Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      ISAWEB
    • 13 julho 2010 editado

     # 1

    Boas, a todos os membros do Fórum.
    Peço ajuda para uma questão, já falada no Fórum, mas que não me ajudou.
    O prédio onde habito tem 20 nos e um problema comum a outros: conduta/chaminé que extrai em simultâneo os gases dos esquentadores e os cheiros dos exaustores.
    Têm havido queixas desde sempre, mas nunca se fez nada e alegam não haver solução.
    Será que é aqui que vou ter ajuda ou uma solução-milagre?
    Desde já agradeço.
  1.  # 2

    Colocado por: ISAWEB conduta/chaminé que extrai em simultâneo os gases dos esquentadores e os cheiros dos exaustores.
    Têm havido queixas desde sempre, mas nunca se fez nada e alegam não haver solução..

    1. Se tem 20 anos, tem extracção mecânica, não?

    2. Que tipo de QUEIXAS tem havido?

    3. Coloque aqui uma planta do piso corrente, com a localização das fugas de chaminé, fogões e esquentadores.
  2.  # 3

    O apartamento onde vivia tinha apenas 12 anos e o mesmo problema: mesma saída para caldeira e exaustor. Nunca ninguém se queixou até que...íamos morrendo todos numa noite de Inverno. Liguei o exaustor muito tempo (o que era raro, mas naquele dia aconteceu), todos tomámos banho de seguida, e...eu comecei a sentir-me muito tonta. Pensei que era quebra de tensão, sentei-me, até que oiço um choro fora do normal: uma das minhas filhas estava prestes a desmaiar, a outra também se sentia mal, o meu marido começou também a sentir-se tonto e eu, com o esforço de acudir às crianças e o stress, comecei a ver a sala a andar à roda e senti-me a desfalecer. Felizmente tínhamos varanda - saímos todos, liguei para o INEM e 5 minutos depois estávamos a ser assistidos. Foi o maior susto da minha vida (e já passei por muito...).
    Os bombeiros detectaram níveis elevadíssimos de monóxido de carbono (no hospital confirmaram a intoxicação)...trocámos de caldeira, mas se tivesse ficado no apartamento teria tomado medidas acrescidas, talvez uma saída directa para o exterior dos vapores da exaustão.
    Não faço ideia, tecnicamente, como pode resolver o problema. Mas tem razão para estar preocupada e procurar uma solução! Não corra os riscos que eu e a minha família corremos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ISAWEB
  3.  # 4

    Boas! Sr. Luis,
    O prédio não tem qualquer extracção. a conduta é de cimento e extrai naturalmente.
    Pelo que me informei, é ilegal colocar girândolas ou extractores, visto que temos os gases dos esquentadores juntos com os dos exaustores na mesma conduta. julgo que haveria riscos de explosões.
    As queixas dizem respeito aos cheiros das comidas dos vizinhos que entram pelos esquentadores para casa de alguns, principalmente nos pisos de baixo.
    Deduzimos que os cheiros não sobem para o exterior, mas descem para os primeiros andares.
    Não lhe posso fornecer a planta, mas posso dizer-lhe que cada andar tem 4 casas, excepto o r/c que tem 3.
    Existem 4 condutas, que passam entre a cozinha e a marquise e os cheiros surgem nas cozinhas, obviamente.
  4.  # 5

    já agora, esse problema existiu desde sempre ou foi a partir de uma data especifica??
    é que pode ter havido uma alteração em alguma das casas que esteja a prejudicar a tiragem natural que se previa neste tipo de ventilação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ISAWEB
  5.  # 6

    Colocado por: ISAWEBPelo que me informei, é ilegal colocar girândolas ou extractores, visto que temos os gases dos esquentadores juntos com os dos exaustores na mesma conduta. julgo que haveria riscos de explosões..

    QUEM lhe deu essa informação?

    Ainda recentemente colaborei na montagem de motores de extracção num edifício de 15 pisos, com projecto aprovado pela Câmara e vistoriado pelos Bombeiros.

    Não lhe posso fornecer a planta, mas posso dizer-lhe que cada andar tem 4 casas, excepto o r/c que tem 3.
    Existem 4 condutas, que passam entre a cozinha e a marquise e os cheiros surgem nas cozinhas, obviamente.
    Sem plantas, só podemos mandar palpites.

    - um deles é o que a becas já deu em cima: desviar todas as fugas dos esquentadores para a fachada.

    - o outro é colocar motores de extracção na cobertura.
    •  
      ISAWEB
    • 13 julho 2010 editado

     # 7

    Boas Sr. Marco,
    Investiguei esta situação junto dos moradores mais antigos e disseram-me que sempre tiveram esse problema. umas vezes sentem mais outras menos, deve depender dos ventos ou algo assim.
    •  
      marco1
    • 13 julho 2010 editado

     # 8

    Luis K.W.

    Não sei se é legal fazer a extração dos esquentadores para a fachada.
    Já agora Luis, este sistema de conduta unica não devia ter uma entrada de ar exterior pela base??
    é que se assim for este até pode ter estado sempre meio obstruindo e a provocar este problema.
    •  
      ISAWEB
    • 13 julho 2010 editado

     # 9

    Vi essa situação numa pesquisa que fiz na web, quando procurei ajuda para este problema. Apercebi-me que muitas situações são aprovadas, mas continuam a ser ilegais. Trafulhices ou negligência, não sei. Mas todos sabemos que as câmaras aprovam muitas situações, ilegalmente.
    Quanto à questão do extractor no cimo da conduta, pus essa hipótese, mas disseram-me que o vizinho do último andar não iria gostar do barulho.
    Relativamente à situação de desviar para a fachada, só se não fosse visível do exterior, porque não permitem qualquer objecto fora da fachada. Proíbem até colocação de esquentadores ventilados, porque ficariam com o chapéu de fora das janelas. Enfim...
  6.  # 10

    Colocado por: marco1Não sei se é legal fazer a extração dos esquentadores para a fachada.

    (creio que...) Depende da fachada. :-)

    Todos já vimos chaminés de restaurantes situados no r/chão a subir pelas fachadas até à cobertura. Quando não há alternativa...

    Já agora Luis, este sistema de conduta unica não devia ter uma entrada de ar exterior pela base??
    é que se assim for este até pode ter estado sempre meio obstruindo e a provocar este problema.

    Sim. Podem ter-se esquecido da entrada de ar ao nível térreo...
  7.  # 11

    Colocado por: ISAWEB, mas disseram-me que ..., porque não permitem ... Proíbem ...

    Quem disse, quem não permite e quem proíbe ?
 
0.0110 seg. NEW