Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Comprei a minha vivenda no plano "crédito mudança de casa", na esperança de conseguir vender o apartamento em 3 anos... O que não aconteceu até agora (mesmo baixando muito o preço do apartamento), e para finais do Outubro deixo de pagar só juros para passar também a amortizar a divida (que vai aumentar a prestação).

    Fui falar com o meu banco para saber quanto iria pagar, se existia alguma opção para reduzir os encargos, e comentei que tinha ponderado a hipotese de alugar o imovel para ele se pagar a si proprio (que até já esteve alugado uns meses)... Foi aqui que me deparei com algo que não estava nada à espera nem tinha qualquer conhecimento disto!!!

    Segundo o meu banco, se alugar a casa, vão refazer o meu crédito passando-o para "crédito ao arrendamento" que me vai reduzir considerávelmente o prazo (de 40 anos para 15!!!!), ou seja vou pagar mais de o dobro da prestação!!!

    Pergunto eu:
    Será que não posso manter um crédito normal (não o crédito mudança de casa mas sim o normal) e arrendar a casa na mesma?

    Já é tão dificil pagar os emprestimos com a constante subida dos juros e eles não facilitam nada!!!
    Alguém me pode ajudar a esclarecer se sou obrigada a aceitar isto? E que alternativas tenho?


    Os meus melhores cumprimentos
    Fátima
    •  
      FD
    • 24 julho 2008 editado

     # 2

    É perfeitamente possível arrendar a casa e manter o crédito normal. Como? Não diga ao banco que a arrendou... ;)

    Já agora, aconselho-a a ler a sua escritura de hipoteca e ver se na mesma vem essa dita condição. Normalmente eles são muito discretos e apenas dizem que emprestam o dinheiro para o fim de "habitação própria e permanente". Desde que tenha estas palavras ou outras similares, é porque se salvaguardaram e o que lhe disseram está correcto.

    Isto é daquelas coisas que existem muito em Portugal: poderá estar regulamentado mas, na prática, pouca gente ou quase ninguém liga a isso, desde que não saibam, como é lógico. Basta ter um vizinho mais "preocupado" que saiba da situação para passar a ter problemas...

    Alternativas? Se por exemplo for uma casa de 3 assoalhadas, arrende "legalmente" só uma parte da casa e continue a "viver" lá num quarto de vez em quando... dessa forma continua a ser uma casa de habitação própria e permanente...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfatimam
  2.  # 3

    Bom dia FD e agradeço a sua resposta, no entanto ainda tenho algumas duvidas...

    E se eu tiver de fazer contrato de arrendamento e passar recibos (o que a maior parte das pessoas que querem arrendar exigem), ou seja declarar às finanças o arrendamento, o banco fica a saber? As finanças comunicam com os bancos?

    No ano passado em que ele esteve alugado, eu passei recibos e declarei os rendimentos no IRS, e até agora o banco ainda não me disse nada...

    Obrigada pela atenção
    •  
      FD
    • 25 julho 2008

     # 4

    Acho que não, pelo menos oficialmente. Até porque as finanças não podem partilhar essas informações assim do pé para a mão. Já agora, diziam também quanto é ganhava... :)
    Uma hipoteca é um direito sobre um bem em troca de uma dívida, nada mais. Não dá super poderes na administração pública. ;)

    Mesmo entre organismos estatais, sempre que a informação não seja pública, você tem que dar autorização para que seja partilhada.
 
0.0083 seg. NEW