Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Venho aqui pedir ajuda para um mistério que se passa na minha habitação desde que nos mudámos para lá...ou seja...desde que temos luz (Março 2010).

    Todos os dias ou quase todos os dias por volta das 07:30hrs da manhã, o botão do quadro geral dispara.

    A essa hora não tenho nada programado para ligar ou desligar e também não tenho nada a trabalhar!!!!

    Às vezes está dois ou três dias sem acontecer mas depois volta a acontecer....

    Chego lá ligo o botão e pronto, não volta a disparar até ao outro dia!!!!

    Nao sei como resolver este problema!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    O electricista diz que não sabe o que é e que a unica solução é meter um diferencial de rearme automático....

    mas tenho medo que com isso possamos estar a ocultar o verdadeiro problema...porque deve haver uma causa para isto...

    Obrigada a todos pela ajuda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pfpmatos
  2.  # 2

    Eu tinha uma situação semelhante com um aquecedor. O tipo umas vezes estava frio, mas depois dava-lhe uma coisinha e começava a aquecer que nem um maluco até fazer o quadro disparar. Ainda demorou um tempo até perceber o que era, mas depois foi só desligar o aparelho e nunca mais voltou a acontecer.
    •  
      FD
    • 12 maio 2010

     # 3

    Isole o problema - desligue os disjuntores todos às 7h e veja se o quadro continua a disparar.
    Se sim, o problema está no quadro ou nos "arredores" do mesmo.
    Se não disparar, desligue os disjuntores todos da mesma forma e vá ligando todos os dias apenas um até chegar ao "culpado".
    Quando chegar ao circuito "culpado" já sabe onde procurar melhor.
    Concordam com este comentário: joao_n
  3.  # 4

    Boas

    qual é o disjuntor que dispara? é o diferencial ou o da EDP ?


    Cpts
    kakai
  4.  # 5

    Olá a todos...

    O que dispara é o diferencial, o da EDP está ok.

    A minha casa tem 3 pisos e cada piso tem o seu quadro...o que dispara é o diferencial geral mesmo...que desliga a casa toda.

    Para fazer esse teste desligo apenas os disjuntores do quadro onde dispara o diferencial ou desligo os disjuntores dos quadros dos 3 pisos??
  5.  # 6

    uns familiares meus ja tiveram um problema identico, o geral tambem disparava alienatóriamente, e demorou tempo a descobrir. no final era uma tomada/ligação que fazia curto circuito e disparava o geral... não sei os termos correctos, mas era das tomadas na parede, que neste caso nem estava (supostamente) a funcionar (tinha um tampão).... claro que poderá não ser o mesmo caso, cada casa com as suas manias ;)

    o FD deu-lhe uma boa resolução, vá excluindo divisões.
  6.  # 7

    Boas

    Desliga todos os disjuntores unipolares e deixa só o diferencial ligado e depois começa a ligar um a um. Poderá acontecer que quando liga um faça disparar o diferencial, mas nem sempre isso resulta, porque se for entre neutro e terra e se não for constante como parece ser o caso pode acontecer que liga todos os disj. e o diferencial não dispara.

    Tem que medir a instalação com um megohmimetro e ai de certeza que dá com o gato.

    Cpts
    kakai
    Concordam com este comentário: aquapego, 8421
  7.  # 8

    Com o diferencial a disparar à hora certa, tem de haver qualquer aparelho a ligar a essa hora ou então seria aleatório. Todas as outras razões são plausíveis em caso de disparo aleatório. Mas também não diga que não tem nada a trabalhar porque tem, o frigorífico, p. ex.

    O meu site aqui
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfsa
  8.  # 9

    Uma verificação da resistência de isolamento da instalação, assim como aos equipamentos a ela ligados e já agora um teste ao diferencial para verificar se dispara dentro dos parâmetros. Existe equipamento que realiza esses testes.
  9.  # 10

    Em resumo, tem de contratar um electricista.
  10.  # 11

    Isso da hora de disparo ser regularmente por volta das 7h30 é que me baralha. A essa hora as pessoas estão a acordar, e começa o consumo (despertadores, máquinas de barbear, torradeiras, "cilindros", etc.), para além de, como já se disse, o frigorífico.

