Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Possivelmente este assunto já foi aqui discutido..

    Gostaria de começar a pensar em construir a minha casa mas assustam-me um pouco as despesas "iniciais" de uma casa (projectos, licenças, etc).
    Sei que é relativo, mas falaram-me em pelo menos 10.000€.

    Já agora, qual é o primeiro passo a dar para a construção de uma casa, além de verificar se podemos construir no terreno pretendido (isso eu sei que posso). Começamos por fazer a planta da casa, consultamos um arquitecto? Desculpem a pergunta se calhar básica mas o receio é tanto que parece que deixamos de pensar...lol

    Obrigada

    Cata69
  2.  # 2

    Boas,

    Cata69, antes de mais calma! :) Fazer uma casa deverá ser realizar um sonho, ou pelo menos algo que se quer muito. Por isso tanto receio de que?
    Vai demorar? Vai...
    Vai dar algumas chatices? Vai...
    Se partir com isso em mente, tudo corre bem. ;) (ou parece menos mau pelo menos)

    Quanto ao primeiro passo, sem dúvida que acho que deverá ser escolher e consultar um arquitecto. Tudo começa por aí. Por começar a colocar no papel o seu "sonho". Se escolher bem, e não estiver naquela de "poupar" 2000€ ou 2500€ no projecto ( só paga 2000€ e fica com uma "amostra de projecto", sem pormenorização nenhuma nem acompanhamento de obra), vai ver que poupa muitos problemas e vai dar como muito bem empregue esse dinheiro.
    Apartir daí o próprio arquitecto guia os seus passos.
    Com calma... ;)

    Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cata69
  3.  # 3

    Cata..

    Vou entregar o meu projecto na CM para a semana, por isso acabei de passar a fase que estás a iniciar..

    Procura vários Arqs. e Engs. pois vais encontar bons profissionais com preços acessíveis.. Regateia o preço e faz contracto por escrito porque o seguro morreu de velho..

    Posso dizer-te que no total gastei quase 3700€ e isto engloba:
    Arquitectura - Projecto licenciamento, Projecto de execução e assistência técnica
    Engenharia - Projecto de especialidades (que são para aí 9), direcção técnica da obra e plano de segurança..

    Convém sempre procurar o que realmente pretendemos e quanto estamos dispostos a gastar, mas decerto encontrarás mais baixo do que esperas..

    Não deixes que seja apenas o Arq. a guiar-te, pois ele pode ter as mãos com manteiga se é que me entendes.. Convém procurares empreiteiros, serralheiros, carpinteiros, pedreiros, etc.. Assim terás uma noção das diferenças de preços que eles vão apresentar.. Por vezes absurda...

    Não desanimes com as primeiras impressões... ;))
    Concordam com este comentário: Diogo camarão
  4.  # 4

    Quando precisar de ajuda estamos disponiveis.

    Boa construção
  5.  # 5

    Olá Cata69

    Se de facto tens a certeza ke podes construir, é melhor consultar desde já um arquitecto, pede-lhe para te dar uma estimativa de custos para o que pretendes, incluindo o projecto de arquitectura, projectos das especialidades, preço da obra, licenças etc. Relativamente aos 10.000€, esses preços têm a ver com a tabela de honorários e o peço custo m2 para o local, e tb com a licença da câmara que varia de municipio para municipio.
    Não sei, eu tb não paguei tanto, .... mas depende da área da casa, eu tive sorte, o meu arquitecto foi sincero.

    Boa Sorte
    Ivone
  6.  # 6

    olá a todos

    eu sinto-me mt perdida e lembrei-me de escrever a ver se alguem me pode ajudar. eu sou de uma freguesia de barcelos e estou a começar a ver as coisas para fazer uma casa, como tal entrei em contacto com vários arquitectos para me darem orçamentos para uma moradia com cerca de 120 m/2 e orçamento mais baixo que encontrei foi de 4050 euros sem inclur o acompanhamento à obra que seria pago à parte. o que me dizem deste preço está dentro do dito normal? ou é um excesso?

    quanto à licença da camara quais os valores sabem dizer-me?

    agradeço a ajuda

    Catarina
    •  
      FD
    • 31 julho 2008 editado

     # 7

    E o que é que o serviço inclui?

    Já aqui se falou que não se deve ver as coisas (os preços) de uma forma simplista.
    O processo não deverá ser: quero uma moradia -> contracto um projectista/engenheiro/arquitecto -> tenho um projecto -> começo a construir.

