta S/IVA 5.668,00 €
    IVA 12 % sobre 5.668,00 € 680,16 €
    Valor total Proposta c/ IVA 6.348,00
    • DMG
    • 22 abril 2010

     # 10

    Já pedi alguns orçamentos relativos a este tipo de equipamento , quando tiver alguns divulgo.

    Cumps,

    DMG
  9.  # 11

    Colocado por: lobitoA proposta que tive da Ochsner (com painéis solares) foi:

    Bomba de Calor Agua Quente Europa Series Air/Exaust Air 313 - 300 Litros c/ serpentina Solar (COP 4.4) 3.203,00 €


    Cop 4.4?? Está correcto? Em que condições?
    Qual é a marca da BOmba de calor?
    Sabe o link para esta bomba para a pesquisa masi detalhada?
    •  
      FD
    • 23 abril 2010

     # 12

    Colocado por: jfsmoreiraQual é a marca da BOmba de calor?
    Sabe o link para esta bomba para a pesquisa masi detalhada?

    Colocado por: lobitoA proposta que tive da Ochsner (com painéis solares) foi:

    http://www.ochsner.com/ e http://www.ochsner.com/typen_ww.htm
  10.  # 13

    nova proposta - Dimplex BWP 30H LW - aprox. 2500€ - cop 3.1
  11.  # 14

    Penso que a Ochsner é a marca com melhores desempenhos em testes (o que não quer dizer que seja a mais interessante na vida real porque tudo depende do que se quer, a que temperaturas, etc). Tenho a dizer, pelo menos, que os representantes (www.plurienergia.pt) foram bastante rápidos e precisos a responder. Ainda estou à espera que a gudenergy me respnda acerca da Alpha Innotec.

    Devo ter algures uma proposta da raizverde que talvez seja comparável (tenho a ideia de metade do preço, mas precisava de ver com cuidado se inclui painéis solares, quais as temperaturas de funcionamento, etc). Logo em casa procuro. Tenho também outras coisas que me mandaram de Ochsner que depois ponho aqui.
  12.  # 15

    O problema é que a Oschner adianta um COP de 4,4 para uma Temp. Amb. de 21ºc e uma temp de água de 15ºC->55ºC
    E a Dimplex, refere um COP de 3,1 para tuma temp amb de 15ºC e um temp água de 15ºC para 60ºC...

    Seria muito mais fácil para todos se referissem o COP nas mesmas condições...
    É muito díficil comparar máquinas desta forma...

    Ando mesmo perdido!
  13.  # 16

    Colocado por: jfsmoreiraO problema é que a Oschner adianta um COP de 4,4 para uma Temp. Amb. de 21ºc e uma temp de água de 15ºC->55ºC
    E a Dimplex, refere um COP de 3,1 para tuma temp amb de 15ºC e um temp água de 15ºC para 60ºC...

    Seria muito mais fácil para todos se referissem o COP nas mesmas condições...
    É muito díficil comparar máquinas desta forma...

    Ando mesmo perdido!


    Não queria mais nada?! Já tentou com certeza comparar contractos de temóvel ou empréstimos de bancos... ;-)
  14.  # 17

    Acho que seria o mais lógico!

    Porque se assim não fôr, se cada instalador apresentar os COPs sobre características ambientes diferentes, de nada serve esse valor como referência, a não ser como publicidade!

    De qualquer forma, estive a ver BC da OSchner e gostei do que vi... vamos a ver os preços!
  15.  # 18

    Já agora, quanto à a versão split (que é, segundo me disseram na Bélgica, umas centenas de euros mais do que a versão monobloco mas tem a vantagem da flexibilidade de instalação), sem painéis solares, disseram-me isto:

    IWP - 2857€ com deposito de 300litros

    Não inclui acessórios de ligação nem mão de obra+ instalação.
  16.  # 19

    Aqui está mais um bocado da resposta da Ochsner:


    "Tendo em conta as informações por si enviadas e visto que o maior interesse é no aquecimento de aguas quentes sanitárias no seu caso a melhor solução é de facto uma Europa 303, com dimensões 650X1850 (Diametro x altura), que tem a possibilidade de colocar no espaço da casa de banho e/ ou tratamento de roupas para desumidificação e aproveitamento do calor destas divisões para aquecimento das aguas.

    A bomba também poderá ser utilizada para arrefecimento de alguma parte da casa que o necessite.

    O peso em vazio com um deposito de 300lts já incluído será de 165kg.

    Tem um rendimento de 440% que comparado com um esquentador que tem rendimento de 90-95% rapidamente compensa o investimento nos baixos custos anuais de AQS além das vantagens na desumidificação e ventilação.



    Necessita de instalação de condutas de ar.



    Se quiser a opção de apoio solar também temos disponíveis um conjunto solar desenvolvido para esta bomba que consiste em 2 colectores, uma grupo de controlo solar, um vaso de expansão, um grupo de segurança e ligações para tubagens de cobre de 22mm.



    A poupança que terá anual poderá examinar no quadro a seguir.


    (Não consigo pôr aqui o quadro)


    O gasto previsto será de aproximadamente 20€ anuais para o aquecimento de aguas quentes sanitárias."

    Isto é o que eles dizem, claro!
  17.  # 20

    Afinal a bomba de calor insuatherm é fabricada em Itália pela StyleBoiler.
    http://www.styleboiler.com/UserFiles/Image/prodotti/Pompe/2008/ES/2-PDF_ES/PdC_300_08_ES.pdf

    E pelos vistos enganei-me no preço.... era 2580€ (iva e instalação incluída)
 
0.0214 seg. NEW