Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Desde já parabéns por este excelente forum.

    Tenho uma dúvida e gostaria de saber se alguém tem resposta:

    Tenho um crédito à habitação bonificado e agora irei morar com a minha namorada (casa em nome dela). No entanto, na minha casa continuarão a morar os meus pais.
    Gostaria de saber se, ao mudar as moradas nos cartões e nas finanças poderei perder o direito a bonificação.

    Obrigado
  2.  # 2

    Se alterar o seu domicílio fiscal, claro que sim (deixa de ser a sua habitação própria e permanente). Mas já pensou nas consequências de o fazer? Pense bem...
  3.  # 3

    visto que são os seus pais que lá moram, o melhor é não alterar a sua morada fiscal, pelo menos era o que eu faria no seu lugar para não perder a bonificação.
  4.  # 4

    Colocado por: two-rokvisto que são os seus pais que lá moram, o melhor é não alterar a sua morada fiscal, pelo menos era o que eu faria no seu lugar para não perder a bonificação.


    Assim até dá gosto pagar impostos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aeglos
  5.  # 5

    Isso mesmo, continuem a brincar com os meus impostos, se até o PM o faz, qualquer um o pode fazer. :D
  6.  # 6

    Vá, não sejam tão mauzinhos com o rapaz...imaginem que ele se zanga com a namorada???
    Sem hipocrisias, o que eu faria era manter o domicílio fiscal no dito apartamento alguns meses. Depois deve pensar no que quer fazer, pois aqui a questão não é só perder a bonificação. Caso beneficie de isenção de IMI, perdê-la-ia, pois deixaria de ser a sua habitação própria e permanente.
    Concordam com este comentário: two-rok
  7.  # 7

    Exactamente, é tudo muito bonito andarmos dentro da lei (e eu faço por andar), mas pelo menos inicialmente eu não alteraria a minha morada fiscal, pq ir morar com a namorada pode correr bem ou pode correr mal, e supomos que por causa de uns meses a morar com a namorada, eles depois chegam à conclusão que não era o que esperavam e volta tudo à estaca zero? o nosso amigo nothing ficava sem a bonificação e uma hipotética isenção de IMI que possivelmente terá. Temos que ser minimamente razoáveis.

    E não me levem a mal, porque eu também pago impostos (pago eu, paga a minha empresa, paga a minha mulher, etc.), e também não gosto nada da forma como o estado usa e abusa dos impostos que eu pago, rendimento mínimo? seria uma boa ajuda se fosse entregue apenas a quem precisa. Eu ainda estou para conhecer quem o receba e não tenha "cabedal" para andar a trabalhar, mas como recebem, mais vale ficarem na esplanada a beber umas mines...
  8.  # 8

    Colocado por: becasVá, não sejam tão mauzinhos com o rapaz...imaginem que ele se zanga com a namorada???


    Sugestão: não compre casa antes de saber se vai zangar-se com a namorada.


    (..) inicialmente eu não alteraria a minha morada fiscal, pq ir morar com a namorada pode correr bem ou pode correr mal, e supomos que por causa de uns meses a morar com a namorada, eles depois chegam à conclusão que não era o que esperavam e volta tudo à estaca zero? o nosso amigo nothing ficava sem a bonificação e uma hipotética isenção de IMI que possivelmente terá. Temos que ser minimamente razoáveis.

    E isso era uma chatice, não era?

    E não me levem a mal, porque eu também pago impostos (pago eu, paga a minha empresa, paga a minha mulher, etc.), e também não gosto nada da forma como o estado usa e abusa dos impostos que eu pago, rendimento mínimo? seria uma boa ajuda se fosse entregue apenas a quem precisa. Eu ainda estou para conhecer quem o receba e não tenha "cabedal" para andar a trabalhar, mas como recebem, mais vale ficarem na esplanada a beber umas mines...

    Extraordinário. O rendimento mínimo só para quem precisa, mas a bonificação dos juros já não faz diferença.
  9.  # 9

    luisvv
    Colocado por: becasVá, não sejam tão mauzinhos com o rapaz...imaginem que ele se zanga com a namorada???


