Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: LuisPereiraE a marca Extrugasa?

    Conhecem esta marca?
  2.  # 22

    Só posso dizer uma coisa...

    Nunca pedir um conselho a um arquitecto... Primeiro vai pensar na estética, depois na estética e por fim, quando for preciso responder tecnicamente vai dizer asneiras.

    Como é possível, alguém que não teve matemática, física, química, etc saber coisas como: transferência de calor (energia), isolamento acústico, etc, etc, etc...

    Cumps.
  3.  # 23

    Colocado por: colubraSó posso dizer uma coisa...

    Nunca pedir um conselho a um arquitecto... Primeiro vai pensar na estética, depois na estética e por fim, quando for preciso responder tecnicamente vai dizer asneiras.

    Como é possível, alguém que não teve matemática, física, química, etc saber coisas como: transferência de calor (energia), isolamento acústico, etc, etc, etc...

    Cumps.


    Um arquitecto não teve matemática nem fisica?
    Olhe que o meu arquitecto tirou uma especialização ou lá o que se chama, a mesma que muitos engenheiros civis tiram para assinaremos projectos térmicos.
    Não estou a defender os arquitectos nem outra profissão qualquer. Só gostava de chamar à atenção que não se deve generalizar as coisas, há maus arquitectos a fazer arquitectura como à bons arquitectos.
    O meu vizavô era um excelente veterenário e um excelente "endireita", muito melhor que muitos médicos ortopedistas que conheço.
  4.  # 24

    Boas

    Olhe que o meu arquitecto tirou uma especialização ou lá o que se chama, a mesma que muitos engenheiros civis tiram para assinaremos projectos térmicos.

    Na elaboração de um projecto de comportamento térmico os conhecimentos de matemática e de física exigidos são rudimentares. Para perceber a preceito os fenómenos envolvidos, já é outra coisa. Estranho? Parece, mas tenham em mente que a elaboração desse projecto se resume a um bom conhecimento do respectivo regulamento e à aplicação das fórmulas indicadas.

    Por outro lado convém não cair no exagero de proferir afirmações sem sentido:

    Como é possível, alguém que não teve matemática, física, química, etc saber coisas como: transferência de calor (energia), isolamento acústico, etc, etc, etc..


    cumps
    José Cardoso
  5.  # 25

    Colocado por: Ashtaroth
    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: Ashtaroth
    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: cictBoa tarde,

    Recolhi estas marcas, mas quais as melhores?

    arkial, navarra, extrusal, schuco, Domal

    Preciso de orçamentos para caixilhos com vidros térmicos para a minha moradia que está em contrução, mas 1º gostaria de obter algumas opiniões.

    Até já.


    ver publicidade inserida pelo autor

    Não se define uma marca como melhor ou pior,define-se pelo tipo de série que existe no mercado de acordo com as características existentes no lugar,tais como pressões atmosféricas,clima etc.E o vidro faz o complemento também de acordo com a necessidade,as condições climatéricas,dimensões de vãos,etc.
    Onde se encontra a obra?


    eu optei pela cortizo, mas mais que pela marca, foi pela aplicação final dos alumínios. De que serve ter uma boa marca se depois tem uns sapateiros a coloca-la??'

    outro conselho, os alumínios, assim como outras artes chave, na colocação mais vale fazer um esforço e estas lá na obra quando colocam ... é que o que fica escondido, se não o vir como colocam, pois nunca mais o verá ate que comece a ter problemas.

    sem mais


    Se estivesse a olhar muito para mim quando coloco uma janela,mandáva-o dar uma curva,ou então montáva-a o sr.

    Rocha


    se fosse o caso e tivesses essa atitude, pois ias directamente para fora da minha casa à patada no cú e depois resolvia o nosso problema de outra forma.

    Agora sapateiros e pessoas que querem fazer as coisas as escondidas eu não trabalho.

    Tenho acompanhado a minha obra, desde já nenhum trabalhador das distintas artes se queixou pela minhas perguntas e curiosidades assim como pequenos testes para ver o profissionalismo antes de contratar.

    Agora volto a referir, pequenas atitudes do tipo como descreveste, é uma das poucas bases que muitas empresas fecham ... sempre começa por um cliente insatisfeito!


