Iniciar sessão ou registar-se
    • Mac
    • 1 julho 2008

     # 1

    Tenho reparado que há "clientes" para uma e outra opções.
    Pessoalmente estou inclinado para assentar as telhas sobre uma estrutura com ripas de cimento e isolar a placa de tecto. Parece-me que esta opção vai permitir um bom arejamento do sótão (não apfroveitado, note-se). Este arejamento irá retardar o aparecimento de fungos nas telhas, entre outros benefícios. Vai ficar fácil, à posteriori, inspeccionar o telhado e, se for o caso, substituir uma telha danificada.
    Gostaria de ver aqui a opinião de alguns membros sobre as vantagens e desvantagens de cada um destes tipos de cobertura
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nau
  1.  # 2

    Se o sotão não é habitável, se a inclinação do telhado é compatível com os requisitos de estanquidade das telhas.
    Parece-me uma boa escolha deixar as telhas assentes sobre o ripado, e colocar o isolamento térmico sobre a laje de esteira.
    • nau
    • 11 julho 2008

     # 3

    Se poder, faça como eu vou fazer!!!
    colocar uma placa de tecto(dependendo do tamanho, o meu é 9,5x5, + ou -) de depois faço uma colocação de ripas de cimento a inclinar, pra telha...
    é mais seguro.
  2.  # 4

    Boas,

    Eu tenho cobertura plana, mas se fosse telhado, não tinha dúvidas em fazer ripado e telhas por cima.

    Cump.
  3.  # 5

    A solução de laje plana de tecto e depois a execução de planos inclinados com recurso a vigotas e ripa é sem dúvida a mais económica.
    Tám o seu comportamento é bom, uma vez que se pode isolar térmicamente, isolar para evitar humidades, é uma cobertura com uma manutenção mais simples, etc etc.
    Assim, na minha opinião a cobertura com viga e ripa é a melhor em sotão não acessiveis
    • Mac
    • 11 julho 2008

     # 6

    Vejo que partilham da minha opinião a este respeito. Isso reforça a minha decisão de deixar arejar o telhado. O isolamento faço com EPS por cima da placa. Vou ter o cuidado de usar pilares para suporte da viga de cumeeira (não sei se é assim que se chama) em vez de paredes de tijolo como habitualmente se faz. As paredes de tijolo vão impedir a circuação de ar que normalmente se dirige do plano mais quente para o mais frio. Substituindo-as por pilares isso não se verifica. Sótão totalmente amplo é a ideia.
    Obrigado a todos.
  4.  # 7

    Se vai para essa solução, opte por colocar subtelha tipo Onduline, porque devido ao seu desenho, permite o arejamento da face inferior da telha e ao mesmo tempo permite que em caso de um infiltração, a água seja canalizada na subtelha, não provocando estragos. Veja o site da Onduline que têm lá fotografias para dar e vender

    Elima a possibilidade de inspecção visual, mas essa inspecção só se faz quando as asneiras já estão feitas, a menos que estableça um plano de inspecções regulares e o cumpra.

    A questão do local de colocação do isolamento é um ponto em que nem me meto, dado ser um assunto com discussões filosóficas, do género, o Benfica é um grande clube. Só uma pequena observação: Têm a certeza absoluta que o sotão será sempre não acessivel? é que as mulheres adoram esses espaços e a meio da obra, começam a ter ideias, ideia muito úteis para uns trabalhimos a mais para o zé empreiteiro.

    Cumps
    • Mac
    • 14 julho 2008

     # 8

    Colocado por: PauloCorreiaSe vai para essa solução, opte por colocar subtelha tipo Onduline
    Cumps

    Paulo
    Ainda bem que falou na subtelha. Nunca percebi direito a sua função.
    Isolamento ?? Talvez dê uma ajuda.
    Melhor estanquicidade do conjunto?? Se aplicar uma boa telha, compatível com a inclinação do telhado não devia precisar da subtelha.
    Está a escapar-me algo?

    Cumprimentos
  5.  # 9

    Está a escapar aquilo que lixa tudo na construção, isto é, a qualidade da execução. O problema dos telhados e que quando as asneiras aparecem, os estragos já estão feitos mesmo que a execução seja boa, basta ir alguém la acima e ficam telhas partidas, porque pouca gente sabe onde se deve pisar uma telha. A desgraça dos edificios antigos, foram as montagens de antenas.

    Ora o que a subtelha faz, é colocar por baixo da telha, um segundo telhado e como as chapas tem 2x1m, são uma excelente segurança, caso haja problemas com as telhas e/ou chuva com ventos estranhos que provocam infiltrações. Já tive um telhado só com subtelha durante 3 meses, enquanto a telha não chegou e nunca meteu água.

    Um problema adicional no caso da utilização de ripado R6, é que se usar ripa com 1.5m, ela fica muito frágil e parte com alguma facilidade. Ou mete ripa com 1m, mas nessa altura os custos sobem 40% ou coloca subtelha+roofmate que lhe distribuem melhor as cargas, evitando partir as ripas. Uma solução alternativa é a utilização de ripa R10 ou ripão assente sobre alvenaria ou vigas I16.

    Pessoalmente, sempre que for possivel, meto subtelha, porque é um descanso para o empreiteiro. Imagine que alguém parte uma telha e provoca infiltrações. Acho que algum empreiteiro se consegue defender?

    Cumps

    Desculpe o portugues, mas acebaei agora um orçamento e dormi 4 horas esta noite num sofá.
 
0.0133 seg. NEW