A EPUL apresentou recentemente a sua candidatura ao “PRIX ROTHIER 2008 – O melhor Bairro da Europa”, concorrendo com o Bairro de Telheiras, em Lisboa.
O Bairro de Telheiras tem sido progressivamente desenvolvido ao longo de quase todo o tempo de vida da empresa municipal – mais de três décadas – e é o exemplo de um novo conceito de Projecto Urbano, que passa por um processo de planeamento contínuo, desenhado e implementado.
Actualmente, o Projecto Urbano de Telheiras atingiu a sua fase final com a reabilitação da antiga Aldeia de Telheiras, através da recuperação das pré-existências urbanas localizadas na sua zona central. Este último desenvolvimento consagra um modelo de usos mistos, de sustentabilidade e integração na cidade.
A candidatura da EPUL, apresentada em 52 painéis, constitui uma análise global, temática e sectorial do Projecto Urbano de Telheiras e do seu resultado.
A pretensão de qualificar o Bairro de Telheiras no contexto europeu é ambiciosa, mas teve desde já a vantagem de possibilitar a recolha e organização de uma valiosa informação urbanística sobre esta zona da cidade.