    Será que é a diminuição da tensão (voltagem) na rede que provoca o disparo na sua casa?

    E a TERRA? Já a mediram?
  11.  # 12

    É óbvio que pode ser muita coisa, mas por concidência já tive um problema igualzinho ao seu. Fizemos todo o tipo de testes imaginários e nada. Afinal era o diferencial que tinha demasiada sensibilidade, depois de substituído por outro menos sensível nunca mais disparou.
    Talvez seja o seu caso?
  12.  # 13

    Realmente
    e estranho ser sempre a mesma hora mas 1 coisa é certa: Algo esta errado.

    7h30 despertador toca você estica o braço para o desligar, toca na mesa de cabeceira, atrás dela esta a ficha do despertador que poderá estar a fazer mau contacto e com o "toque" pode fazer destrancar o quadro.

    Isto já me aconteceu a mim e dei com ela foi só ir vendo de 1 ponta à outra.

    Ps a única diferença é que era meia hora mais tarde :-)

    Outra coisa que pode tentar fazer é estar a pé a essa hora e tentar perceber algum ruído diferente, tipo algo a começar a trabalhar e repare no contador e tente perceber se dá para notar aumento de potencia.
  13.  # 14

    Conselhos:
    1º Contactar EDP e pedir substituição de diferencial.
    2º Desligar todos os aparelhos das tomadas e aguardar até ao dia seguinte. (ao Domingo, p.ex.)
    3º Contactar electricista para: verificação de apertos, especialmente neutros, em quadro eléctrico, abrir caixas de derivação e verificar ligações, abrir tomadas e verificar estado das cablagens, verificar candeeiros especialmente algum que não utilize com frequência, verificar aparelhos com ligação à terra, verificar ligações terra na casa.

    Depois de tudo isto (a deslocação de electricista e execução do trabalho não serão caros) tem de ficar com o problema resolvido. Muitas vezes, acontece que se efectua estes passos todos, resolve-se o problema e nunca se chega a saber qual era o problema.

    O meu site aqui
    •  
      MRui
    • 15 maio 2010

     # 15

    Colocado por: AlexMontenegroConselhos:
    1º Contactar EDP e pedir substituição de diferencial.
    2º Desligar todos os aparelhos das tomadas e aguardar até ao dia seguinte. (ao Domingo, p.ex.)
    3º Contactar electricista para: verificação de apertos, especialmente neutros, em quadro eléctrico, abrir caixas de derivação e verificar ligações, abrir tomadas e verificar estado das cablagens, verificar candeeiros especialmente algum que não utilize com frequência, verificar aparelhos com ligação à terra, verificar ligações terra na casa.

    Eu não sou electricista, mas alterava a ordem cronológica deste "conselho"...
    1º Desligar todos os aparelhos das tomadas e aguardar até ao dia seguinte. (ao Domingo, p.ex.)
    2º Contactar electricista para: verificação de apertos, especialmente neutros, em quadro eléctrico, abrir caixas de derivação e verificar ligações, abrir tomadas e verificar estado das cablagens, verificar candeeiros especialmente algum que não utilize com frequência, verificar aparelhos com ligação à terra, verificar ligações terra na casa.
    3º Contactar EDP e pedir substituição de diferencial.

    Quanto ao (agora) 3º, tenho sérias dúvidas que a EDP dê provimento ao pedido. O mais provável é obter como resposta que o problema é do cliente e que a EDP declina qualquer responsabilidade no assunto.

