Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Antes de mais queria felicitá-los pela criacção deste fórum.

    Pretendo contraír um empréstimo para comprar casa, no valor de 80.000euros, já ando à procura da melhor proposta. Mas tenho uma dúvida que talvez alguém me possa esclarecer. Quando me falam no valor do imóvel, será que eu posso dar o valor real do imóvel, 142.000euros, e depois dizer o valor que quero que conste da escritura, pensava em 105.000euros, isto porque os encargos com o registo predial, IMT, escritura, imposto de selo e IMI variam com o escalão do valor da casa, salvo erro.
    •  
      FD
    • 22 julho 2008

     # 2

    Está a ser pressionado pelo construtor para fazer a escritura por um valor mais baixo?

    Não faça isso. Primeiro porque é ilegal. Depois porque as finanças de hoje não são as finanças de ontem. Se a avaliação que as finanças fizeram da casa for substancialmente diferente do valor declarado, poderá ser notificado para esclarecer/justificar a diferença. Se a casa custa 142 e vai escriturar por 105, estamos a falar de uma diferença de mais de 30%... poderão soar alarmes.

    Além disso, se algum dia depois quiser vender a casa, e o comprador quiser escriturar pelo valor real, as mais valias vão ser calculadas pelo valor inscrito na escritura, ou seja, vai ter que declarar que ganhou muito mais do que aquilo que efectivamente ganhou, ficando com um prejuízo considerável.

    É preferível pagar mais 1.000€ ou 2.000€ e ficar descansado, no entanto, tudo depende muito se a casa é nova ou usada.
 
0.0075 seg. NEW