Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    P+V ARQ

    Penso que para edifícios de habitação as escadas que não façam parte do percurso acessível, (casos em que se cumpram as normas no r/c) diz o 3.3.5 ( apenas) que essas escadas devem ter largura de no mínimo 1 m e os patamares 1,2 m no sentido do movimento, dai que neste caso se possa fazer os tais 25 cm e inclusive o próprio RGEU não determina, para moradias, a dimensão quer do espelho quer do cobertor.
  2.  # 22

    se for o Kareem Abdul-Jabbar tem de ser no mínimo 40cms
  3.  # 23

    Então se for o Pateta nem 50cm chegam
  4.  # 24

    batatinha
  5.  # 25

    Colocado por: quiksilver26
    Já agora qual a altura e comprimento maximo e minimo dos degraus.


    O degrau confortável é dado pela fórmula: 2h+p=64cm
    ou seja 2 alturas + piso =64cm. Especificando melhor: 2 x 0,18 = 0,36 + 0,28 = 0,64 cm.

    Se procurar no Neufert, está lá tudo.
  6.  # 26

    Colocado por: Pedro BarradasCaro interiordesignstairs.
    Sem desprimor dessas "normas europeias", em Portugal as regras dimensionais para umaescada que sirva compartimentos de habitação dentro dos fogos de habitação, são as contantes do RGEU, e as aplicáveis, mais exigentes, constantes do DL 163/2006.
    Pelo que genericamente, se pode considerar, para escadas com troços rectos:
    Larguramínimados lanços e patins -1.00m
    Alturamáximade espelho -18cm
    Profundidademínimado cobertor - 25cm


    Então estes 3 números (100, 18 e 25) são os valores de referência, certo?

    Estou a desenhar a planta de uma casa e preciso de umas escadas interiores para acesso ao 1º piso. Como as áreas são pequenas, tenho de aproveitar muito bem cada m2. Sendo a largura 100cm, então concluí que para subir cerca de 250cm (1º piso) são necessários ~347cm de escada [(250/18)*25=347.22cm], preciso de 3.47m2 para a escada. Estou a pensar fazer em L devido à configuração de corredor que quero no 1º piso. Estes cálculos estão correctos?


    Mais uma pergunta (para outra casa): uma casa que seja considerada R/C e 1º piso e não tenha escadas interiores precisa de projecto para se poder abrir parte da placa e criar escadas para o 1º piso?
  7.  # 27

    está a desenhar1!? para que fim?
    Sim , precisa pois está a alterar a estrutura.

    Se não está a licenciar pode aldrabar as medidas da escada e faz como quiser... até pode ter a escada com 80cm de largura.
  8.  # 28

    Não ponha cobertores inferiores a 28 cms. Se possível, use 30 cms.
    Um degrau com 18 cms já é algo alto, se conseguir ir até 16 cms, era o ideal.

    Não ser preciso licenciar, não significa necessariamente aldrabar. A escada ficará mais confortável e segura se seguir essas regras.
    Não cabe uma escada em "U"? É a mais económica em termos de espaço.
    Só tem 2,50m de pé direito livre + espessura da laje?... a altura a vencer é apenas 2,50m?
    Se tem que vencer 2,50m, e usar degraus com espelho de 15,6 cms, precisa de 16 degraus, 8 para cada lanço, por exemplo.
    Qual é o espaço disponível?
  9.  # 29

    Colocado por: Pedro Barradasestá a desenhar1!? para que fim?
    Sim , precisa pois está a alterar a estrutura.

    Se não está a licenciar pode aldrabar as medidas da escada e faz como quiser... até pode ter a escada com 80cm de largura.


    Pedro Barradas, obrigado pela rápida resposta.

    Estou a desenhar para definir como quero a casa. Depois um arquitecto recebe o esboço do que pretendo e faz como deve ser, obviamente :)
    Para esta casa deduzo que os cálculos estão aproximadamente correctos. Qual é a medida do espaço antes de entrar para o primeiro degrau? Porque tem de haver algum espaço de acesso à escada.