    Se o problema fosse meu, chamava um electricista com carteira profissional.
  14.  # 16

    Viva!
    Sou novo neste forum.Dei uma vista de olhos neste tópico e gostava de saber se o problema foi resolvido, se sim, o que era?
    Estou como mesmo problema mas neste caso é às 07:00 que dispara o disjuntor, hoje por acaso não disparou, mas tudo me leva a crer ser um problema exterior porque ao Domingo nunca aconteceu, ou seja só em dias normais de trabalho.
    Também já notei que quando ligo 2 discos do fogão de indução, as lâmpadas começam a piscar, isto acontece nas horas de ponta.
    Num outro dia ao montar uma lâmpada fluorescente na garagem, deparei com um problema, com o interruptor desligado, o busca-pólos acendia, quando fui medir tinha 20 v.Esta lâmpada fluorescente está a funcionar com comutação e ao desligar tudo reparei que havia fios que tinham voltagem mesmo desligados, ou seja a alimentação tinha 230 v mas as comutações também tinham uns 20 volts.Aqui á gato...
    Obrigado desde já

    João Paulo
    •  
      MartaD
    • 1 julho 2010 editado

     # 17

    Acontecia-me o mesmo. Às 20:30h todos os dias, o meu quadro ia abaixo. O diferencial é muito sensível. Muita gente no prédio trocou o diferencial para um menos sensível (a essas pessoas o quadro não caía). Só a algumas pessoas é que acontecia o que me acontecia.
    O problema foi resolvido. Vimos que a luz ia abaixo sempre que os candeeiros da rua acendiam, ou seja, às 20:30h. Chamámos a EDP e eles fizeram qualquer coisa na rua, ao pé dos candeeiros. E nunca mais tivemos o problema. Posso informar-me sobre o que eles fizeram, agora assim não sei.

    p.s: Para nós, nunca foi solução trocar o diferencial para um menos sensível, porque não é o melhor a fazer. O melhor a fazer foi ver de onde vinha o problema. Mas quem trocou o diferencial optou pela solução mais rápida e fácil. Só que não convém ter um diferencial pouco sensível. Pode haver graves problemas e o quadro nunca ir abaixo, por ter um diferencial pouco sensível.
  15.  # 18

    Há 2 anos fiz uma remodelaçao de um escritório de uma empresa de informática, em Lisboa.

    Semanas depois de se instalarem, começaram a ocorrer falhas de corrente (era o caos porque, apesar das seguranças, havia uma série de coisas que desligavam). Virámos as ligações de pernas para o ar à procura de algum defeito, e nada...

    Depois, apercebemo-nos que os cortes ocorriam à mesma hora, também noutro escritório da mesma empresa, num OUTRO edifício a mais de 80m de distância e sem qualquer cabo a ligá-los.

    Na mesma altura, no meu escritório - que é no mesmo quarteirão mas na rua de trás - também faltava a electricidade (mas a horas diferentes) por curtíssimos períodos , mas o suficiente para desligar os computadores.

    A EDP nunca assumiu qualquer responsabilidade, mas alguma coisa terão feito porque as falhas de electricidade acabaram.
  16.  # 19

    Parece-me claro , que que apenas o geral da EDP falha, não estamos perante um curto circuito, mas de uma ligação à terra.

    Isto pode acontecer por falha de isolamento de um aparelho, ou por um cabo meio cortado( mesmo que por dentro) ou uma um fio solto dentro de uma ficha.

    Tambem a mim isso me aconteceu e cheguei à conclusão que era de duma tomada exterior que supostamente era à prova de agua. Quando chovia, a agua entrava e provocava uma ligação à terra e apenas o dijuntor da EDP disparava.

    Tente abanar os electrodomesticos e respectivos fios pode ser que tenha sorte.
    • Fab
    • 14 junho 2011

     # 20

    Desculpem estar a levantar este topico antigo mas tou com o mesmo problema do quadro disparar.

    Creio que o problema está na máquina de lavar loiça porque deixo-a a trabalhar á noite e de manha verifico que estou sem luz e a máquina está desligada mas não acabou o programa de lavagem, portanto creio que só pode ser algum problema daqui.
    Isto já me aconteceu três vezes o que é estranho. Há dias que o quadro não dispara e tá tudo ok.

    Alguém que possa dar uma luzes acerca do problema?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XLCBruno
 
0.0255 seg. NEW