Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, ha uns tempos ouvi falar que é possivel ter um sistema de arrefecimento da casa utilizando os paineis solares....alguem conhece um sistema capaz disto ou é mera ficção? se existir como funciona e vantagens/desvantagens do sistema?
  2.  # 2

    Claro que não é mera ficção. Necessita de ter um sistema de aquecimento e arrefecimento por piso ou parede radiante hidráulico e um acumulador de refrigeração em que a energia frigorífica, produzida pela bomba de calor, é armazenada de forma provisória e redistribuída quando necessário através do regulador pelas superfícies radiantes (piso ou parede radiante).
  3.  # 3

    Vantagem: rentabiliza os painéis solares (obrigatórios) não só para aquecimento de águas como para aquecer e arrefecer a sua casa.
    Desvantagem: de repente só vejo vantagens e se alguém conhecer desvantagens, gostaria que as mencionasse aqui.
  4.  # 4

    Complexidade do sistema. De acordo com a Lei de Murphy, um dos componentes vai avariar (e quanto mais complexo o sistema mais peças tem que o possam por em causa), no pino do Inverno e durante as férias do único técnico da empresa instalador que consegue consertar aquilo.
  5.  # 5

    Bem ao menos ja vi que existe. A questao é msm a de rentabilizar os paines solares/fotovoltaicos.
  6.  # 6

    Poderá consultar o site www.climatewell.com é um sistema extremamente eficaz consiste numa máquina de absorção que através de um sistema compacto consegue arrefecer/aquecer por acumulação, não é uma bomba de calor esta trabalha com um sisteme de sal enquanto a bomba de calor trabalha com um fluido frigorigénico e consome electricidade.
    É um sistema que em Espanha está a ter muito impacto. Para melhor esclarecimento poderá ver o site www.nuevasenergias.eu e na parte de refrigeração solar vem mais detalhadamente os pormenores está em Espanhol mas creio que se entende bem se tiver alguma dúvida não hesite em contactar-me.
    Cumprimentos
  7.  # 7

    Colocado por: ACostaSolarPoderá consultar o site www.climatewell.com é um sistema extremamente eficaz consiste numa máquina de absorção que através de um sistema compacto consegue arrefecer/aquecer por acumulação, não é uma bomba de calor esta trabalha com um sisteme de sal enquanto a bomba de calor trabalha com um fluido frigorigénico e consome electricidade.
    É um sistema que em Espanha está a ter muito impacto. Para melhor esclarecimento poderá ver o site www.nuevasenergias.eu e na parte de refrigeração solar vem mais detalhadamente os pormenores está em Espanhol mas creio que se entende bem se tiver alguma dúvida não hesite em contactar-me.
    Cumprimentos


    Preços para isso, há?
    Parece uma solução bem interessante, dependendo dos custos que têm esses componentes: Boiler, tanque, e o climawell10
  8.  # 8

    Eu fiquei com uma duvida. No inverno, não havendo grande sol o painel nao produz grande energia, a nao ser que seja painel fotovoltaico (mas estes sao mt caros). Tem algum sistema auxiliar? ou como capta energia para produzir calor para aquecer no inverno?
  9.  # 9

    Preços para isso, há?
    Parece uma solução bem interessante, dependendo dos custos que têm esses componentes: Boiler, tanque, e o climawell10

    Caro Gonzales

    Poderei tentar saber os preços caso esteja interessado

    Cumps
  10.  # 10

    Colocado por: jorgferrEu fiquei com uma duvida. No inverno, não havendo grande sol o painel nao produz grande energia, a nao ser que seja painel fotovoltaico (mas estes sao mt caros). Tem algum sistema auxiliar? ou como capta energia para produzir calor para aquecer no inverno?


    Estamos a falar de painéis solares térmicos, o sistema auxiliar é o mesmo que serve para aquecer a água do AQS sabendo que no Inverno é necessário ter uma fonte de apoio uma vez que o sistema não é totalmente autónomo.
    • jsim
    • 15 julho 2010

     # 11

    Funcionar funcionar.

    O problema é saber se é rentável. E isso depende de uma multidão de factores como sobre qual a sua tolerância à falha do sistema, até prever as temperaturas nos próximos anos.

    Só recomendo portanto o uso desse sistema em aluguer ou leasing ou coisa assim, com as assistências e seguros incluidos. Assim quem instala pode ter uns especialistas a calcular tudo, e faz economias de escala, e nós pagamos uma pequena percentagem do que se poupar. Eles pagam o prejuízo.

    Com a falta de emprego, deve haver muitas empresas no ramo. Afinal a luz do sol é gratuita (money for nothing, chicks for free).

    Bom para a economia, bom para criação de emprego, bom para o consumidor, bom para o ambiente.

    Empresas a vender a instalação tendem sempre a pintar tudo de cor de rosa até receberem o dinheiro. E depois...

    Só os meus 0.02 euro

    JOSÉ SIMÕES
 
0.0147 seg. NEW