    Por exemplo, deverá saber que projectos de especialidades é que o valor inclui, se algum. É que além do projecto de arquitectura propriamente dito existem uma serie de projectos de especialidades que também são obrigatórios e, pelo que leio por aqui, variam de câmara para câmara, com alguns sempre obrigatórios.

    Depois existem diversos itens que o projecto pode ou não incluir. Só descrevendo exactamente o que compõe o custo que obteve é que lhe será possível dizer se está dentro do normal. Se quiser omitir informações pessoais e colocar aqui o orçamento está à vontade.

    Quanto ao custo da licença de construção, também varia de câmara para câmara. Para Barcelos, veja aqui: http://www.cm-barcelos.pt/urbanismo/docs%5CRegulamento_de_Taxas.pdf

    Quadro V
    Taxa devida pela emissão de alvará de licença ou admissão de comunicação prévia para obras de edificação
    Designação Valor €
    1. Prazo de validade do alvará de licença, por cada mês 2,30
    2. Habitação unifamiliar ou bifamiliar:
    2.1. Por m2 de área de construção/reconstrução/alteração de uso: 4€
    2.2. Por m2 de construção em corpos salientes sobre a via pública: 8€
    2.3. Alteração sem aumento de área.: 100€

    Num caso normal, para 120m2 pagaria 535,20€ por 2 anos, se nada me escapa.
    Claro que depois existem mais não sei quantas taxas consoante o caso, por exemplo para muros, piscinas, etc. No link que indiquei estão lá todas.
  7.  # 8

    BOA TARDE

    muito obrigada pela ajuda

    pretendo construir uma moradia unifamiliar

    o orçamento a que me referi incluia

    - Anteprojecto/ Estudo Prévio com
    Plantas a esc. 1/100
    Alçados a esc. 1/100
    2 cortes (transversal e longitudinal)
    Quadro Sinoptico

    - Projecto de Licenciamento Planta de Implantação 1/200
    Plantas à esc. 1/50
    Cortes à esc. 1/50
    Alçados à esc. 1/50
    Pormenores à esc 1/10
    Alçados dos Arruamentos 1/100
    Requerimento
    Termo de Responsabilidade
    Memória Descritiva e Justificativa
    Requerimento das Especialidades
    Calendarização da Obra
    Levantamento Fotografico
    Estimativa Orçamental
    Quadro Sinoptico
    Mapa de Acabamentos

    ESPECIALIDADES

    Projecto de Estabilidade e Betão Armado *
    Projecto de Abastecimento de Água *
    Projecto de Drenagem de Esgotos Domésticos *
    Projecto de Drenagem de Esgotos Pluviais *
    Projecto de Segurança Contra Risco de Incêndios *
    Projecto de Isolamento Acústico *
    Projecto de Comportamento Térmico *
    Projecto de Resíduos Sólidos Urbanos*
    Projecto de Arranjos Exteriores *
    Projecto de Rede Telefónica e Telecomunicações (ITED) *

    Agradeço imenso a atençao dispensada se alguem tiver conselhos agradeço uma vez que estou muito verde nestes assunto

    ogrigada por tudo

    Catarina
    •  
      FD
    • 1 agosto 2008

     # 9

    Aos arquitectos: o que a Catarina descreve não inclui o projecto de execução, certo?
  8.  # 10

    ... O projecto da catarina2910, por 4050 € ... É licenciamento.aliás está descrito por ela.

    Tenho dúvidas quanto à obrigatoriedade DE ENTREGAR ESTES PROJECTOS:

    Projecto de Segurança Contra Risco de Incêndios (em habitações unifamiliares só é exigivel estudo SCIE, se houver uma cave/ garagem e não vai a parecer da ANPC)
    Projecto de Resíduos Sólidos Urbanos ( é estranho... Não se trata de loteamento, condominio ou edificio multifamiliar)
    Projecto de Arranjos Exteriores (Se fôr num loteamento urbano... normalmente é pedido. Mas a fazer/ apresentar que seja para ser construido e cumprido)


    ESTRANHO, não contemplar o PROJECTO DE REDE DE GÁS!!!, ou está em área fora de perímetro urbano?

    quanto ao preço, não posso dizer que esteja caro... depende do serviço prestado. Inclui as taxas de apreciação/ certificação de projectos?
    Por exemplo, o RCCTE (termico), a taxa da ADENE, para hab. unifamiliar são 45€(+ IVA) + a despesa com a certificação do projecto por perito qualificado.
  9.  # 11