    Quando um cliente manda fazer um trabalho,e é dos tais que anda lá com os dedos,(mesquinho)e nem deixa fazer o trabalho,jogando na desconfiança,dou-lhes logo um ganda chuto no **** também,ou confia ou não,se não confia quer vá bugiar e mande fazer a outro também...pois clientes desses merecem ser bem enganados por quem se farta deles pela mesquinhês.
  6.  # 26

    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: Ashtaroth
    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: Ashtaroth
    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: cictBoa tarde,

    Recolhi estas marcas, mas quais as melhores?

    arkial, navarra, extrusal, schuco, Domal

    Preciso de orçamentos para caixilhos com vidros térmicos para a minha moradia que está em contrução, mas 1º gostaria de obter algumas opiniões.

    Até já.


    ver publicidade inserida pelo autor

    Não se define uma marca como melhor ou pior,define-se pelo tipo de série que existe no mercado de acordo com as características existentes no lugar,tais como pressões atmosféricas,clima etc.E o vidro faz o complemento também de acordo com a necessidade,as condições climatéricas,dimensões de vãos,etc.
    Onde se encontra a obra?


    eu optei pela cortizo, mas mais que pela marca, foi pela aplicação final dos alumínios. De que serve ter uma boa marca se depois tem uns sapateiros a coloca-la??'

    outro conselho, os alumínios, assim como outras artes chave, na colocação mais vale fazer um esforço e estas lá na obra quando colocam ... é que o que fica escondido, se não o vir como colocam, pois nunca mais o verá ate que comece a ter problemas.

    sem mais


    Se estivesse a olhar muito para mim quando coloco uma janela,mandáva-o dar uma curva,ou então montáva-a o sr.

    Rocha


    se fosse o caso e tivesses essa atitude, pois ias directamente para fora da minha casa à patada no cú e depois resolvia o nosso problema de outra forma.

    Agora sapateiros e pessoas que querem fazer as coisas as escondidas eu não trabalho.

    Tenho acompanhado a minha obra, desde já nenhum trabalhador das distintas artes se queixou pela minhas perguntas e curiosidades assim como pequenos testes para ver o profissionalismo antes de contratar.

    Agora volto a referir, pequenas atitudes do tipo como descreveste, é uma das poucas bases que muitas empresas fecham ... sempre começa por um cliente insatisfeito!


    Quando um cliente manda fazer um trabalho,e é dos tais que anda lá com os dedos,(mesquinho)e nem deixa fazer o trabalho,jogando na desconfiança,dou-lhes logo um ganda chuto no **** também,ou confia ou não,se não confia quer vá bugiar e mande fazer a outro também...pois clientes desses merecem ser bem enganados por quem se farta deles pela mesquinhês.


    Por isso também há clientes que são mal servidos porque às vezes não há pachorra,e depois admiram-se de o trabalho ficar a meio em determinados acabamentos.
  7.  # 27

    Boas

    Se estivesse a olhar muito para mim quando coloco uma janela,mandáva-o dar uma curva,ou então montáva-a o sr.

    O cliente tem o direito e a obrigação de garantir a fiscalização de todos os trabalhos executados. É obrigação de todos os intervenientes - empreiteiros e subempreiteiros - prestar todos os esclarecimentos relativamente aos trabalhos em curso. Não compreender isto é, para além do abuso, falta de profissionalismo e um péssimo cartão de visita.

    Para os que contestam a capacidade matemática e física dos arquitectos para avaliarem as questões técnicas relativas a esta matéria, fica uma pergunta:
    - Que formação em matemática e física têm os instaladores em geral?

    cumps
    José Cardoso
  8.  # 28

    Colocado por: j cardosoBoas

    Se estivesse a olhar muito para mim quando coloco uma janela,mandáva-o dar uma curva,ou então montáva-a o sr.

    O cliente tem o direito e a obrigação de garantir a fiscalização de todos os trabalhos executados. É obrigação de todos os intervenientes - empreiteiros e subempreiteiros - prestar todos os esclarecimentos relativamente aos trabalhos em curso. Não compreender isto é, para além do abuso, falta de profissionalismo e um péssimo cartão de visita.

    Para os que contestam a capacidade matemática e física dos arquitectos para avaliarem as questões técnicas relativas a esta matéria, fica uma pergunta:
    - Que formação em matemática e física têm os instaladores em geral?

    cumps
    José Cardoso


    José Cardoso...