    Sugestão: não compre casa antes de saber se vai zangar-se com a namorada.

    E que tal ler a questão inicial?

    "Tenho um crédito à habitação bonificado e agora irei morar com a minha namorada (casa em nome dela)."

    Pelos vistos, a casa é da namorada.

    E ainda bem que o luisvv é tãããoooo honesto que, numa situação idêntica, não passava uma noite em casa da namorada sem avisar o fisco!
    Aliás, esta questão até esconde (quase de certezinha) um estratagema muito comum neste nosso querido país...a casa é paga pelos pais, será sempre para eles lá viverem, mas comprada em nome do filho já tem crédito bonificado e até pode ter beneficiado de isenção de IMT...
    Quantas vezes vejo apartamentos de 150 000 euros (ou mais) comprados por jovenzinhos de 21 anos...bom princípio de vida, hã?
    Concordam com este comentário: two-rok
  10.  # 10

    Também pesnsei que seria esse o caso, e é mais uma razão para acabar com a palhaçada das bonificações, tive o azar de não ter direito, mas tenho a sorte de as pagar aos outros. Que bela m#$%a de país que temos.
  11.  # 11

    Sugestão: não compre casa antes de saber se vai zangar-se com a namorada.
    E que tal ler a questão inicial? "Tenho um crédito à habitação bonificado e agora irei morar com a minha namorada (casa em nome dela)." Pelos vistos, a casa é da namorada.

    Irrelevante para o caso. Mas se quiser reformulo: "não vá viver com a namorada antes de saber se se vai chatear com ela."

    E ainda bem que o luisvv é tãããoooo honesto que, numa situação idêntica, não passava uma noite em casa da namorada sem avisar o fisco!

    Mais uma vez irrelevante para o assunto. Não está em causa passar uma noite em casa da namorada, ou ir de fim-de-semana para o Algarve. Mas de qualquer forma o luisvv está um bocado irritadiço porque esteve a dar uma vista de olhos no extracto de conta da empresa e viu que já foi descontado o cheque do pagamento do IVA do 2º Trimestre, tal como Segurança Social de Julho, e porque acabou de assinar o cheque para a entrega das retenções na fonte. Também já não estava muito bem disposto, porque quando chegou a casa deu de caras com o pedido de pagamento da 2ª prestação do IMI, e já lá estava a taxa de saneamento. Entretanto, o luisvv já se perdeu um bocado, mas outra coisa que o chateia mesmo é o raio dos pagamentos por conta, bem como o pagamento especial por conta. E para ser sincero, o facto de ter chegado esta semana de Espanha, contribui para irritar um pouquito mais.

    Aliás, esta questão até esconde (quase de certezinha) um estratagema muito comum neste nosso querido país...a casa é paga pelos pais, será sempre para eles lá viverem, mas comprada em nome do filho já tem crédito bonificado e até pode ter beneficiado de isenção de IMT...

    Ah, bom, então assim já está tudo bem !! Nem me tinha ocorrido semelhante coisa... Assim já se justifica ter crédito bonificado.

    Quantas vezes vejo apartamentos de 150 000 euros (ou mais) comprados por jovenzinhos de 21 anos...bom princípio de vida, hã?

    Eu também vejo, e desde que seja comprado com dinheiro deles ou da família, não me chateia nada.
  12.  # 12




    Eu também vejo, e desde que seja comprado com dinheiro deles ou da família, não me chateia nada.


    A mim chateia, porque os meus impostos tem de pagar um bonificado que não deveria existir, porque foram os pais a comprar a casa para eles próprios, os filhotes porreiraços nem se importaram, esqueceram-se que quando quiserem ir à vidinha deles tem um crédito no nome deles e se calhar vai ser um bocadinho mais dificil começar essa vida. Para alem de lixarem a dos pais que deixam de ter bonificado.
  13.  # 13

    Aliás, esta questão até esconde (quase de certezinha) um estratagema muito comum neste nosso querido país...a casa é paga pelos pais, será sempre para eles lá viverem, mas comprada em nome do filho já tem crédito bonificado e até pode ter beneficiado de isenção de IMT...

