Comprei uma moradia com licença de habitação de 1985, mas a construção poderá ser mais antiga porque muitas habitações na zona são construções clandestinas posteriormente legalizadas. A casa tem dois pisos e no superior não há lage a separar o telhado, apenas tectos falsos em madeira.
Logo no primeiro Inverno notei que devia deixar passar a chuva em alguns pontos e mandei verificar e substituir eventuais telhas partidas. Mas foi-me dito que o problema não é das telhas, mas dos barrotes de sustentação que estão velhos e abaulados, não permitinto um ajuste perfeito das telhas para impedir a entrada da água. O que eram apenas umas ligeiras manchas de humidade no tecto passou no Inverno seguinte a copiosas goteiras e a situação agrava-se a cada ano.
Não queria substituir já o telhado, os barrotes, os isolamentos e os tectos falsos, porque pretendo ampiliar e remodelar a casa - o que inclui alterar também a planta do piso superior - e o que fizer agora não poderá ser aproveitado então. Com projectos e licenciamentos, calculo que só possa iniciar a obra daqui a dois ou três anos, mas receio que o telhado não aguente até lá e os tectos possam mesmo ruir com o peso da água acumulada no forro com chuvas mais intensas.
Alguém por aqui tem alguma sugestão? Pensei numa solução provisória, como apenas cobrir o telhado actual com algum material que impessa que a chuva entre e danifique mais a estrutura colocando-a em perigo. É possível? Agradeço todas as indicações que possam ajudar-me a resolver o problema.