Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!
    Podem elucidar-me melhor sobre este tema no que diz respeito à construção de uma casa?

    Quais são normalmente os preços praticados por esta via? Como poderei saber se estão dentro dos parametros ditos "normais"??
    E quais sao as garantias do mesmo?

    Preciso mesmo de umas luzes antes de embarcar nesta aventura!!!

    Obrigada!
  2.  # 2

    Boas

    A menos que possa despender um ano para acompanhar a obra, tenha conhecimentos de construção relevantes ou esteja na disposição de os adquirir, deverá ter muito cuidado em meter-se a construir sem ser na modalidade de chave na mão.

    Apesar de muita gente fazer contas e dizer que poupa dinheiro, se construir, na modalidade de auto construção ou na modalidade híbrida de materiais e contratam mão de obra, na realidade estas contas, são contas de sumir, porque fazem sumir uma série de custos. Ora se eu quero fazer comparações, tenho de comparar coisas comparáveis.

    1ª teoria - Poupança no custo final (poupança da margem de lucro do empreiteiro)
    Estas teorias de auto construção poderiam ser válidas no tempo em que as margens de lucro dos empreiteiros andavam nos 50% a 100%. Hoje, se não perderem dinheiro, é uma sorte. Esse tempo acabou no discurso da tanga e nunca mais voltará. è por isso que não acredito que estejamos a atravessar uma crise, estamos na normalidade. A pior forma de pagamento para mim, enquanto empreiteiro é o de chave na mão, porque ai estou agarrado a um preço e não há nada a fazer, em qualquer outras das formas de pagamento, estou no meu terreno de caça e posso garantir-lhe que é um bom terreno para ganhar dinheiro. Dado os projectos virem tão bons, são uma mina de trabalhos a mais.

    2ª teoria - Maior qualidade na construção (materiais)
    Outras das razões que se ouvem, tem a ver com qualidade dos materiais, porque os empreiteiros usam sempre material de 2ª e ao comprar material de de 1ª, a construção fica com maior qualidade. Na prática, isto é treta, porque nem você têm a garantia de comprar material de 1ª (não sabe distinguir) nem o material de 1ª garante nada, porque aquilo que define a qualidade de construção, é a forma como esse material é aplicado (processo construtivo) e a qualidade da mão de obra que o aplica. Hoje em dia a qualidade média dos materiais é boa, a sua aplicação é que é uma miséria. Sabe dizer-me o que define uma mosaico de 1ª e de 2ª categoria?

    Se pensarmos ainda um pouco, isto é igualmente ridículo, porque o projecto deveria ter definido os materiais a aplicar, qualidade, assim como a respectivo forma de aplicação. Portanto se o arquitecto fez um trabalho em condições, o problema da qualidade de materiais não existe, né?

    3ª teoria - Fazer a casa como eu gosto
    Voltamos ao projecto e á sua qualidade. Então você vai para uma obra e não sabe o que quer fazer? Vai definir isso em obra? E quer poupar dinheiro?

    Para não alongar muito, depois pede garantias a quem? Cada um vai dizer que o problema é do outro e a culpa morre solteira. Eu quando adjudico trabalhos, procuro sempre adjudicar de maneira a não me entalarem, tipo, os aplicadores de cerâmicos não me virem pedir dinheiro porque o reboco estão mal executado, assim quem faz o cerâmico, faz o reboco, idem para os estuques e para as pinturas.

    Mas eu sou empreiteiro e portanto filtre as minhas palavras.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: deinhac, AugstHill
  3.  # 3

    Olá Paulo!
    Mais uma vez a sua ajuda é preciosa. Concordo plenamente com o que disse e eu própria só embarco nesta aventura nessas condições: chave na mão!
    Cada macaco no seu galho e construção não é a minha àrea, nem a do meu marido...

    Já agora, sabe me dizer como se procede ao calculo do chave na mao? É uma percentagem do total da obra=??

    Melhores cumprimentos e MUITO OBRIGADA!!!
  4.  # 4

    Esse cálculo não existe

    Existe é um preço final contratado com um empreiteiro, baseado num projecto. Esse calculo será tão mais correcto, quanto melhor for o projecto e as suas diversas componentes (peças desenhadas, memorias descritivas, orçamento, caderno de encargos, etc)

    Cumps
  5.  # 5

    Boa tarde...

    Concorco com o Paulo Correia, trabalho na area da construção e inicialmente pensei em ser eu o "empreiteiro" da minha obra... Queria tambem eu poupar dinheiro... Após varias conversas com colegas da area percebi que é uma terefa muito dicifil pelas razões explicadas pelo Paulo.
    Prefiro adjudicar tudo e centralizar as responsabilidades. Já pensei em fazer por partes para o empreiteiro não se sentir muito seguro e perceber que se em cada parte fizer um bom trabalho a parte seguinte automaticamente é dele. É claro que isto pode ter alguns contras!!!!!
    Resumindo deixo de ser o empreiteiro e passo a ser a empresa de fiscalização!!!