    Ah, bom, então assim já está tudo bem !! Nem me tinha ocorrido semelhante coisa... Assim já se justifica ter crédito bonificado.

    Quantas vezes vejo apartamentos de 150 000 euros (ou mais) comprados por jovenzinhos de 21 anos...bom princípio de vida, hã
    Eu também vejo, e desde que seja comprado com dinheiro deles ou da família, não me chateia nada.


    A sério que não lhe tinha ocorrido semelhante coisa? Olhe que para uma pessoa tão informada é estranho que não saiba que isto acontece muitíssimo...e está errado, se não percebeu que era essa a minha opinião.

    Quanto a segunda questão, é novamente estranho que não o chateie...porque pelo menos em metade dos casos isso é feito para não pagar IMT e para ter crédito bonificado. Duas chico-espertices de uma vez só...

    Mais: convinha o fisco ir ver quantos apartamentos comprados com crédito bonificados não estão alugados...
  14.  # 14

    Tambem existem os outros casos, em que um casal jovenzinho para ter bonificado optaram por fazer o crédito só no nome de um, agoram separam-se e o outro fica a arder porque não tem a casa no nome dele/a, bom mas esta já é outra história.
  15.  # 15

    A sério que não lhe tinha ocorrido semelhante coisa? Olhe que para uma pessoa tão informada é estranho que não saiba que isto acontece muitíssimo...e está errado, se não percebeu que era essa a minha opinião.


    Já, já me tinha ocorrido ( pelos vistos, vou ter que colocar um aviso cada vez que optar pelo sarcasmo). E isso não altera, em nada, a minha opinião, antes a fortalece. A bonificação já é uma bizarria, a bonificação a quem não cumpre os critérios é ainda mais.

    Quanto a segunda questão, é novamente estranho que não o chateie...porque pelo menos em metade dos casos isso é feito para não pagar IMT e para ter crédito bonificado. Duas chico-espertices de uma vez só...

    Leu mal. Leia de novo: Eu também vejo, e desde que seja comprado com dinheiro deles ou da família, não me chateia nada. O problema é que a bonificação é dinheiro pago pelo Estado, não é dinheiro "deles ou da família".

    Mais: convinha o fisco ir ver quantos apartamentos comprados com crédito bonificados não estão alugados...
  16.  # 16

    Colocado por: luisvvMais uma vez irrelevante para o assunto. Não está em causa passar uma noite em casa da namorada, ou ir de fim-de-semana para o Algarve. Mas de qualquer forma o luisvv está um bocado irritadiço porque esteve a dar uma vista de olhos no extracto de conta da empresa e viu que já foi descontado o cheque do pagamento do IVA do 2º Trimestre, tal como Segurança Social de Julho, e porque acabou de assinar o cheque para a entrega das retenções na fonte. Também já não estava muito bem disposto, porque quando chegou a casa deu de caras com o pedido de pagamento da 2ª prestação do IMI, e já lá estava a taxa de saneamento. Entretanto, o luisvv já se perdeu um bocado, mas outra coisa que o chateia mesmo é o raio dos pagamentos por conta, bem como o pagamento especial por conta. E para ser sincero, o facto de ter chegado esta semana de Espanha, contribui para irritar um pouquito mais.


    amigo luisvv,
    a minha empresa também tem essas despesas todas, eu também pago os meus impostos e felizmente está tudo em dia, são um exagero? pois são, mas o tópico não é sobre isso.

    eu disse, e várias pessoas também o disseram, que temporariamente não fariam a alteração de imediato, mas passados uns meses se tudo corresse bem, alterariam esse pormenor da morada fiscal. Seria muito bom se todos fizessem assim, pois alguns vivem fora da casa dos pais à anos largos e a morada fiscal continua a mesma...
  17.  # 17

    Tenho emprestimo a habitaçao com juro bonificado.
    Se quiser mudar a minha morada fiscal perco as bonificações?
    A partir da data da mudança?
 
0.0209 seg. NEW