    Para a outra casa que mencionei no final, então será aconselhável ter um projecto para ficar tudo em condições e conforme as normas/leis.
    • ik
    • 30 agosto 2019

     # 30

    Colocado por: ADROatelierNão ponha cobertores inferiores a 28 cms. Se possível, use 30 cms.
    Um degrau com 18 cms já é algo alto, se conseguir ir até 16 cms, era o ideal.

    Não ser preciso licenciar, não significa necessariamente aldrabar. A escada ficará mais confortável e segura se seguir essas regras.
    Não cabe uma escada em "U"? É a mais económica em termos de espaço.
    Só tem 2,50m de pé direito livre + espessura da laje?... a altura a vencer é apenas 2,50m?
    Se tem que vencer 2,50m, e usar degraus com espelho de 15,6 cms, precisa de 16 degraus, 8 para cada lanço, por exemplo.
    Qual é o espaço disponível?


    A mim custa mais subir uma série de degraus baixos que a mesma altura com menos degraus mas mais altos
  10.  # 31

    ik,
    Há mais legislação que enquadra as escadas e o seu dimensionamento. Depende da situação e do contexto. Se fazem parte do percurso acessível, por exemplo...
    Se é um projecto para obra nova, se é uma remodelação...

    Se vai ter um projectista, deixe essas questões para o técnico.
    Fale sobre a casa que deseja, o seu estilo de vida. Essas questões mais técnicas, são resolvidas numa penada.
    • ik
    • 30 agosto 2019

     # 32

    Não estou a falar de legislação :)

    Para mim escadas com degrau muito pequeno custam muito mais a subir que umas escadas mais altas 18/20cm, é claro que não somos todos iguais
  11.  # 33

    Colocado por: Riscador

    O degrau confortável é dado pela fórmula: 2h+p=64cm
    ou seja 2 alturas + piso =64cm. Especificando melhor: 2 x 0,18 = 0,36 + 0,28 = 0,64 cm. ( ou 0.63)

    Se procurar no Neufert, está lá tudo.


    desde que verifique esta regra, qualquer escada é confortável, portanto se quer subir mais depressa, aumenta o espelho e diminui o cobertor e se quer subir mais lentamente vice versa.
    Concordam com este comentário: Riscador
  12.  # 34

    O human dimensions. É muito bom...

    Amigo não se foque em detalhes. Aliás não faça bonecos... Prefiro que o cliente me descreva o que precisa, os requisitos. Depois eu cozinho isso tudo. E apresento ao cliente... Depois logo se vê se o cozinhado segue para a frente ou não...
    • dc
    • 5 outubro 2019

     # 35

    Boa noite,
    Encontrei este tópico sobre degraus e gostaria de ter a opinião de pessoas mais conhecedoras.
    Estou em fase de entrada na Camara de um projecto e pretendia ter escadas rectas para o sotão que em comprimento ocupem o minimo espaço possivel. O pé direito é de 2,9 metros.
    Acham que escada com degraus com 19 cm de altura por 26 de comprimento são "agradaveis" de serem efectuados? Qual o tamanho máximo que aconselham?
    Obrigado
  13.  # 36

    Colocado por: dc"agradaveis"

    Depende da frequência com que quer ir ao sótão, da idade de quem vai ao sótão, da estatura de quem lá vai, etc.
    • dc
    • 5 outubro 2019

     # 37


    Depende da frequência com que quer ir ao sótão, da idade de quem vai ao sótão, da estatura de quem lá vai, etc.


    Será para o uso quase diário de duas crianças e dos pais
  14.  # 38

    dc

    sim essas dimensões são boas, se puder tire um pouco aos 19 e aumente um pouco os 26, pois ficaria menos ingreme e para descer é sempre melhor ser menos ingreme.
  15.  # 39

    Colocado por: dce dos pais
    as pessoas envelhecem.. e um dia escadas com 19cm tornam-se um calvário. 19 é alto e 26 é curto.
  16.  # 40

    Colocado por: antonylemosas pessoas envelhecem.. e um dia escadas com 19cm tornam-se um calvário. 19 é alto e 26 é curto.

    è para aceder a um sotão!!!?, não fica mal como esta a pensar 19/26.
    Concordam com este comentário: antonylemos
 
0.0238 seg. NEW