Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Portal do Licenciamento lançado esta quinta-feira
    O Portal do Licenciamento, que permitirá que um mês após iniciado o processo a autarquia elabore o parecer final e informe o requerente, por e-mail, para que este pague as taxas e inicie a obra, fica disponível quinta-feira.

    Desde o dia da entrada de um pedido até à entrega dos pedidos de autorização junto das entidades externas chamadas a dar parecer decorrem apenas cinco dias, segundo o gabinete do secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita.

    As entidades chamadas a dar parecer sobre um processo têm depois 20 dias para se pronunciar, "período findo o qual o pedidos são tacitamente aprovados", de acordo com a mesma fonte.

    Isto significa que um mês após o início do processo, a autarquia estará em condições de elaborar o parecer final e informar o requerente, por e-mail, para que proceda ao pagamento das taxas e possa iniciar a sua obra.

    Esta ferramenta estará ao serviço de autarquias, comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) e outras entidades externas que têm de se pronunciar num processo de licenciamento.

    Todos os documentos são digitalizados e disponibilizados aos intervenientes em www.portalautarquico.pt, não havendo circulação de papel.

    O portal foi pensado e estruturado "em conjunto por todos os intervenientes para que o novo Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação seja facilmente cumprido", permitindo ganhos de produtividade nos serviços e níveis de satisfação elevados junto dos requerentes, refere uma nota do gabinete de Eduardo Cabrita.

    Com esta plataforma pretende-se conseguir uma informação mais actualizada, registo de acções e sistemas de alertas, ter uma visão global de todos os processos em curso, flexibilidade na gestão dos processos de importância estratégica, o cumprimento dos prazos previstos na lei e uma melhor relação com os munícipes.

    O novo Regime Jurídico da Urbanização e Edificação entrou em vigor em Março e logo na altura o secretário de Estado anunciou estar em preparação uma plataforma informática para que tudo funcionasse via electrónica, facilitando a relação entre municípios, CCDR e restantes serviços da administração central.

    "Alguma autarquias já têm sistemas informáticos que funcionam muito bem, outras estão a adaptar-se e a plataforma informática vai melhorar a relação das autarquias com os serviços do Estado", referiu na ocasião em declarações à agência Lusa.
  2.  # 2

    Boas,

    Meu deus se isto funcionar tive mesmo azar...
    Esperei meses e meses....

    Vamos ver
  3.  # 3

    Porreiro pá
  4.  # 4

    Já vem tarde e muito tarde mesmo.
    Como diz o Pedro bem podia ter vindo um ano atrás e tínhamos poupado muito sofrimento, mas felizmente também já tenho o meu projecto aprovado!!!
    um abraço

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    • RJ
    • 10 julho 2008

     # 5

    como diz o ditado, mais vale tarde que nunca....á grande governo, parece que esta a fazer coisas simples enfim para servir as pessoas e empresas e não dar continuidade a burocracia criada pelas maquinas pesadissimas do estado/autarquias que não só servem para se auto sustentar e criar dificuldades ás pessoas e empresas. Realmente é perguntar porque até hoje nunca ninguem fez nada para acabar com este estado de coisas, e já tivemos maiorias absolutos e outras próximas disso....á que acreditar, o caminho esta encontrado vamos ver se esta crise mundial não acaba com quem sabe o que esta a fazer.
  5.  # 6

    Anónimo disse:
    Caro RJ

    Julgo que já nos chega a propaganda e o marketing politico tão bem utilizado por este 'des'Governo. O Simplex não passa disso mesmo - um produto, Marketing politico, para favorecer alguns... mas na realidade não passa de um 'complex' encapotado. Contudo, o tempo o dirá, e depois a reviravolta será muito mais dificil.

    P.S. - Para acaber com este 'des'Governo não é necessário uma crise mundial, ele já está acabado por si mesmo.

    Boas Férias (mas sem dívidas).

    Realista
  6.  # 7

    Boas,

    RJ, vive no mesmo país que nós?

    Cump
    • nau
    • 11 julho 2008

     # 8

    Poi é, parece facíl, mas na prática não é bem assim.
    Eu vou remodelar o meu telhado de casa, e afinal, sempre é preciso licença, é preciso um "croquis" e ainda só me informei por alto na Gaiurb!!!
    Eu nem quero pensar, no que vem a seguir..... e ainda falta a taxa!!!
 
0.0138 seg. NEW