    Muito fácil responder a isso.
    Sobre os arquitectos,não falarei porque não tenho nada a ver com o que disse...
    Sobre a matemática dos instaladores tenho a dizer-lhe que os instaladores não têm que ser dotados de matemática;(pois não é o ramo deles)
    Sobre a matemática que os arquitectos possam ter,não discuto,aliás uma coisa são as matemáticas,outra é o conhecimento dos caixilhos de quem fabrica.
    Também os caixilheiros(pelo menos eu não discuto matemática com matemáticos...(embora até possa discutir matemática com alguns arquitectos(suponho eu)que nada tem a ver com os arquitectos,apenas algumas luzes deverão ter para a panorâmica de seus trabalhos...
    Uma coisa eu sei.Nenhum arquitecto está dotado para perceber mais do trabalho do que o profissional na área(isto é constactar o obvio)
    Claro que nunca cairei na estupidez de discutir arquitectura com um arquitecto.
    O cliente pode ter direito no que lhe der na gana...
    Mas o fabricante tem direito à sua dignidade(parece que o j.Cardoso não sabe o que é isso)
    Experimente montar uma janela dentro do que melhor sabe,e ter um cliente atrás de si e que nem sequer o deixe trabalhar...
    Já agora que gosta de perseguir quem trabalha,experimente estar numa oficina a reparar como é que o profissional trabalha,a ver o que lhe acontece.(eu não admitiria alguém meter-se no meu trabalho...nem o presidente.)Se o cliente tiver que se queixar;queixe-se sim do resultado do trabalho e não da presunção do que possa advir do trabalho...pois se não confia em quem faça o trabalho que vá ter com outros.
    Estar-se numa oficina ou na própria casa a prejudicar a sequência de qualquer trabalho de qualquer profissional sem justificação à vista,é pura mesquinhez e falta de carácter para quem contrata.

    Cumps
    Rocha
  9.  # 29

    Boas

    caro Jorge Rocha
    Mais uma vez, e dando de barato a má interpretação que faz do que escrevi, usa a tentativa de ofensa como argumento:

    Mas o fabricante tem direito à sua dignidade(parece que o j.Cardoso não sabe o que é isso)


    Já agora que gosta de perseguir quem trabalha


    É agora que eu devia perguntar-lhe onde e como tirou essa conclusão, mas parece-me inútil continuar: à falta de argumento o mais provável é vir daí outro insulto.

    José Cardoso
  10.  # 30

    Colocado por: j cardosoBoas

    caro Jorge Rocha
    Mais uma vez, e dando de barato a má interpretação que faz do que escrevi, usa a tentativa de ofensa como argumento:

    Mas o fabricante tem direito à sua dignidade(parece que o j.Cardoso não sabe o que é isso)


    Já agora que gosta de perseguir quem trabalha


    É agora que eu devia perguntar-lhe onde e como tirou essa conclusão, mas parece-me inútil continuar: à falta de argumento o mais provável é vir daí outro insulto.

    José Cardoso


    Eu não o insultei.Apenas reparei o que disse...(o cliente tem sempre o direito de fiscalizar)...ao ter observado o Ashtaroth ter dito que o que fica escondido não se vê(está logo a chamar aldrabão o profissional presunçosamente)isto é absolutamente ridículo e resultado de falta de carácter de qualquer cliente,que será logo mau preçágio para qualquer negócio que se faça com tipos assim.

    Cumps
    Rocha
  11.  # 31

    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: j cardosoBoas

    caro Jorge Rocha
    Mais uma vez, e dando de barato a má interpretação que faz do que escrevi, usa a tentativa de ofensa como argumento:

    Mas o fabricante tem direito à sua dignidade(parece que o j.Cardoso não sabe o que é isso)


    Já agora que gosta de perseguir quem trabalha


    É agora que eu devia perguntar-lhe onde e como tirou essa conclusão, mas parece-me inútil continuar: à falta de argumento o mais provável é vir daí outro insulto.

    José Cardoso


    Eu não o insultei.Apenas reparei o que disse...(o cliente tem sempre o direito de fiscalizar)...ao ter observado o Ashtaroth ter dito que o que fica escondido não se vê(está logo a chamar aldrabão o profissional presunçosamente)isto é absolutamente ridículo e resultado de falta de carácter de qualquer cliente,que será logo mau preçágio para qualquer negócio que se faça com tipos assim.

