Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Gostaria se possivel de uma ajuda:
    Comprei casa em abril de 2005, foi registada por um valor de 115000€, paguei as despesas todas na altura, I.M.I. etc..., passado cerca de 1 ano recebi uma carta a avaliar a casa num valor de 149500€, passado mais um tempo, recebi uma carta das finanças para pagar a diferença relativa a data da escritura, o qual foi pago.
    Devido a dificuldade económica em que me encontro, pretendo vender minha habitação, para ir em principio para uma casa alugada.
    A minha duvida, se poderem ajudar é a seguinte:
    Devo ao banco cerca de 125000€. se vender a casa por 165000€, quanto terei de pagar de mais valias?
    Precisava de saber como se obtem esse valor para poder ter margem de manobra para vender por um preço não muito alto, mas com a venda poder pagar a comissão a imobiliaria e poder pagar as despesas ao banco e as mais valias.
    Espero que tenha sido claro, aguardo resposta,
    Cumprimentos.
    •  
      FD
    • 22 julho 2008

     # 2

    O imposto a pagar pelas mais valias é sempre englobado no IRS. Ou seja, sem conhecer o seu IRS aprofundadamente, é impossível dizer-lhe quanto pagará de mais valias - depende sempre do seu escalão, dos abatimentos, dos benefícios fiscais, etc.

    A única solução é fazer o download do simulador de IRS para 2007 no sítio das finanças e fazer o cálculo como se tivesse vendido a casa no ano passado.
    Por outro lado, e como é lógico, nunca irá ter um valor correcto, porque estará a fazer o cálculo consoante as regras e os valores de 2007, que poderão ter sido alterados em 2008, que é o ano em que vende a casa.

    Acho que existe um problema de comunicação com esta conversa das mais valias. Não se pagam mais valias. Paga-se IRS sobre o lucro que se obtém quando se vende uma casa, lucro este que se chama "mais valias".

    Isto é só uma demonstração, poderá (nem deverá) não estar tecnicamente correcta, mas deve dar para perceber: imagine que comprou uma casa por 10 e vendeu por 15. Ganhou 5, certo?
    No seu trabalho ganha 5 por ano. Se em 2007 ganhou 5, abateu 1 em despesas (de saúde, educação, etc.), deduz 1 de benefícios fiscais, foi tributado em 3, que o insere num escalão específico do IRS, pagando a taxa correspondente a esse escalão. Imagine os seguintes escalões: para rendimentos entre 3 e 5 paga 20% de IRS, e entre 5 e 10 paga 30%, por exemplo. Em 2007 pagará 20% de 3 de IRS: 0,6.

    Agora em 2008 vendeu a casa, e ganhou os tais 5. No total, ganhou 5 do seu trabalho, mais 5 da venda da casa. Mas como o ano ainda não acabou, não faz ideia do que é que vai gastar em despesas até ao final do ano. Só aqui, já vai ser difícil simular o IRS correctamente. De qualquer forma, depois dos abatimentos e deduções, fica com o valor tributável, sobre o qual deverá pagar o IRS, que em 2008 poderá ficar num escalão completamente diferente do do ano passado porque o rendimento subiu. Fazendo as contas às mesmas deduções e abatimentos que teve em 2007, teria um rendimento colectável de 8, que já o inseriria no escalão seguinte, pagando uma taxa de IRS de 30%...

    Percebe porque é que é difícil dizer quanto é que pagará de impostos por ter vendido a casa mais cara do que comprou?

    Deve-se ter sempre em consideração que o imposto sobre as mais valias não se paga isoladamente, mas sim num bolo que engloba todas as outras parcelas usadas para calcular o seu IRS anualmente.

    Isto é como eu percebo o funcionamento das mais valias, pelo que tenho lido ao longo do tempo, mas poderei estar errado.
  2.  # 3

    Obrigado "FD", realmente é complicado, é claro que quando nos toca a nós em pagar, tentamos sempre arrenjar maneira...
    Mas pelo que vejo o melhor a fazer é contentar-me com o valor de venda o mais aproximado possivel do valor de registo das finanças?
    Cumprimentos,
    Romeu Gonçalves.
  3.  # 4

    Colocado por: romeugoncalvesObrigado "FD", realmente é complicado, é claro que quando nos toca a nós em pagar, tentamos sempre arrenjar maneira...
    Mas pelo que vejo o melhor a fazer é contentar-me com o valor de venda o mais aproximado possivel do valor de registo das finanças?
    Cumprimentos,
    Romeu Gonçalves.


    O valor das finanças em nada conta para o calculo das mais valias. Os valores referencia, são o da venda, e o pelo qual o imovel veio á posse!!
  4.  # 5

    Então e imaginando que compro um terreno por X, construo lá uma casa e vendo a casa por um preço Y.
    Sobre que valor vai incidir as mais-valias? Y - X?
  5.  # 6

    Colocado por: dominioEntão e imaginando que compro um terreno por X, construo lá uma casa e vendo a casa por um preço Y.
    Sobre que valor vai incidir as mais-valias? Y - X?


    Quando a casa estiver concluida, terá que lhe atribuir um valor. É com base nesse valor, e no da venda, q calculará a mais valia.
 
0.0085 seg. NEW