    De acordo com a portaria 232/2008, os projectos necessários para entrega na C.M. incluem para qualquer situação arranjos exteriores, segurança contra incêndio, gás etc etc, até pedem projectos de instalações electromecânicas e mercadorias... é óbvio que para uma moradia unifamiliar o rquerimento aquando da entrega das restantes especialdades deve referir que se prescinde da entrega desses projectos, em virtude de por exemplo não haver espaços de cedencia ao domínio público, não existencia de elevadores etc. Em algumas Câmaras é obrigatória a entrega de projecto de resíduos sólidos urbanos, exactamente porque é um compartimento próprio para o efeito, definido em RMUE (regulamento do próprio município) em que é feito um cálculo por m3.

    conclusão...falta aí o projecto de gás, como o Pedro disse e tem a mais o de arranjos exteriores e de segurança contra incêndio. A não ser que realmente a Camara obrigue à colocação de um estintor na cozinha e chame a um desenho com isso de projecto.

    Quanto ao preço parece-me um bom preço, oq ue também se deve a ser uma obra com pouca área.
  10.  # 12

    Boa noite
    Esclareçam m so uma questão é possível fazer habitação bifamiliar quando uma das casas já se encontra construida e a outra vai ser feita encostada a essa ou seja iria ser como anexo. As taxas legais a pagar são as mesmas.
  11.  # 13

    Colocado por: pedroandrade84As taxas legais a pagar são as mesmas.

    Se é uma habitação bifamiliar, com contadores independentes, entrada independente, etc., é uma bihabitação.
    Isto é, é uma construção nova.
    Portanto, se assim for, sim. As taxas de apreciação do processo na Câmara, de Licenciamento, de (eventual) ligação de esgoto, etc., serão as mesmas que para uma construção nova.
    E mesmo que não seja assim, as taxas serão praticamente as mesmas.
  12.  # 14

    Olá a todos

    Relativamente aos custos ainda antes da construção, quanto se gasta para que um crédito habitação seja aprovado? O terreno está inserido num loteamento, por isso já está definida a área de implantação que será de 90m2 e a moradia terá de possuir 2 pisos, a localização é Vila Nova de Gaia.
    Para pedir um crédito habitação terreno + construção sei que é necessário um projecto aprovado... que outros documentos serão necessários e de que valores estamos a falar?
    obrigado pelas ajudas.
  13.  # 15

    Olá Mandriz,

    Não é necessário um projecto aprovado, basta efectuar uma comunicação prévia, a qual deverá respeitar as regras de construção do loteamento. Esta possibilidade existe na CGD e nalguns outros bancos.

    Pode também entregar um pedido de informação prévia, para ter a garantia em como o projecto a entregar por comunicação prévia cumpre os requisitos do loteamento. No entanto, o diferimento do PIP pode demorar quase tanto como o licenciamento....

    A minha sugestão é que encontre um constructor/arquitecto que esteja familiarizado com esse loteamento e que faça uma comunicação prévia.

    Para ter a declaração de início de trabalhos terá que liquidar um adiantamento da licença de habitação devida no final da obra. A percentagem a pagar não está definida mas geralmente paga—se 10% do valor estimado.... no meu caso foram 1500€ ( estou a construir na câmara de Almada... das mais caras no país).

    Com o comprovativo da câmara municipal de autorização de início de trabalhos pela comunicação prévia consegue o financiamento bancário até para o financiamento de parte do terreno, se necessário.

    Quanto a valores a pagar na atribuição de crédito para 200000€ conte com 2000€ entre imposto de selo, avaliação, seguro de obra e outros higiénicos...

    Boa sorte!

    Hugo
  14.  # 16

    Obrigado Hugo pela sua sugestão,realmente não conhecia essa do PIP. Mas não é sempre necessário um projecto de arquitectura? E esse PIP, quanto custa? Antes de vir a primeira tranche de dinheiro do banco, e partindo do princípio que o CH é aprovado, quanto dinheiro se gasta? Isto com escrituras do terreno, despesas com o crédito, PIP, etc...etc...
  15.  # 17

    2000€ na atribuição do crédito acho muito pouco. O meu crédito à construção, com seguro de obra incluído ficará em 3300€ (inclui impostos a pagar ao Estado e as comissões do banco + seguro de obra).
 
0.0241 seg. NEW