    Cumps
    Rocha


    Bem ...

    estamos a chegar ao limite do bom senso e quero esclarecer isto de uma vez por todas.

    Ao dizer, que o que fica escondido não se vê, não estou a chamar aldrabão a ninguém, mas sim a constatar o facto que não o consegue ver no fim de feito.

    Já disse neste tópico o porque de ser importante acompanhar, e disse acompanhar e não ser um 'emplastro'. Pode-se acompanhar a uma distancia onde se observe e não incomode o fluxo de quem trabalhe. Quando digo perguntar, falo em grande parte antes de adjudicar a construção da determinada arte e depois uma ou outra duvida ao ser aplicado.

    Todos conhecemos a expressão, 'mais um balde de areia e menos um de cimento'

    Eu considero-me, a par da minha esposa, como o mais interessado na construção da minha casa e em saber as coisas como são feitas, é meu pleno direito estar na obra e ver o avanço como é meu direito perguntar se alguma coisa sair fora do que estava a espera e queria obter. Quando se deve perguntar sobre uma colocação? no fim dia, após o expediente, quando tudo esta terminado?

    Como bem disse a trás, a adjunto que na minha casa sou eu que organizo e subcontrato as diferentes artes, nunca ninguém se queixou das minhas perguntas nem de muito longe tomou alguma iniciativa como a que descreveu, senão procederia exactamente como lhe comentei em cima.

    Sem mais de momento,
  12.  # 32

    Colocado por: Ashtaroth
    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: j cardosoBoas

    caro Jorge Rocha
    Mais uma vez, e dando de barato a má interpretação que faz do que escrevi, usa a tentativa de ofensa como argumento:

    Mas o fabricante tem direito à sua dignidade(parece que o j.Cardoso não sabe o que é isso)


    Já agora que gosta de perseguir quem trabalha


    É agora que eu devia perguntar-lhe onde e como tirou essa conclusão, mas parece-me inútil continuar: à falta de argumento o mais provável é vir daí outro insulto.

    José Cardoso


    Eu não o insultei.Apenas reparei o que disse...(o cliente tem sempre o direito de fiscalizar)...ao ter observado o Ashtaroth ter dito que o que fica escondido não se vê(está logo a chamar aldrabão o profissional presunçosamente)isto é absolutamente ridículo e resultado de falta de carácter de qualquer cliente,que será logo mau preçágio para qualquer negócio que se faça com tipos assim.

    Cumps
    Rocha


    Bem ...

    estamos a chegar ao limite do bom senso e quero esclarecer isto de uma vez por todas.

    Ao dizer, que o que fica escondido não se vê, não estou a chamar aldrabão a ninguém, mas sim a constatar o facto que não o consegue ver no fim de feito.

    Já disse neste tópico o porque de ser importante acompanhar, e disse acompanhar e não ser um 'emplastro'. Pode-se acompanhar a uma distancia onde se observe e não incomode o fluxo de quem trabalhe. Quando digo perguntar, falo em grande parte antes de adjudicar a construção da determinada arte e depois uma ou outra duvida ao ser aplicado.

    Todos conhecemos a expressão, 'mais um balde de areia e menos um de cimento'

    Eu considero-me, a par da minha esposa, como o mais interessado na construção da minha casa e em saber as coisas como são feitas, é meu pleno direito estar na obra e ver o avanço como é meu direito perguntar se alguma coisa sair fora do que estava a espera e queria obter. Quando se deve perguntar sobre uma colocação? no fim dia, após o expediente, quando tudo esta terminado?

    Como bem disse a trás, a adjunto que na minha casa sou eu que organizo e subcontrato as diferentes artes, nunca ninguém se queixou das minhas perguntas nem de muito longe tomou alguma iniciativa como a que descreveu, senão procederia exactamente como lhe comentei em cima.

    Sem mais de momento,


    Se não consegue ver no fim de feito;(está bom)não?
  13.  # 33

    Colocado por: Jorge RochaSe não consegue ver no fim de feito;(está bom)não?

