Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa noite a todos :)

comprei a minha casa há 6 anos e sempre paguei as prestações mas com muita dificuldade

o erro começou logo de inicio:
    a minha casa custava 108.000€ mas como a minha taxa de esforço não permitia a aprovação do crédito, a agência sugeriu e o banco aceitou 2 créditos.

um no valor de 100 mil,
    e o outro, um "multi-funções" de oito mil.

em abril de 2007 com as coisas ficaram muito complicadas bati com o carro.... e tive de fazer uma reestruturação.
    de mais 12 mil

resumindo, hoje tenho 115 mil de dívida ao banco.

o problema é que fiquei em incumprimento em fevereiro e mesmo fazendo deposito e mais depósitos que nada mais fazem do que alimentar "taxas de incumprimento" a 40 euros cada, impostos e juros.... não consegui aguentar e o banco sugeriu uma dação de cumprimento, faz hoje 8 dias que assinei o pedido :(

e agora??? foi-me dito pelo gerente que o banco e eu temos de assinar a papelada no prazo de 30 dias e que após a assinatura o banco tem que vender a casa no prazo de 2 meses!!
    o valor remasnecente fico a pagar em 120 meses
    isto em valores o que é? vou ter de me sujeitar ao que o banco me quiser dar??

o avaliador do banco já cá veio, mas para que é no fundo a avaliação? o banco tem de fazer pelo valor da avaliação ou pelo valor da venda, que convenhamos para ser em 2 meses tem de ser um valor muito abaixo da avaliação!
    afinal quais são os critérios???
    os restantes créditos, que afinal de contas estão todos ligados ao da habitação??

Peço mil desculpas pela extensão do texto mas prefiro explicar tudo par obter respostas concretas
    muito obrigadaaaaaaa!!!!
    •  
      FD
    • 7 junho 2010

# 2

Colocado por: anabievou ter de me sujeitar ao que o banco me quiser dar??

Quase isso.

O avaliador foi fazer a avaliação para saber o valor de mercado da casa. Depois, a casa pode ser colocada à venda directamente ou leiloada.
    A partir daí, existirá uma diferença entre o que deve actualmente, 115.000€ e o valor de venda da casa.
    Se a casa for vendida por 90.000€, vai ter que pagar 25.000€ + juros durante 120 meses.
    O valor da prestação mensal dependerá muito do juro aplicado. Mas, imaginando uma taxa anual de 5% (uma percentagem razoável), estamos a falar de 265€/mês durante 10 anos... que ficará a pagar para "nada".

Por quanto é que acha que conseguia vender a casa, se o fizesse sozinha?
  2.  # 3

Obrigada pela resposta!
    O problema não esta no valor da possivel venda mas o tempo de levaria a concretizar.
    Aqui na minha rua esta uma casa " igual á minha" por 142 mil.
    Continuo á espera duma resposta do banco!!!!
    Mas 200 e tal euros de prestação!? Meu Deus estou metida numa embrulhada!!!!
    Comprimentos e muito obrigada
  3.  # 4

Boa tarde,
    Eu estou num processo idêntico. Pedi a Dação em 30/06/2010 e até hoje não obtive resposta, mas não entrei ainda em incumprimento.
    No entanto, as condições que o meu Banco me explicou não foram bem essas: a divida ficará regularizada caso o valor da avaliação cubra o valor do emprestimo, caso contrário o resmanescente a pagar por nós é a diferença entre o resultado da avaliação e o valor da divida.
    O seu caso já deve estar resolvido, e já agora, como o meu ainda não está, pode dizer-me qual foi o desfecho?
    Obrigada,
    Cumprimentos,
    Sílvia Afonso
  4.  # 5

Olá, Silvia
    O meu processo foi complicado e só a semana passada teve resolução.
    E a complicação estava mesmo aí na AVALIAÇÃO!!!! a diferença entre a avaliação e a divida era de 30 mil euros, (foi a avaliação mais baixa até agora), porque alegaram com o leilão, enfim mil desculpas.....
    Quando perceberam que eu ia ficar na rua, com um empréstimo que dava origem a uma prestação quase no mesmo valor que tinha anteriormente, o caso mudou!
    O Banco preferiu fazer-me novo empréstimo com o valor das rendas, pedi Carência de Capital para ter tempo de resolver a minha situação sem voltar a cair em incumprimento.
    Resumindo continuo com a minha querida casa, com o crédito no mesmo banco e com um encargo mensal inferior ao que tinha.
    Perdi anos de vida mas ficou tudo resolvido, Graças a Deus.
    Espero que lhe corra tudo bem, se tiver mais dúvidas também pode contactar a DECO, para mim foram de GRANDE utilidade.
    Cumprimentos,
    Ana Reis

0.0067 seg. NEW