    Cumprimentos
  6.  # 6

    Boas,

    Quem já comentou tem as suas razões, no entanto para alguém que se interesse, que tenha vontade de pesquisar e estudar quais as soluções mais interessantes para si, a adjudicação por fases creio que tem vantagens.

    A não ser, que o o projecto e o caderno de encargos esteja tão bem feito e tão completo (o que implica esse mesmo estudo de que falava), que não dê a mínima margem de manobra ao empreiteiro.
    Por exemplo, se eu, ou os meus arquitectos conhecem e sabem de uma boa (ou duas ou tres) equipa de acabamentos de paredes interiores, exteriores e tectos falsos, não é muito mais interessante poder escolher eu essa equipa na qual eu confio, do que deixar ao critério do empreiteiro, e ver a fazer esses trabalhos alguém que eu não faço a mínima ideia se é bom ou não???
    A mim parece-me que sim. Poder escolher quem eu ache que trabalhe BEM!
    Sai mais barato? Bem aqui pode ser mais discutível. Algumas vezes sim, muitas outras não. Mas acima de tudo creio que temos tudo para ficar com um trabalho melhor (ou pelo menos ao nosso gosto).
    Eu não conseguiria assumir uma atitude "passiva" perante algo como fazer a minha casa. Quero poder escolher quem e como faz algo.
    É o certo? Não sei...
    Sei que não conseguiria fazer de outra forma. Entregar e ir buscar quando estivesse pronto... Não dava para mim!

    Para uma determinada empreitada, escolho de duas a três equipas\empresas de "confiança" e peço orçamentos. Adjudico ao mais barato, pois qualquer uma que tenha passado a "pré-selecção" é escolha tecnicamente válida.

    A modalidade de comprar materiais e tudo o mais, isso já não me cativa nada, nem me parece que seja economicamente interessante. Já para não falar na trabalheira incrível que deve dar.

    Quanto às poupanças, não é por isso que opto por este sistema, mas não tenho dúvidas que em muito tipo de instalações de certas especialidades, de facto conseguem-se poupar uns cobres para além de termos a trabalhar lá quem nós queremos...


    Cump.
  7.  # 7

    Pedro

    Essa atitude passiva, tanto se passa numa situação como noutra e reflecte algo mais grave. A incapacidade das pessoas se imporem e exigirem que façam aquilo que querem, ou não são elas a pagar? Quem paga a banda escolhe a música e a construção é uma banda muito difícil. É gente sempre à espera de ver até onde pode ir e quem não se quiser meter nestas guerras, não se meta

    Quantas vezes já mandei partir porque estava mal feito? Ou então não recebem, pura e simplesmente e vão queixar ao totta.
    Quantas vezes despedimos gente porque abusaram, puseram em causa as chefias e têm de sair porque senão aquilo fica ingovernável? Duro? bruto? injusto? tudo isso e muito mais, mas ou é assim ou as obras não andam.
    • Mia
    • 24 junho 2009

     # 8

    Olá...

    Antes de mais gostaria de agradecer directamente a contribuição do Sr. Paulo Correia neste fórum. Já tive a oportunidade de ler os S/ comentários em vários links e depreendo que serão, com certeza, muito úteis para muita gente. Deixe-me que lhe diga que a leitura que retiro é a de que será um profissional muito bom e solidário, raro de se encontrar.

    Vou fazer a remodelação interior dum piso mas, uma vez tratando-se de obras interiores e sem projecto na Câmara, não recorri a nenhum arquitecto. Inicialmente pensei em fazer as obras por mim, perdendo muito tempo em pesquisas, já com um layout feito por mim, em sweet home 3D, e sendo uma leiga na matéria.

    Como penso que a melhor opção para mim será mesmo o projecto chave na mão, gostaria de saber se conhecem contactos de empreiteiros que realizem projectos chave na mão aqui no norte, zona de Felgueiras, Porto.

    Obrigada.