    Não brinque... Quantas coisas na construção não ficam à vista depois de prontas?!!
    Eu no meu caso foi na parte do isolamento (parede dupla com 6cm de xps). O arquitecto explicou tudo direitinho ao empreiteiro. Eu voltei a repetir aos trabalhadores (todos 5 estrelas) e a exemplificar mesmo como queria que fossem efectuados os trabalhos.
    Mas qd começou a colocação não arredei pé! E tanto reparo que tive de ir fazendo! Pelo menos enconrei trabalhadores dispostos a receber criticas e a melhorar a sua forma de trabalhar, pois se tivesse dado com pessoas como você...
    Ficou como o previsto, os trabalhadores nunca sequer pareceram chateados, aliás pelo contrário várias vezes ouvi da parte deles comentários sobre como de facto se pode estar sempre a aprender a fazer melhor.
  14.  # 34

    Colocado por: Jorge RochaSe não consegue ver no fim de feito;(está bom)não?


    Apenas o comentário: "Não foi isto que tínhamos acordado, por isso tocar a deitar abaixo ou retirar e por de novo ..." ja deve de ter ouvido isto muitas vezes.

    Mas também já percebi que não vale a pena falar mais consigo, porque adopta a maneira do 'que se lixe o dono da obra' em vez do primor de fazer bem as coisas e pressionar-se para ser melhor em termos profissionais.

    Colocado por: Pedro Azevedo78aliás pelo contrário várias vezes ouvi da parte deles comentários sobre como de facto se pode estar sempre a aprender a fazer melhor.


    Exactamente o que se passou comigo em certas situações, alias, do que tenho visto, o meu grau de exigência para os que subcontrato, no caso de pequenos pormenores, passa de um pedido/acordo/comentário para um desafio para fazer de melhor forma e que o resultado seja do meu agrado.

    Denoto também que após aperceberem-se disso, sentem mais liberdade de constatar ou explicar certos pormenores e por vezes explicar situações que ajudam. Enfim, eu não sou nenhum experto em obras, mas o que procuro é fazer as coisas bem feitas. E tenho pessoas de diversas artes, que apesar de já terem acabado o trabalho e acertadas as contas, vem ter comigo à obra para ver o avanço das coisas como um interesse pessoal na obra em si.
  15.  # 35

    É claro que o cliente tem o direito de perguntar e fiscalizar os trabalhos, nós somos contratados por eles, pagos por eles, logo temos a obrigação de ter paciência para lidar com os mesmos.

    Os clientes não têm culpa se o dia nos correu mal ou se (pior ainda) não somos bons profissionais...

    Aliás, se acontecer um episódio desse género com o Sr. Rocha ou qualquer outro, o cliente tem o direito de pedir o livro de reclamações (espero que o tenha pois já é obrigatório à uns aninhos), e todos sabemos que é de evitar uma reclamação no livro... Eu orgulho-me de ter o meu completamente "novo" e tudo farei para o manter sempre assim.

    Os clientes têm o direito de serem desconfiados, já nós como profissionais que somos, temos a obrigação de ser isso mesmo, PROFISSIONAIS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aiac, aquapego
  16.  # 36

    Colocado por: two-rokÉ claro que o cliente tem o direito de perguntar e fiscalizar os trabalhos, nós somos contratados por eles, pagos por eles, logo temos a obrigação de ter paciência para lidar com os mesmos.

    Os clientes não têm culpa se o dia nos correu mal ou se (pior ainda) não somos bons profissionais...

    Aliás, se acontecer um episódio desse género com o Sr. Rocha ou qualquer outro, o cliente tem o direito de pedir o livro de reclamações (espero que o tenha pois já é obrigatório à uns aninhos), e todos sabemos que é de evitar uma reclamação no livro... Eu orgulho-me de ter o meu completamente "novo" e tudo farei para o manter sempre assim.

    Os clientes têm o direito de serem desconfiados, já nós como profissionais que somos, temos a obrigação de ser isso mesmo, PROFISSIONAIS.


    Pois.pois...j.Pimenta
  17.  # 37

    Eu cá nunca em caso algum aceito que cliente meta o bedelho na minha forma de trabalhar...
    Se quiser que observe,mas meter as mãosinhas no meu trabalho nem em sonhos...é esperar para ver,se alguma coisa correr mal no futuro,isso sim aceito reclamações(nunca as tive)

    Rocha
  18.  # 38

    Na elaboração de um projecto de comportamento térmico os conhecimentos de matemática e de física exigidos são rudimentares. Para perceber a preceito os fenómenos envolvidos, já é outra coisa. Estranho? Parece, mas tenham em mente que a elaboração desse projecto se resume a um bom conhecimento do respectivo regulamento e à aplicação das fórmulas indicadas.


    Oh, J Cardoso. Os conhecimentos de matemática e de física para elaborar um projecto de estruturas também parecem ser quase zero. Para ser sincero, basta aplicar as fórmulas, ou melhor, usar os cypes e tricalcs e repa's, etc, etc, etc...
    É como tudo. Um desenhador sabe zero da teoria por trás das estruturas de betão armado ou metálicas, mas pode ser um exímio utilizador de software e dimensionar correctamente e com grande precisão um edifício. Se formos pela sua teoria, ou pela teoria da colega do endireita (que eu respeito) qualquer dia pedimos ao jardineiro para passar receitas (porque até fez um workshop sobre o assunto) ou ao advogado da cidade para mugir a vaca.

    Cada macaco no seu galho. Há muito mais por trás da aplicação de fórmulas, e é esse "muito mais" que falta aos arquitectos, aos enfermeiros (em relação aos médicos), aos solicitadores (em relação aos advogados), etc, etc, etc...

    Um abraço
  19.  # 39

    Colocado por: colubra
    Na elaboração de um projecto de comportamento térmico os conhecimentos de matemática e de física exigidos são rudimentares. Para perceber a preceito os fenómenos envolvidos, já é outra coisa. Estranho? Parece, mas tenham em mente que a elaboração desse projecto se resume a um bom conhecimento do respectivo regulamento e à aplicação das fórmulas indicadas.


    Oh, J Cardoso. Os conhecimentos de matemática e de física para elaborar um projecto de estruturas também parecem ser quase zero. Para ser sincero, basta aplicar as fórmulas, ou melhor, usar os cypes e tricalcs e repa's, etc, etc, etc...
    É como tudo. Um desenhador sabe zero da teoria por trás das estruturas de betão armado ou metálicas, mas pode ser um exímio utilizador de software e dimensionar correctamente e com grande precisão um edifício. Se formos pela sua teoria, ou pela teoria da colega do endireita (que eu respeito) qualquer dia pedimos ao jardineiro para passar receitas (porque até fez um workshop sobre o assunto) ou ao advogado da cidade para mugir a vaca.

    Cada macaco no seu galho. Há muito mais por trás da aplicação de fórmulas, e é esse "muito mais" que falta aos arquitectos, aos enfermeiros (em relação aos médicos), aos solicitadores (em relação aos advogados), etc, etc, etc...

    Um abraço


    Nem mais.
  20.  # 40

    Boas

    Um desenhador sabe zero da teoria por trás das estruturas de betão armado ou metálicas, mas pode ser um exímio utilizador de software e dimensionar correctamente e com grande precisão um edifício.

    Discordo da parte em que afirma "correctamente e com grande precisão".

    Oh, J Cardoso. Os conhecimentos de matemática e de física para elaborar um projecto de estruturas também parecem ser quase zero. Para ser sincero, basta aplicar as fórmulas, ou melhor, usar os cypes e tricalcs e repa's, etc, etc, etc...

    Experimente fazer um projecto de estabilidade e um de comportamento térmico - que, recordo, se limita a exigir a demonstração do cumprimento das condições impostas pelo Decreto-Lei nº 80/2006. O processo de demonstração é também indicado no mesmo decreto. No fundo - e estamos a falar do caso maioritário aqui
    no fórum, moradias - trata-se de seguir uma "receita", passe o exagero. Acha que se passa o mesmo num projecto de estabilidade?

    Há muito mais por trás da aplicação de fórmulas, e é esse "muito mais" que falta aos arquitectos, aos enfermeiros (em relação aos médicos), aos solicitadores (em relação aos advogados), etc, etc, etc...

    Há muito mais por detrás de tudo. Pegando num exemplo seu, o enfermeiro não precisa de conhecer o coeficiente de dilatação térmica do mercúrio para ler a temperatura num termómetro de mercúrio.

    Já quanto ao "cada macaco no seu galho", estarei de acordo, em princípio. Mas o que mais vejo por aqui é alguns "macacos" fora do galho, e é vê-los a falar de pressão não sei das quantas e mais não sei o quê, como se soubessem do que falam só porque alguém, num "workshop" de uma tarde, lhes falou no esternocleidomastoideu

    cumps
    José Cardoso
 
0.0505 seg. NEW