    Mia
  8.  # 9

    Só mais uma achega em relação ao "passivismos" dos donos de obra.
    Hoje a legislação já exige (muito embora nem todas as câmaras o exijam ainda) que exista uma equipa de fiscalização.
    Cabe a esta equipa fiscalizar e instruir o dono de obra sobre o andamento dos trabalhos e a qualidade com que estão a ser executados.
    Enquanto fiscal já por diversas vezes aconselhei o dono de obra a não permitir que o elemento A ou B trabalhe mais na sua obra pois as suas actitudes não se se enquadram no nivel de qualidade que está imposto para aquela empreitada.
    Até hoje apesar de no ínicio "espernearem" um bocadinho nenhum empreiteiro se recusou retirar da obra qualquer dos seus funcionários que tenham tido uma actitude menos própria.
    Salvo raras excepções no final da obra tanto cliente como empreieteiro ficaram amigos e certos de que tinham conseguido uma relação de trabalho que foi produtiva para ambos.
    Os empreiteiros não são todos uns ciganos, são apenas "meninos grandes" a quem não podemos dar muitas abébias pois eles acabam por abusar. Mas quando "disciplinados" e "controlados" são profissionais bastante competentes quase sempre dispostos a ajudar com o intuito de no final a aobra ficar a contento de todos.
    Eu quando tenho um problema legal pk não domino a legislação e todos os seus meandros vou a correr pedir ajuda a um advogado.
    Na construção deveria ser o mesmo. Pk 99% dos donos de obra nada percebem nem tem que perceber de obra, deveriam igualmente rodear-se de profissionais que os ajudassem nesse campo.
    Uma boa obra faz-se com mto pouca gente. Basta uma boa equipa de projecto, uma boa equipa de fiscalização, um empreiteiro razoavel e um dono de obra conciente de que é ele quem paga logo todos os outros lhe devem prestar um bom trabalho e por tal nunca facilitar a vida a nenhum deles
  9.  # 10

    Colocado por: zedasilvaOs empreiteiros não são todos uns ciganos, são apenas "meninos grandes"
    zedasilva,
    Muito obrigado por me tratar por "menino grande". :-)
    Eu também não penso que os fiscais sejam todos uns "pequenos crápulas", são apenas "vítimas do sistema". LOL
  10.  # 11

    Colocado por: MiaComo penso que a melhor opção para mim será mesmo o projecto chave na mão, gostaria de saber se conhecem contactos de empreiteiros que realizem projectos chave na mão aqui no norte, zona de Felgueiras, Porto.

    Não conheço, sou de Lisboa

    Colocado por: Luis K. W.Eu também não penso que os fiscais sejam todos uns "pequenos crápulas", são apenas "vítimas do sistema". LOL

    Uma adevinha:

    Sabem porque é que os fiscais colocam sempre com uma mão atrás das costas, quando se baixam para analisar um pormenor na obra?
    è para que o empreiteiro lhe possa por lá qualquer coisa a ver se ele não olha com muita atenção, mas como se tornam ganaciosos, passam o resto da tempo com as duas atrás das costas.



    Pelo menos já crescemos
    • eu
    • 24 junho 2009

     # 12

    Colocado por: PauloCorreia
    è para que o empreiteiro lhe possa por lá qualquer coisa a ver se ele não olha com muita atenção


    ... pensei que era para tapar algo... ;)
  11.  # 13

    Amigo zedasilva discordo por completo da sua opinião , principalmente na ultima frase "Uma boa obra faz-se com mto pouca gente. Basta uma boa equipa de projecto, uma boa equipa de fiscalização, um empreiteiro razoavel e um dono de obra conciente de que é ele quem paga logo todos os outros lhe devem prestar um bom trabalho e por tal nunca facilitar a vida a nenhum deles", para se realizar uma boa obra todos os intervenientes devem ser de primeira qualidade.
  12.  # 14

    vasco
    Eu tenho tão boa impressão dos empreiteiros que até acho que se consegue fazer uma boa obra com um empreiteiro razoavel.
    A minha experiência diz-me que são profissionais bastante acessiveis que tratados com o respeito que nos mereçem são capazes de aprender mas tb ensinar de forma a que no final se consiga uma boa obra.
    Coisa que já é mais dificil encontrar em algumas equipes de projecto que muitas vezes são incapazes de descer dos seus pedestais.
    Já os fiscais então isso é mesmo raça malvada e se ainda por cima acumularem responsabilidades na área da segurança então Deus nos livre ...
  13.  # 15

    Colocado por: zedasilvavasco
    Eu tenho tão boa impressão dos empreiteiros que até acho que se consegue fazer uma boa obra com um empreiteiro razoavel.
    A minha experiência diz-me que são profissionais bastante acessiveis que tratados com o respeito que nos mereçem são capazes de aprender mas tb ensinar de forma a que no final se consiga uma boa obra.
    Coisa que já é mais dificil encontrar em algumas equipes de projecto que muitas vezes são incapazes de descer dos seus pedestais.
    Já os fiscais então isso é mesmo raça malvada e se ainda por cima acumularem responsabilidades na área da segurança então Deus nos livre ...


    Já concordo mais consigo...
  14.  # 16

    Colocado por: vasco tome<

    Já concordo mais consigo...


    Espero que não seja na parte de que os fiscais são todos maus. Há ainda alguns bons. Ok confesso que são poucos.
    Meia duzia?
    Bem pelo menos um eu conheço...
    : )))
 
0.0203 seg. NEW